A última escala rumo à final da Liga dos Campeões da Europa começa nesta terça-feira com o início das semifinais. O sonho de Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e Atlético de Madri é ir a Milão, palco da finalíssima pela terceira vez na história do torneio. Dos quatro candidatos ao título, apenas os alemães disputaram uma decisão no lendário San Siro — e venceram.
Na temporada de 2000/2001, o Bayern de Munique conquistou o título em cima do Valencia nos pênaltis, por 5 x 4, depois de um empate por 1 x 1 no tempo normal. O curioso é que a as semifinais daquela edição lembram um pouco a da atual. Eram dois clubes espanhóis — Real Madrid e Valencia — um alemão, o Bayern de Munique, e um inglês, o Leeds United. O Bayern eliminou o Real Madrid e o Valencia passou pelo Leeds.
San Siro recebeu também a decisão de 1969/1970, entre Feyenoord e Celtic. Naquela versão, o time holandês passou pelo Légia Varsóvia, da Polônia, e o escocês superou o Leeds United. O Feyenoord faturou o título na prorrogação, por 2 x 1.
A primeira das três finais no San Siro rolou em em 1964/1965. O título ficou com um time da casa. A Internazionale venceu o Benfica, por 1 x 0. O time italiano despachou o Liverpool em uma semifinal. Na outra, o Benfica atropelou o Vasas Györ, da Hungria. Milão, que um dia viu a Inter ser campeã em casa, nesta temporada não viu nem Milan nem Inter sequer na Liga Europa — a segunda divisão continental. Impressionante decadência.
Há uma coincidência nas três decisões no San Siro: à exceção da Internazionale, que desbancou o Leeds e foi campeã, quem eliminou um time inglês nas semifinais perdeu o título na decisão. Foi assim com o Celtic, em 1969/1970, e com o Valencia em 2000/2001. Portanto, o Real Madrid que se cuide, a partir de hoje, diante do inglês Manchester City.
MANCHESTER CITY x REAL MADRID
Jogo de ida: Hoje, no Etihad Stadium, em Manchester
Jogo de volta: 4/5, no Santiago Bernabéu, em Madri
Título em jogo
0 do Manchester City
10 do Real Madrid (1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1966, 1998, 2000, 2002 e 2014)
Retrospecto
Duelo inédito no mata-mata. Os dois clubes se enfrentaram na fase de grupos da temporada de 2012/2013, com vitória do Real Madrid por 3 x 2 na ida e empate por 1 x 1 na volta. O detalhe é que o o time merengue está invicto há oito jogos contra adversários ingleses.
Curiosidade
O técnico do Manchester City, Manuel Pellegrini, comandou o Real Madrid na temporada de 2009/2010. Nos tempors de Manchester United, Cristiano Ronaldo foi um dos carrascos do Manchester City, maior rival dos Diabos Vermelhos.
TIMES-BASE
MANCHESTER CITY
Nas semifinais… estreante
Técnico: Manuel Pellegrini
Sistema tático: 4-2-3-1
Hart
Sagna, Kompany, Otamendi e Clichy
Fernando e Fermandinho
De Bruyne, Yaya Touré e David Silva
Agüero
Brasileiros (2): Fernandinho e Fernando
REAL MADRID
Nas semifinais… 27ª participação
Técnico: Zinedine Zidane
Sistema tático: 4-3-3
Navas
Danilo, Varane, Sergio Ramos e Marcelo
Modric, Kroos e James Rodríguez
Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo
Brasileiros (3): Danilo, Casemiro e Marcelo
Palpite: Real Madrid
Por que? A fase de Cristiano Ronaldo na Liga dos Campeões é espetacular e a camisa vai pesar nesta semifinal. É a primeira vez do Manchester City nas semifinais e vai fazer diferença.
ATLÉTICO DE MADRI x BAYERN DE MUNIQUE
Jogo de ida: 26/4, no Vicente Calderón, em Madri
Jogo de volta: 3/5, no Allianz Parque, em Munique
Título em jogo
0 do Atlético de Madri
5 do Bayern de Munique (1974, 1975, 1976, 2001 e 2013)
Retrospecto
O único confronto foi na final da Liga dos Campeões de 1974. A primeira partida terminou empatada por 1 x 1. O Atlético vencia até os 120 minutos da prorrogação, quando um gol de Georg Schwarzembeck deu o empate ao Bayern e forçou uma segunda partida. No confronto de volta, o time alemão atropelou o espanhol por 4 x 0 e levou o título.
Curiosidade
Pep Guardiola e Diego Simeone se enfrentaram uma vez como treinadores. E foi jogo duro. O Atlético de Madri perdeu em casa por 2 x 1, em 26 de fevereiro de 2012, pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol. Daniel Alves abriu o placar, Falcao Garcia empatou e Lionel Messi, de pênalti, garantiu a suada vitória catalã dentro do Vicente Calderón.
TIMES-BASE
ATLÉTICO DE MADRI
Nas semifinais… 5ª presença
Técnico: Diego Simeone
Sistema tático: 4-3-3
Oblak
Juanfran, Savic, Godín e Filipe Luís
Koke, Gabi e Níguez
Carrasco, Vietto e Griezmann
Brasileiro (1): Filipe Luís
BAYERN DE MUNIQUE
Nas semifinais… 18ª presença
Técnico: Pep Guardiola
Sistema tático: 4-3-3
Neuer
Lahm, Kimmich, Javi Martínez e Alaba
Thomas Müller, Vida e Thiago Alcântara
Douglas Costa, Lewandowski e Ribéry
Brasileiros (2): Rafinha e Douglas Costa
Palpite: Bayern de Munique
Por que? Pep Guardiola certamente aprendeu com a eliminação do Barcelona. O estilo de jogo da trupe de Luis Enrique lembra o do Bayern de Munique. A recíproca é verdadeira no estilo de jogo do Atlético de Madri em relação ao adversário, mas repito o que disse em relação ao duelo anterior: a camisa vai pesar na decisão.