Doha — Uma reunião da Fifa aqui no Qatar nesta semana vai oficializar o Marrocos, país africano semifinalista da Copa do Mundo, como sede do Mundial de Clubes da Fifa 2022. Atual campeão da Libertadores, o Flamengo é o representante do Brasil e da América do Sul no torneio organizado pela Fifa. Há duas possibilidades de data. A mais provável é 1° a 11 defevereiro. A entidade máxima do futebol, inclusive, inspecionou estádios do país africano.
Marrocos recebeu o Mundial em 2013. À época, o Bayern de Munique conquistou o título contra o Raja Casablanca. O clube local eliminou o Atletico-MG, de Ronaldinho Gaúcho, na semifinal. Naquela edição, duas cidades receberam jogos: Agadir e Marrakesh palco da decisão. Havia possibilidade de o Catar ou até mesmo o vizinho Emirados Árabes Unidos, mas a Fifa considera o mercado do Oriente Médio saturado depois da realização de praticamente um mês de Copa do Mundo.
Além do Flamengo, estão classificados Real Madrid (Espanha), Wydad Casablanca (África), Seattle Sounders (Estados Unidos), Auckland City e dois times pendentes. Um do país sede e outro da Ásia, cujo campeão só será conhecido em 26 de fevereiro. Há um impasse sobre qual clube ocupará essa vaga devido ao atraso no encerramento da competição continental.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf