Vidal Gabriel Barbosa classificou o Flamengo e briga pela artilharia do Carioca. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo Gabriel Barbosa classificou o Flamengo e briga pela artilharia do Carioca.

Fred, Guerrero e Gabigol: centroavantes decidem nos embalos de sábado à noite dos estaduais

Publicado em Esporte

Foi a noite dos centroavantes nos embalos de sábado à noite. Aliás, como canta Lulu Santos, todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite. A torcida do Cruzeiro viu Fred ajudar o time celeste a eliminar o América-MG e avançar à final do Campeonato Mineiro. A do Flamengo respirou aliviada após o gol de Gabriel Barbosa na semifinal do Carioca contra o Fluminense. Mais do que o time, salvou o emprego de Abel Braga. No Beira-Rio, os colorados viram Paolo Guerrero voltar ao futebol com sangue nos olhos no mata-mata do Gaúcho.

Aos 35 anos, Fred encaminhou mais uma artilharia na vida. Tem 11 gols no Campeonato Mineiro, três à frente do perseguidor mais próximo — o jovem Alerrandro, do Atlético-MG, com oito. O centroavante deita e rola no Estadual, mas falta balançar a rede na competição que mais interessa ao clube na temporada: a Libertadores. Fácil de entender. Os jogos são bem mais complicados na competição continental. Os sistemas táticos dos adversários praticamente isolam os camisas 9 raiz das partidas. Mano e Fred precisam achar solução.

Aos 22 anos, Gabriel Barbosa começa a virar um personagem controverso no Flamengo. Dividiu com Abel Braga o papel de vilão na derrota para o Peñarol na quarta-feira passada pela fase de grupos da Libertadores. A expulsão dele prejudicou o time. Neste sábado, saiu do banco para ser o herói da classificação rubro-negra para a final do Carioca. Festejou abraçado com o técnico. Para variar, recebeu mais um cartão amarelo. São cinco e um vermelho em três meses de temporada. No passado inteiro do Santos foram 17 amarelos e um vermelho.

Ao que parece, a relação da torcida com Gabriel Barbosa será construída jogo a jogo. O atacante briga pela artilharia do Campeonato Carioca. Tem sete gols ao lado de Anderson Lessa (Bangu), Yoni González (Fluminense), Maxwell (Resende) e de João Carlos (Volta Redonda). A presença na final do Carioca dará chance de ser goleador isolado de Estadual pela primeira vez na carreira. Conseguiu na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro pelo Peixe.

O último artilheiro do Flamengo no Carioca voltou a jogar futebol neste sábado. Paolo Guerrero marcou 10 vezes na campanha do título estadual de 2017. A partir de hoje, está em outra “vibe”. Cumpriu o castigo imposto pelo suposto doping e marcou na estreia com a camisa do Internacional. O peruano pode desequilibrar na decisão do Gaúcho — provavelmente contra o arquirrival Grêmio. Imagina! Seria a redenção depois de um filme repleto de reviravoltas nos últimos dois anos. Ele merece. Acho Guerrero um baita centroavante. Fora de série. Não deu certo no Flamengo por vários motivos, alguns nem dizem respeito a ele, mas acho um senhor camisa 9. Tem que respeitar, Que seja muito feliz no Internacional.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF