GDF decide construir hospital de campanha no campo do Bezerrão e leva Treze x Botafogo para o Serejão

Compartilhe

A montagem do hospital de campanha dentro do gramado do Bezerrão mudou pela segunda vez o endereço do Clássico Tradição entre Treze-PB e Botafogo-PB nesta quinta-feira, às 19h30, pela sexta rodada da Copa do Nordeste. O Serejão, em Taguatinga, será o novo palco do jogo, nesta quinta, às 15h30. A transferência do duelo desta quarta entre Gama e Brasiliense do Bezerrão para o Defelê, arena do Real Brasília, na Vila Planalto, pelo Campeonato do Distrito Federal, era um indício de que também haveria nova atualização na tabela do torneio regional organizado pela CBF. No fim da tarde desta segunda-feira, uma avaliação técnica no estacionamento do Bezerrão definiu pela montagem da estrutura no interior do Bezerrão. Com isso, não existe a mínima possibilidade de a arena receber a partida do Nordestão. O blog apurou que há um desnível de 2,4m no asfalto da área externa, considerado muito grande para a montagem no hospital de campanha.

Marcado originalmente para o Albertão, em Campina Grande, o jogo foi transferido para o Distrito Federal devido às restrições a eventos esportivos na cidade paraibana. Ao longo do dia, CBF e o  Governo do Distrito Federal trabalhavam para organizar a partida do Nordestão no Serejão, em Taguatinga; ou no Rorizão, em Samambaia, no mesmo dia e horário. Venceu o Serejão. Havia pressão para que o jogo fosse mantido no Bezerrão desde que houvesse vistoria nesta terça no gramado. O pano era avaliar a condição do campo, mas o desnivelamento no estacionamento do estádio encerrou a discussão. Na manhã desta segunda, um caminhão entrou no gramado para descarregar a estrutura para a montagem do hospital de campanha. No início da tarde, o material foi levado para a área externa da arena. Agora, voltará para dentro do estádio.

O Bezerrão era o preferido da CBF e da Liga do Nordeste por ter recebido o amistoso entre Brasil e Portugal, em 2008; o título do São Paulo na última rodada do Campeonato Brasileiro no mesmo ano e pelo fato de ter sido o principal estádio do Mundial de Clubes Sub-17 da Fifa, em 2019. Abrigou, inclusive, a decisão do título entre Brasil e México.

Em entrevista ao blog, o presidente do Treze, mandante da partida, confirmou o embarque do time para quarta-feira. “Sairemos pela manhã de Campina Grande para Recife e de lá seguiremos para Brasília. Até o momento, sei que o jogo está mantido para o campo do Gama, esse é o nosso planejamento”, afirmou Walter Júnior.

O discurso é o mesmo no arquirrival Botafogo. O diretor executivo de futebol, Francisco Sales, disse que a viagem do Botafogo-PB para Brasília está mantida. “Estamos em contato com a Liga do Nordeste e CBF para saber onde será o jogo e, em paralelo, mandamos a nossa logística para que o bloqueio das passagens e reservas de hotel sejam feito. Enquanto não houver um posicionamento contrário ao atual, vamos nos organizar para ir a Brasília”. A preocupação é com a quantidade reduzida de voos de João Pessoa para Brasília.

Não é a primeira vez que a CBF recorre ao Distrito Federal em meio à pandemia. No início deste ano, a entidade transferiu para Brasília partidas dos representantes de Amazonas na Copa Verde. À época, as partidas do Fast e do Manaus foram disputadas no campo do Defelê e no Bezerrão.

As campanhas de Treze e Botafogo são ruins até o momento. O Treze é o penúltimo colocado do Grupo A com cinco pontos e apenas uma vitória. O Botafogo também amarga a vice-lanterna, mas no Grupo B, com quatro pontos em cinco exibições. O time ainda não venceu nesta edição da Lampions League, como o torneio é carinhosamente chamado.

Em nota oficial, a Secretaria de Esporte e Lazer informou que, com base no Decreto Nº 41.913/2021, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da COVID-19, e no Decreto Nº 2.301/2020, sobre calamidade pública, do Governo do Distrito Federal. a Secretaria de Saúde e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) solicitaram o estacionamento do Bezerrão para a construção de um dos hospitais de campanha do GDF como medida de enfrentamento à pandemia. Informou, ainda, que que os jogos desta semana previstos para o estádio seriam realocados.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Bi brasileiro, sul-americano e vice mundial: por que Lucas Piccinato caiu?

  A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…

12 horas atrás
  • Esporte

Como a ingenuidade de Filipe Luís virou arma contra o Flamengo

As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…

2 dias atrás
  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

2 dias atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

2 dias atrás
  • Esporte

Saída de Coutinho do Vasco expõe relação tóxica entre ídolos e torcidas

Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…

3 dias atrás
  • Esporte

O papelão de Mourinho ao minimizar denúncia de racismo contra Vinicius Junior

José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…

4 dias atrás