51626999600_62b21044d6_c Gustavo Maia, o menino de Santa Maria evitou a derrota para o Corinthians. Foto: Ricardo Duarte/Inter Gustavo Maia, o brasiliense de Santa Maria que evitou a derrota para o Corinthians. Foto: Ricardo Duarte/Inter

Gol pelo Inter premia ousadia do brasiliense Gustavo Maia: ele trocou Barça B por evolução no Colorado

Publicado em Esporte

Autor do gol de empate do Internacional contra o Corinthians neste domingo, no Beira-Rio, o atacante brasiliense Gustavo Maia deu um passo atrás na tentativa de avançar dois à frente. Nascido em Santa Maria, o jogador de 20 anos revelado pelo São Paulo foi vendido ao Barcelona, em agosto de 2020, por € 4,5 milhões de euros. O período de maturação no clube catalão começou no Barcelona B. Relacionado para 14 jogos pelo técnico Garcia Pimienta, entrou em campo seis vezes na temporada 2020/2021.

O elenco principal do Barcelona passa por processo de reformulação, mas Ronald Koeman não acenou com a possibilidade de utilizar Gustavo Maia no elenco. Joias mais jovens do que o brasileiro, como Pedri, de 18 anos, e Ansu Fati, da mesma idade, fazem parte do grupo de elite. Sergiño Dest e Eric Garcia também são da mesma faixa etária de Maia e ganharam oportunidade. Entre seguir no Barcelona B e jogar no Internacional, preferiu o empréstimo ao clube gaúcho até 31 de dezembro de 2022, com valor estipulado para compra.

Gustavo Maia havia estreado na vitória contra o Bahia, acumulou minutos no empate sem gols com o Ceará e na goleada por 5 x 2 sobre a Chapecoense, e foi decisivo neste domingo para evitar a derrota do Internacional. Entrou em campo no lugar de Moisés e salvou o colorado com um golaço no Beira-Rio. “Muito feliz por ter marcado o gol. Infelizmente, não foi o resultado que queríamos, mas temos um jogo importante na próxima semana. Fui relacionado de última hora. Estou muito feliz por ter acertado o chute”, disse à tevê Globo no gramado.

A próxima partida do Internacional será contra o São Paulo, justamente o clube formador de Gustavo Maia. O menino de Cotia desembarcou no clube paulista aos 14 anos e acumulou sucesso, gols e títulos nas diversas divisões de base. Em 2018, foi o goleador do time sub-17 com 30 gols em 36 jogos. Chegou a estrear no time principal sob a batuta de Fernando Diniz.

“Temos que buscar o resultado, viemos de dois empates (antes, uma derrota). Temos que buscar a vitória dentro do Morumbi”, projeta Gustavo Maia. No Inter, ele tentará repetir o sucesso de dois jogadores que deixaram a cidade para brilhar no Internacional. O zagueiro brasiliense Lúcio era o capitão colorado na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1998. Natural de Riachinho (MG), o volante Sandro cresceu em Planaltina, passou pela base do Gama e brilhou no Internacional. Ganhou a Copa Sul-Americana em 2008 com Tite, o bi do Gaúcho em 2008 e 2009 e o segundo título do clube na Libertadores em 2010.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf