Em entrevista ao blog antes da decisão da Taça Guanabara entre Vasco e Fluminense neste domingo, o diretor de competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Marcelo Vianna, afirmou que há possibilidade de Brasília receber uma das semifinais do Campeonato Carioca — em jogo único — no próximo fim de semana. Os mandos de campo são do Vasco, campeão neste domingo, e do Fluminense, vice. “Sim, existe. Vamos esperar a definição dos confrontos”, afirmou por telefone, de Manaus.
Na semana passada, também em entrevista ao blog, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, não descartou a possibilidade de jogar a semifinal no Mané Garrincha, mas impôs uma condição. “Se derem um jeito naquele gramado, sim. A principal coisa de um estádio é o gramado. Quando voltei ao Vasco, tratei de reformá-lo e melhorou muito”, comparou o cartola.
Como mandante, o Vasco pode optar por repetir o que fez na primeira fase do Estadual e mandar a partida em São Januário para ter maioria da torcida. No Clássico dos Milhões da Taça Guanabara, no Mané Garrincha, houve torcida mista no Distrito Federal. Em um quesito, Vasco e Flamengo concordam: realizar a partida em Brasília ou em Manaus, como prefere o Vasco, pode render uma boa cota antecipada no bolso. No empate por 1 x 1, em março, cada clube recebeu R$ 800 mil. Portanto, Eurico Miranda está entre um decisão técnica, como São Januário, ou financeira, casos da Arena da Amazônia e do Mané Garrincha, locais preferidos do Vasco e do Flamengo, respectivamente. Além de não se sentir confortável em São Januário, o Flamengo teria minoria de torcida na casa do adversário.
O blog tentou falar com Eurico Miranda nesta noite, mas o dirigente estava no voo de volta de Manaus para o Rio. O diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna, disse que ainda não tinha uma decisão. O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, foi cauteloso. “Amanhã saberemos”. Questionado se o desejo de Eurico Miranda é mandar a partida em São Januário, o dirigente foi econômico. “Não sabemos”.
No fim das contas, a decisão de Eurico Miranda definirá qual semifinal será realizada no Mané Garrincha. Se decidir que o duelo entre Vasco e Flamengo seja em São Januário ou em outro lugar, a tendência é que o duelo entre Fluminense e Botafogo seja no Mané Garrincha.