Flamengo ergue a Taça Guanabara pela 25ª vez, o terceiro troféu de Filipe Luís. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Em vez de depreciar a conquista simbólica do Flamengo na Taça Guanabara, recomenda-se olhar para o trabalho de restauração do técnico Filipe Luís neste início de temporada. É como se ele tivesse recebido várias peças avariadas, consertado cada uma delas e devolvido zeradas ao elenco para reutilização na temporada.
O técnico Thiago Motta não queria mais Danilo na Juventus. O zagueiro briga por posição no time titular. Com os laterais esquerdo lesionados, o técnico arrumou um jeito de escalá-lo ao lado de Léo Ortiz e Léo Pereira na goleada por 5 x 0 contra o Maricá, no Maracanã.
Varela parecia sem espaço diante da evolução de Wesley na lateral direita. As contusões de Alex Sandro, Ayrton Lucas e Viña abriram espaço e o uruguaio topou o desafio. Foi muito bem contra o Botafogo e o Vasco no setor e voltou ao habitat neste sábado contra o Maricá.
O volante Allan voltou a jogar minimamente bem com a camisa rubro-negra e começa a se formar como reserva de Pulgar em uma posição carente de especialistas no elenco. Allan entrega início de temporada confiável. Entrou contra o Maricá justamente no lugar do titular Pulgar.
Matheus Gonçalves esteve mais de uma vez para sair do Flamengo. A parceria com o técnico Filipe Luís no elenco Sub-20 do Flamengo e o interesse de evoluir com ele no elenco principal dá retorno ao jogador. O meia-atacante fez um golaço contra o Maricá e se consolida como um reserva importantíssimo para mudar a dinâmica tática do jogo quando há necessidade.
Luiz Araújo voltou de contusão em alto nível. Pede passagem para voltar a ser titular e Filipe Luís admite. A questão é como sacar Gonzalo Plata. O equatoriano mantém a regularidade sob a batuta de Filipe Luís. Versátil, Luiz Araújo é uma solução nas duas pontas e no centro do campo no papel de estepe do 10 Arrascaeta.
Filipe Luís deu utilidade ao tempo neste início de temporada e colhe os frutos do investimento no fortalecimento do elenco. Os promissores Walace Yan e João Cunha ganharam minutos. Evertton Araújo vem evoluindo. Daniel Sales foi bem na lateral direita contra a Portuguesa.
Se Estadual é pré-temporada, Filipe Luís encontrou pequenas e grandes soluções para a temporada com direito a mais um troféu, o terceiro desde que herdou a prancheta deixada por Tite: Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Taça Guanabara.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…