28052168877_0c47ecb043_c Comissão técnica de Tite: presença nos dois clássicos entre Flamengo e Corinthians. Foto: Lucas Figueiredo/CBF Comissão técnica de Tite: observação nos dois duelos entre Flamengo e Corinthians. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Flamengo x Corinthians: elencos ostentam 20 jogadores convocados pela Seleção na Era Tite

Publicado em Esporte

Não é muito difícil explicar o interesse da comissão técnica da Seleção Brasileira  por dois duelos consecutivos entre Flamengo e Corinthians pelas quartas de final da Libertadores. Tite esteve na Neo Química Arena na semana passada. Cleber Xavier e Matheus Bachi irão ao Maracanã nesta terça-feira.  Os elencos dos dois times mais populares do país têm juntos 20 jogadores convocados desde 22 de agosto de 2016, quando o técnico da Seleção Brasileira apresentou a primeira lista.

Nove deles constavam na primeira convocação do Tite: Fagner, Filipe Luís, Gil, Rodrigo Caio, Giuliano, Paulinho, Renato Augusto, Willian e Gabigol. Destes, dois não participarão da partida de hoje. O zagueiro Rodrigo Caio e o volante Paulinho se recuperam de contusão.

É possível até formar uma seleção titular e um bom banco de reservas com os 20 convocados. Cássio; Fagner, Gil, David Luiz e Filipe Luís; Renato Augusto, Everton Ribeiro e Willian; Gabigol, Pedro e Everton Cebolinha. Os suplentes seriam: Diego Alves, Santos, Hugo Souza, Rodrigo Caio (lesionado) Bruno Henrique (lesionado), Diego, Giuliano, Paulinho (lesionado) e Fábio Santos.

Flamengo e Corinthians estão entre os quatro clubes nacionais que oferecem qualidade a Tite para nomeações imediatas ou emergenciais, principalmente, no caso de corte de peças-chave às vésperas da Copa do Mundo. Atlético-MG e Palmeiras são os outros dois elencos sortidos do país. Treinadores têm seus homens de confiança. Tite não é diferente. Daí o credenciamento para assistir in loco jogadores que podem ser úteis na confecção final da convocação para a Copa do Mundo do Qatar, de 21 de novembro a 18 de dezembro. Pedro, por exemplo, é a bola da vez.

Dono do elenco mais caro do país, o Flamengo acumula 12 jogadores convocados por Tite em diferentes épocas e situações. Gabigol, por exemplo, figurou na primeira convocação devido ao empenho na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Lesionado, o zagueiro Rodrigo Caio também estava entre os quatro zagueiros relacionados pelo treinador, assim como Filipe Luís. O lateral-esquerdo defendia o Atlético de Madrid à época.

Homens de confiança de Tite em trabalhos no Corinthians, Fagner, Gil, Paulinho e Renato Augusto entraram na lista. Havia, ainda, a turma que trabalhara com Tite em outros clubes. É o caso de Giuliano, por exemplo, um dos xodós dele na passagem pelo Internacional. Entre os jogadores que estão, hoje, no Corinthians, Willian foi até titular na Copa do Mundo da Rússia e camisa 10 do Brasil na conquista da Copa América de 2019. Substituiu o cortado Neymar.

É possível afirmar que, a pouco mais de três meses da estreia do Brasil na Copa contra a Sérvia, os jogadores do Flamengo estão mais na mira de Tite do que os dos Corinthians. Gabi, Pedro e Everton Ribeiro interessam muito. Everton Cebolinha tem a gratidão e a confiança de Tite. Foi o artilheiro do Brasil na conquista da Copa América em 2019. Santos é a primeira opção para o gol se acontecer algo com os intocáveis Alisson, Ederson e Weverton.

Do outro lado, Tite tem bolas de segurança. Jogadores com os quais ele pode contar em cima da hora em caso de emergência, desde que estejam bem clinicamente, fisicamente e tecnicamente. São os casos de Fagner, Willian e Renato Augusto. Ele não somente gosta como confia no potencial desses três jogadores. O lateral-direito chegou a ser titular contra a Bélgica, na Rússia.

Portanto, a presença da comissão técnica da Seleção em dois duelos consecutivos entre Flamengo e Corinthians pela Libertadores não são aleatórias. Está claro que ele querem consolidar ou abrir mão de algumas convicções antes do anúncio da penúltima e da derradeira lista para a Copa do Mundo. Se eu tivesse que apostar em um nome para ele prestar atenção com lupa, depositaria as minhas fichas em Pedro. É quem oferece o que o elenco não tem: um centroavante raiz.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf