Flamengo vence, convence e mostra planejamento para fazer bons negócios

Compartilhe

A goleada do Flamengo contra a Portuguesa no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela oitava rodada do Campeonato Carioca, é uma sintonia perfeita do planejamento do presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, com o executivo José Boto e o técnico Filipe Luís. O clube deseja gerar receita com jovens talentos para turbinar o elenco com novas estrelas.

A política não é novidade, mas agora parece alinhada pelo profissionalismo do dirigente português. Menos aleatória. Lucas Paquetá, Vinicius Junior, Reinier e João Gomes foram vendidos a clubes europeus e reforçaram o caixa rubro-negro. O lateral-direito Wesley é o próximo da lista. Questão de tempo. Mas não somente ele. Há outros nomes na fila.

Filipe Luís conhece as safras sub-17 e sub-20. Levou a base a títulos. José Boto sabe disso. Tem acesso ao mercado europeu e habilidade para fazer negócios. O time alternativo iniciou a partida contra a Portuguesa com três crias do Ninho do Urubu.

Gostei da atuação do estagiário Daniel Sales sob a supervisão de Danilo tapando os buracos defensivos deixados pelos jogador de 18 anos. Diante da iminente venda de Wesley, pode estar surgindo mais um lateral-direito agudo na base rubro-negra. A ultrapassagem e um cruzamento na medida para Juninho no primeiro tempo foram à altura de laterais à moda antiga no primeiro tempo do duelo com a Portuguesa. Evertton Araújo esteve abaixo em Uberlândia, mas ganha confiança a cada aparição na vitrine. O zagueiro Cleiton, chamado de “Bahia” nos elogios de Tite nas entrevistas coletivas, também acumula milhas na busca por espaço.

O Flamengo usou oito jogadores formados pelo clube. Além dos três, entraram em campo Matheus Gonçalves, Pablo Lucio, Guilherme, Wallace Yan e Ogundana Shola.  Autor do quarto gol rubro-negro, Matheus Gonçalves é quem mais chama a atenção no mercado depois de Wesley e tem potencial de crescimento na temporada para um futuro negócio.

Nem todas as joias da base rubro-negra renderão cifras astronômicas, mas Filipe Luís consegue pinçar peças úteis para a maratona da temporada, manter o time competitivo e conciliar com o projeto de Bap e Boto, ou seja, exibir talentos na vitrine rubro-negra a um mercado europeu cada vez mais obcecado por jogadores jovens com viés de evolução como Daniel Sales (18), Cleiton e Evertton Araújo (21), Matheus Gonçalves (19), Pablo Lucio (17), Guilherme (19), Wallace Yan (19) e Ogundana Shola (19).

Novos talentos à parte, a goleada contra a Portuguesa foi construída no ritmo de Arrascaeta. Baita atuação do camisa 10 consolidado por um gol de pênalti desmoralizante no terceiro gol. Foi dele também o chute que resultou no primeiro gol de Juninho depois de o goleiro desviar a bola e vê-la explodir no travessão antes da conclusão de Juninho. E o Luiz Araújo, hein? Está colocando pressão na cabeça do técnico Filipe Luís para encontrar um cantinho para ele dentro das quatro linhas. Voltou jogando muita bola, exatamente como se exibia antes da contusão no ano passado.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima
Tags: categorias de base Filipe Luis Flamengo Parque do Sabiá Portuguesa Uberlândia

Posts recentes

  • Esporte

São Paulo 0 x 0 Inter: mais de 100 minutos sem fazer gol com um a mais

O São Paulo está criando uma bola de neve no verão. Há uma coincidência na…

20 horas atrás
  • Esporte

Cruzeiro 0 x 2 Atlético: Gabigol estendeu o tapete para Hulk desfilar

Aplaudir jogador expulso é um contrassenso. Gabriel Barbosa não merecia esse gesto da torcida do…

2 dias atrás
  • Esporte

Fluminense 0 x 0 Flamengo: Mano Menezes entrou na mente de Filipe Luís

A afirmação de que o Flamengo tem o melhor elenco do Brasil patina quando é…

2 dias atrás
  • Esporte

Gre-Nal 444 vai da desinformação do Inter a dois minutos de empolgação

Ler o regulamento também é um exercício. O ótimo técnico Roger Machado e a comissão…

3 dias atrás
  • Esporte

Em assembleia, LiBRA dá primeiro passo para fusão das ligas com a LFU

Como indicou o blog em um post publicado na semana passada, os opostos se atraem: a…

4 dias atrás
  • Esporte

Palmeiras 1 x 1 Corinthians: faltou repertório no derby dos extremos

Incomoda muito a falta de repertório de vários times do país para articular lances ofensivos…

5 dias atrás