Fluminense chega à final do Carioca contra o Fla com armadilhas táticas

Compartilhe

Escrevi aqui no blog que o técnico Mano Menezes entrou na mente de Filipe Luís. Reitero. O Fluminense causa desconforto no Flamengo desde que o técnico rubro-negro era lateral. Ele participou de derrotas doídas para o tricolor como jogador e a única derrota na nova profissão foi justamente para o time das Laranjeiras no Brasileirão do ano passado. As duas equipes se enfrentaram na primeira fase e a partida terminou empatada por 0 x 0.

Depois de eliminar o Vasco no sábado, Filipe Luís falou que precisava primeiro jantar para depois pensar na final do Campeonato Carioca. Mano Menezes, não. Tratou de iniciar a guerra psicológica após o empate por 0 x 0 com o Volta Redonda no Estádio Raulino de Oliveira. Na ida, o tricolor havia goleado o adversário por 4 x 0, no Maracanã, e administrou.

“Finais têm de tudo. Por coincidência, a única derrota do Filipe (Luís) é para nós. Mas cada jogo tem a sua história. As finais têm jogo, estratégia e um monte de coisas que vão estar nessa receita que queremos que funcione”, disse Mano Menezes na entrevista coletiva.

O Fluminense tem armadilhas para o Flamengo. Cabe a Filipe Luís decifrá-las para não cair em uma delas na final e a Mano Menezes, parcimônia para não errar a estratégia. John Arias jogará aberto na ponta direita, como gosta e atuou no empate deste domingo, ou fará o papel de Paulo Henrique Ganso no meio de campo, ou seja, centralizado na armação?

O excelente Canobbio foi poupado. Ele será novamente o perseguidor de Wesley e Plata, como no Fla-Flu da primeira fase, no Maracanã? Naquela partida, o meia-atacante praticamente abdicou de jogar para neutralizar um dos pontos fortes do adversário.

Leia também:

Fluminense 0 x 0 Flamengo: Mano Menezes entrou na mente de Filipe Luís

O ataque do Flamengo não tem uma referência. Embora Bruno Henrique atue no papel de falso nove, ele, Plata, Michael, Luiz Araújo ou quem quer que forme o ataque tem muita mobilidade e tira a referência dos beques. Thiago Silva exala experiência e tem capacidade para colocar qualquer um no bolso, mas está pronto clinicamente e fisicamente para combater essa intensidade sufocante do adversário?

Germán Cano voltou a balançar a rede. São seis gols nos últimos seis jogos, porém, todos contra adversários frágeis ou medianos: Nova Iguaçu, Águia-PA, Caxias e Volta Redonda. O argentino está na ponta dos cascos para encarar a forte defesa rubro-negra? Cano fez gol contra o Vasco e o Botafogo neste ano. Falta marcar diante do Flamengo na temporada.

Um dos pontos chave do duelo tático entre Flamengo e Fluminense pode ser o volante Otávio. Recém-chegado às Laranjeiras, ele deu estabilidade ao meio de campo ao lado de Matheus Martinelli Serna e Canobbio. Esse é o detalhe para o início da final dos Estaduais. O Fluminense venceu o Volta Redonda por 4 x 0 adotando o 4-4-2 reversível a 4-5-1. Especificamente nesse jogo, Arias foi ponta, meia e atacante. Teve liberdade Ele e Canobbio se alternavam no papel de par ofensivo do atacante Cano. Os três fizeram gol.

Portanto, vem aí um Fla-Flu na linha: decifra-me ou devoro-te.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

O descompasso entre o plano de Filipe Luís e a entrega de Paquetá e Royal

Filipe Luís está engajado em reconstruir um setor ofensivo do Flamengo: o lado direito. Há…

9 horas atrás
  • Esporte

Prévia da 3ª rodada do Brasileirão 2026: análise, curiosidades, palpites e onde assistir

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 3   Vitória x…

22 horas atrás
  • Esporte

Empréstimo de Allan acelera o projeto do Flamengo para Evertton Araújo

O empréstimo de Allan ao Corinthians abre as portas para a consolidação de Evertton Araújo…

1 dia atrás
  • Esporte

A 500 dias da Copa do Mundo Feminina, arte de Izzy Credo pinta Brasília

  A 500 dias da Copa do Mundo Feminina no Brasil, de 24 de junho…

3 dias atrás
  • Esporte

Corinthians 0 x 1 Palmeiras: Carlos Miguel é herói depois de quase virar vilão

Poucos jogadores iniciam uma temporada sob tanta pressão como Carlos Miguel. O goleiro passou de…

3 dias atrás
  • Esporte

Flamengo: goleada contra o Sampaio não esconde o latifúndio defensivo

O risco de o Flamengo disputar o Quadrangular do Rebaixamento no Campeonato Carioca acabou em…

3 dias atrás