O questionamento por uso indevido de marcas é o segundo em 11 meses por motivos diferentes
A guerra entre as ligas que não dão liga continua nos bastidores. O mais novo capítulo da queda de braço lembra o de 11 meses atrás. Em setembro de 2023, a Liga do Futebol Brasileiro (LiBRA) acusava a Liga Forte União (LFU), uma fusão da Liga Forte Futebol com a União Brasil, de violar a imagem de 17 times na captação de um fundo. A treta da vez diz respeito a questionamentos pelo uso indevido de marcas em projetos para a comercialização dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2025.
Um documento acessado pelo blog, assinado pelos dirigentes Bruno Muzzi (Atlético-MG), Rodolfo Landim (Flamengo), Alberto Guerra (Grêmio), Marcelo Teixeira (Santos), Julio Casares (São Paulo), Leila Pereira (Palmeiras) e Fábio Mota (Vitória), todos vinculados à LiBRA, questiona a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a empresa LiveMode — representante do Athletico-PR, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional e Vasco — sobre uso indevido de conteúdo.
Em busca de receita para os clientes, a intermediária usa fotos e ícones de todos os clubes do Campeonato Brasileiro em apresentações para possíveis parceiros comerciais. Na interpretação da LiBRA, a LFU deveria explorar somente imagens dos times vinculados a ela. A CBF é questionada se, em algum momento, cedeu direitos da Série A à empresa LiveMode.
O pedido de esclarecimentos e providências sobre uso comercial não autorizado das marcas e propriedades dos clubes signatários e da CBF por terceiros “requer que a CBF adote todas medidas cabíveis para fazer com que a LiveMode se abstenha imediatamente de utilizar de maneira indevida as marcas e propriedades que não são de sua titularidade, principalmente no que diz respeito ao Brasileirão, para fins comerciais”, diz a notificação.
O documento encaminhado à LiveMode exibe uma imagem do atacante Hulk com o uniforme de jogo do Atlético-MG em uma apresentação a possíveis parceiros. O Galo fez parte da LFU, mas trocou de lado e está fechado com a LiBra desde julho do ano passado. A apresentação também exibe imagem do centroavante Pedro do Flamengo e dos meias Raphael Veiga e Richard Ríos, ambos vinculados ao Palmeiras, e Calleri do São Paulo.
“Estes (clubes) jamais optaram por se associar às empresas notificadas, entretanto, têm a imagem e demais sinais distintivos (escudos) maliciosamente reproduzidos com exacerbada proeminência, causando a falsa impressão no receptor da Apresentação Comercial de os notificantes possuem alguma espécie de vínculo (com a LFU e a LiveMode), o que não procede”, adverte o documento encaminhado no último dia 15.
A notificação extrajudicial pede que a LiveMode informe em 24 horas os receptores da apresentação comercial sobre o uso não autorizado das marcas; cessem imediatamente, se abstenham de qualquer violação e confirmem por meio de resposta escrita o cumprimento da solicitação da LiBRA, além das devidas comprovações.
RESUMO DO CENÁRIO
Clubes da Liga do Futebol Brasileiro (LiBRA)
» Direitos de transmissão vendidos ao Grupo Globo de 2025 a 2029
Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vitória.
Clubes da Liga Forte União (LFU): Fusão da Liga Forte Futebol + União Brasil
» Estão no mercado na comercialização dos direitos de tevê
Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…