Gustavo Maia DF Gustavo Maia estava na base do tricolor paulista desde os 14 anos. Foto: Rubens Chiri/São Paulo Gustavo Maia estava na base do tricolor paulista desde os 14 anos. Foto: Rubens Chiri/São Paulo

Conheça Gustavo Maia, o brasiliense de Santa Maria vendido pelo São Paulo ao Barcelona

Publicado em Esporte

Nascido no Distrito Federal, o atacante Gustavo Maia é mais uma joia formada na capital a trocar o futebol brasileiro por um clube de ponta da Europa. O São Paulo acertou nesta segunda-feira a venda do atacante de 19 anos ao Barcelona por R$ 27,52 milhões. A informação foi publicada primeiro pela ESPN e confirmada pelo blog. Antes, o clube catalão havia adquirido a opção de compra por R$ 6,1 milhões e fez valer o acordo preferencial. Assim, tem 70% dos direitos do jogador e o tricolor paulista fica com os outros 30%. Com a transferência de Gustavo Maia para a Espanha, o DF passa a ter uma promessa na base do Real Madrid — Reinier, ex-Flamengo — e outro no Barcelona.

Gustavo Maia começou a jogar futebol no Brasília Futebol Academia (BFA), no Caeso, clube da Caesb localizado no Guará. Aprendeu também no Milan-DF antes de arrumar as malas rumo ao São Paulo. O jogador nascido em 2001 morou em Santa Maria, a mesma cidade do meia Felipe Anderson, com passagem por Santos, Lazio, West Ham e medalhista de ouro com a Seleção nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

“Ele veio de um projeto de Santa Maria em parceria com o BFA e ficou dos 10 aos 13 anos sendo monitorado pelo São Paulo. Na época, o BFA tinha parceria com o clube (paulista). Fez avaliações no Centro de Treinamento de Cotia e todo mês de outubro íamos fazer amistosos contra o São Paulo”, conta ao blog Ecio Antunes Morgado, principal treinador da BFA.

O reforço do Barcelona chegou ao São Paulo com 14 anos. Foi submetido a três peneiras para ingressar na base do clube. “Como ele só poderia ser alojado com 14 anos, foi no início de 2015 para Cotia”, conta Ecio Antunes. No São Paulo, o pupilo passou a ter como nome de guerra Maia. Atuava como ponta. Em cada categoria, ajudava o time a empilhar títulos. Foram sete na base. Em 2018, roubou a cena ao marcar 30 gols em 36 jogos. Arrematou a artilharia do Paulistão com 21 gols. “Ele é muito técnico, rápido e com poder de finalização”, elogia.

 

“Ele veio de um projeto de Santa Maria em parceria com o BFA e ficou dos 10 aos 13 anos sendo monitorado pelo São Paulo. Na época, o BFA tinha parceria com o clube (paulista). Fez avaliações no Centro de Treinamento de Cotia e todo mês de outubro íamos fazer amistosos contra o São Paulo”

Ecio Antunes, professor principal na Brasília Futebol Academia, escola em que Gustavo Maia treinou no DF

 

Numa entrevista ao portal DF Sports em 2018, Gustavo Maia revelou que o sonho dele era vestir a camisa do Real Madrid, Manchester City, Juventus ou Paris Saint-Germain. O destino e o São Paulo preferiram negociá-lo com o Barcelona. Curiosamente, o ídolo dele não é Messi. Uma das inspirações é Neymar. A outra, o português Cristiano Ronaldo. “O Barcelona pode esperar jogador de muita intensidade e qualidade técnica. . Jogador de lado de campo e goleador”, define o professor.

Gustavo Maia deixa o São Paulo sem jamais ter atuado pelo time principal. Neste ano, foi relacionado pelo técnico Fernando Diniz para a partida contra o Botafogo-SP, em 8 de março, pelo Campeonato Paulista, mas não saiu do banco de reservas. Diniz irritou a torcida, que clamava pela entrada dele na derrota por 1 x 0.

A joia de Cotia foi um dos destaques do São Paulo na Copinha deste ano. O time chegou às quartas de final. Gustavo Maia começou a competição no banco de reservas, mas conquistou espaço no time e terminou o torneio ostentando vaga de titular.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Siga no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/30