Zinedine Zidane já é um fenômeno na Liga dos Campeões da Europa. É o único que faturou o título como jogador (2002), auxiliar (2014) e técnico (2016). Com a vitória por 2 x 0 sobre o América do México, nesta quinta, em Yokohama, no Japão, o francês está a um jogo de ser o quarto personagem vencedor da Copa Intercontinental, Copa Toyota ou Mundial de Clubes da Fifa nas funções de jogador e treinador. Basta vencer o Kashima Antlers na decisão do próximo domingo, às 8h45.
Em 2002, Zidane conquistou a Copa Toyota, como era chamado o Mundial de Clubes na época. Vestia a camisa 5 do Real Madrid no triunfo por 2 x 0 sobre o Olimpia, do Paraguai, no mesmo Estádio Internacional de Yokohama, palco da final contra o Kashima Antlers. No domingo, ele tentará o segundo título. Desta vez, como dono da prancheta do clube merengue.
Zidane pode igualar os feitos de Luis Cubilla, Juan Mujica e Carlo Ancelotti. O trio faz parte do seleto grupo de campeões mundiais de clubes nas funções de jogador e de técnico.
Em 1961, o uruguaio Luis Cubilla era jogador do Peñarol no título em cima do Benfica, de Portugal. Dez anos depois, liderava o Nacional na decisão de 1971 contra o Panathinaikos, da Grécia. Cubilla ainda foi bi como treinador em 1979, pelo Olimpia, diante do Malmö, da Suécia.
Jogador de Cubilla no título de 1971 do Nacional, Juan Mujica também brilhou como técnico em um mundial. Em 1980, derrotou o Nottingham Forest por 1 x 0, em Tóquio.
Carlo Ancelotti também foi campeão mundial de clubes como jogador e técnico. Estava no time do Milan que venceu o Atlético Nacional, da Colômbia, em 1989. No ano seguinte, era titular do time rossonero no triunfo diante do Olimpia. Como técnico, levou o clube italiano ao título do Mundial de Clubes da Fifa em 2007, e o Real Madrid em 2014.
O sucesso de Zidane pode tornar o Real Madrid recordista isolado de títulos mundiais. O clube espanhol ganhou a Copa Intercontinental em 1960, a Copa Toyota em 1998 e em 2002 e o da Fifa em 2014. Zidane também pode colocar o nome de Cristiano Ronaldo na história. O português pode se tornar tricampeão do Mundial de Clubes da Fifa depois de levar o Manchester United ao título em 2008 e o próprio Real Madrid, em 2014.