A virada da Inglaterra por 2 x 1 contra a Holanda, em Dortmund, na semifinal da Eurocopa, abre o caminho para um feito alcançado apenas pela Alemanha: a unificação dos títulos feminino e masculino de seleções do Velho Continente. As mulheres conquistaram o troféu em 1995 contra a Suécia, em Kaiserslautern. Um ano depois, os homens deram a volta olímpica em 1996 no triunfo por 2 x 1 contra a República Tcheca, em Wembley.
A Ingalterra é a atual campeã da Eurocopa Feminina. Em 2022, ganhou o título contra a Alemanha por 2 x 1, em Wembley. Eles poderiam ter feito o mesmo um ano antes. A Inglaterra decidiu o título da Euro-2020 disputada em 2021 devido à pandemia em Londres contra a Itália. No entanto, deixou o título escapar na decisão por pênaltis. Está nas mãos da Inglaterra a segunda oportunidade de unificar os torneios masculino e feminino.
Campeã da Eurocopa em 1988 justamente na Alemanha com a geração de Rijkaard, Gullit e Van Basten sob o comando de Rinus Michels, a Holanda não conseguiu repetir o feito. Abriu o placar com um golaço do meia Xavi Simons. Para variar, um jovem de 21 anos.
Há um ano e meio, a Inglaterra ficou pelo caminho nas quartas de final da Copa do Mundo ao perder para a França por 2 x 1. O centroavante Harry Kane teve a possibilidade de forçar a prorrogação. Falhou na cobrança e a Inglaterra voltou mais cedo para casa. O astro não falhou em Dortmund. Bateu com categoria e empatou a partida no Wesfalenstadion.
O técnico Gareth Southgate estava em um dia iluminado. Corajoso, trocou Kane por Ollie Watkins. O centroavante de 28 anos do Aston Villa decretou a virada com domínio, giro e finalização de camisa 9 raiz. Há um detalhe curiosos sobre ele: foi revelado pelo Exeter City, o primeiro adversário da Seleção Brasileira em 110 anos de história.
Espanha e Inglaterra jamais decidiram título no masculino. No feminino, sim. A decisão da Copa do Mundo no ano passado foi justamente entre Espanha e Inglaterra com triunfo das espanholas. Portanto, os dois países são referência no investimento igualitário a ele e a elas no esporte mais popular do mundo.
La Roja chega com o peso de três conquistas continentais em 1964. 2008 e 2012. A Inglaterra cobiça a primeira taça depois do vice na edição passada. em 1996, Gareth Southgate errou o pênalti que poderia ter levado a Inglaterra à final em casa. O destino presenteou o técnico com duas finais de Eurocopa em oito anos de trabalho. Sem ele, a Inglaterra havia disputado título apenas em 1966.
Southgate levou a Inglaterra a duas finais de Eurocopa. Levou a Inglaterra de volta à semi da Copa em 2018. A última vez havia sido em 1990, na Itália. Chegou entre os quatro melhores na edição inaugural da Nations League e às quartas da Copa do Catar em 2022. Mesmo assim criticam o treinador candidato a tirar a Inglaterra da fila de 58 anos sem caneco.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…
O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…
No que depender do investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção dos gramados…