Eu sei onde você jogou no verão passado: os vira-casacas do Fla-Flu 448

Compartilhe

O Fla-Flu deste domingo, no Maracanã, pela penúltima rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do Campeonato Carioca, é marcado pela coleção de vira-casacas. Pratas da casa do lado rubro-negro da força hoje vestem tricolor. Joias de Xerém agora trabalham no Ninho do Urubu.

Felipe Melo começou no Volta Redonda, passou pela base do Flamengo e virou profissional em 2001. Participou das conquistas do tri no Carioca e da inédita Copa dos Campeões. No Brasileiro, fez gol decisivo contra o Internacional e ajudou o time a deixar a zona do rebaixamento para a Série B a três rodadas do fim do campeonato.

Quando morava na Europa, Felipe Melo usava o “manto” para ver jogos. Nas férias, chegou a ir ao Maracanã com a camisa do clube ao lado do pai tricolor para  assistir ao Clássico dos Milhões na torcida pelo Flamengo. A construção do Ninho do Urubu, o centro de treinamento do clube, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, tem investimento dele. O zagueiro comprou 10 tijolos a R$ 250 à época para contribuir. Em 2021, trocou o Palmeiras pelo Fluminense para realizar o sonho do pai de vê-lo nas Laranjeiras.

Renato Augusto é outra cria do Flamengo. Era titular no bi rubro-negro na Copa do Brasil, em 2006, contra o Vasco. Virou protagonista nas conquistas do Carioca em 2007 e em 2008, ambos contra o Botafogo, antes de partir rumo à Europa e não voltar mais à Gávea. Identificado com o Corinthians, retornou ao futebol carioca para realizar o desejo de aprender com o técnico Fernando Diniz numa espécie de transição para a carreira de treinador de futebol. A relação com o Fluminense vem de antes da formação na base do Flamengo. Jogou futsal no clube tricolor.

Craque o Flamengo faz em casa, mas a gestão de Rodolfo Landim tem uma certa obsessão por contratar meninos de Xerém. O primeiro deles a desembarcar no Ninho do Urubu foi Gerson. O meia estava na Fiorentina da Itália antes de retornar ao Rio de Janeiro e virar um dos ícones do timaço comandado por Jorge Jesus nos títulos da Libertadores, Brasileirão, Supercopa do Brasil, Taça Guanabara, Carioca e na Recopa Sul-Americana. Saiu para o Olympique de Marselha da França e retornou ao Flamengo.

O centroavante Pedro é outro diamante formado em Xerém. Vendido à Fiorentina, topou a oferta do Flamengo em 2020 e empilha títulos no time rubro-negro. Foi protagonista no tricampeonato da Libertadores. Artilheiro na campanha com 12 gols e eleito Rei da América — o melhor do continente na temporada de 2022.

Ayrton Lucas também tem raízes tricolores, mas virou uma das peças-chave do Flamengo ao herdar a lateral esquerda de Felipe Luís. Viveu grande fase sob a batuta dos técnicos Dorival Júnior e Vítor Pereira e inicia a temporada titular com Tite. A contratação do uruguaio Viña desafia o lateral a elevar o nível na disputa pela posição.

Gerson, Pedro e Ayrton Lucas foram acertos do Flamengo, mas o clube também cometeu erros no mercado. Kenedy chegou por empréstimo do Chelsea, não se firmou no Flamengo e retornou rapidamente ao futebol europeu.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Ancelotti ouve vestiário e testa mudanças para evitar samba de uma nota só

  New Jersey — Sabe aquela canção Samba de uma nota só do Tom Jobim? É…

2 dias atrás
  • Esporte

Clima de Copa ainda não aterrissou nos aeroportos dos EUA

Os aeroportos do país sede de uma Copa costumam estender o tapete vermelho e colocar…

4 dias atrás
  • Esporte

“Bunker” de R$ 1 bilhão: o avião VIP que levará a Seleção à Copa do Mundo

Portas em automático às 22h desta segunda-feira, na base aérea do Galeão. O blog apurou…

5 dias atrás
  • Esporte

Brasil ativa o modo Branco para ter Neymar curado na Copa do Mundo

Há 32 anos, Carlos Alberto Parreira tomou uma das decisões mais seguras na campanha do…

1 semana atrás
  • Esporte

Vice contra o PSG estabeleceu Libertadores como prioridade do Flamengo

  A diretoria do Flamengo não admite publicamente, mas a derrota nos pênaltis para o…

1 semana atrás
  • Esporte

Contas da Libertadores: o que os 6 brasileiros precisam na última rodada

  O Brasil não quebrará o recorde de sete times nas oitavas de final da…

2 semanas atrás