Foto: Lívia Villas Boas/CBF
Brasileirão – Série A 2025
Corinthians x Sport
A escola de goleiros do Corinthians estará na vitrine na Neo Química Arena pela quinta rodada do Brasileirão. Matheus Donelli é cria do Timão. Há seis anos, foi titular do Brasil na conquista do Sul-Americano Sub-17 no Estádio Bezerrão, em Brasília, na virada por 2 x 1 contra o México. Dono das traves do Sport, Caique França também foi formado nas categorias inferiores do Timão. Sem técnico, o time paulista será comandado interinamente por Orlando Ribeiro, treinador da equipe sub-20. O Leão da Ilha é um dos quatro times sem vitória nesta Série A após quatro rodadas.
Vasco x Flamengo
O Vasco terá de combater pelo menos quatro virtudes do Flamengo. O time de Filipe Luís tem a melhor posse de bola do Brasileirão com 63,5% ao lado do Atlético-MG, é disparado o time com mais passes certos por jogo com 545 e também lidera nos quesitos dribles e ataque mais positivo. Haja desafios para o técnico Fabio Carille. O Vasco tem a favor Pablo Vegetti, artilheiro da Série A com quatro gols ao lado de Arrascaeta e de Pedro Raul, Paulo Henrique oferece duas alternativas ao time cruzmaltino: é quem mais dribla certo e o maior ladrão de bolas desta Série A.
Grêmio x Internacional
O Grêmio ajuda a explicar a esquizofrenia do futebol brasileiro. Depois de demitir Gustavo Quinteros, o tricolor gaúcho será comandado por James Freitas, ex-auxiliar de Roger Machado, contra o Internacional. A questão é quem será o assistente do interino. Fernando Lázaro despontou no Brasil como uma das promessas da nova geração de treinadores. Foi técnico do Corinthians. Hoje, ele é coordenador de Análise e Desenvolvimento do Grêmio e vai quebrar o galho como assistente. Os atalhos do Internacional para a vitória são Alan Patrick, o jogador que mais cria lances ofensivos, e Bernabei, terceiro colocado em assistências neste início de Série A.
Juventude x Mirassol
Reinaldo é o autor do único gol de falta do Campeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo é um dos triunfos do Mirassol na casa de um Juventude abalado por ter sofrido a maior goleada até a quarta rodada: 6 x 0 contra o Flamengo na última quarta-feira. O time gaúcho costuma ser forte dentro de casa. Venceu as duas partidas na serra gaúcha e perdeu as duas fora. O Mirassol tem sido regular sob o comando do técnico Rafael Guanaes. Gosto do trabalho dele até agora no time estreante nesta Série A. Olho em Danielzinho. O volante é arisco e sofre muitas falta.
São Paulo x Santos
Um detalhe aos supersticiosos: há dois anos, o São Paulo se antecipava ao Corinthians e contratava Dorival Júnior em 20 de abril de 2023. À época, restou Cuca ao Timão. Acredite se quiser: ambos disputam novamente Dorival Júnior! Vamos ao campo. Ferreira vive excelente fase: acumula quatro gols e uma assistência na temporada. A temporada mais artilheira do atacante de 27 anos foi em 2021 com 14 gols e 13 assistências. A ausência de Calleri desafia André Silva a assumir a função de centroavante enquanto a diretoria busca um substituto. Considero Luciano excelente opção para atuar como nove ou falso centroavante. O auxiliar César Sampaio segue tocando o Santos como interino depois da demissão de Pedro Caixinha.
Atlético-MG x Botafogo
Há cinco meses, o dois times decidiam a Copa Libertadores da América no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, num partida épica na capital argentina. Nenhum dos dois manteve o trabalho. O Galo demitiu Gabriel Milito e contratou Cuca. A campanha na largada da Série A é aquém do que se imaginou na conquista do Campeonato Mineiro. O time de Hulk e Rony é vice-lanterna. Do outro lado, o Botafogo segue tentando se achar sob o comando do incomodado Renato Paiva. A torcida alvinegra começou a xingá-lo no empate por 2 x 2 com o São Paulo, no estádio Nilton Santos.
Fluminense x Vitória
Depois de superar Red Bull Bragantino, San José, Santos e Corinthians, o Fluminense tentará engatar a quinta vitória consecutiva sob o comando de Renato Gaúcho. Não será fácil. O time de Thiago Carpini é muito organizado e tem feito boas partidas. Vendeu caro a derrota para o Flamengo e arrancou empate com o Atlético-MG. O Vitória tem dois trunfos para surpreender no Rio: os chutes de média e longa distância do meia Matheuzinho e as defesas do goleiro Lucas Arcanjo. Ele é o mais acionado do Brasileirão até a quarta rodada.
Fortaleza x Palmeiras
O duelo opõe os dois técnicos mais longevos do Campeonato Brasileiro. O argentino Juan Pablo Vojvoda é o segundo com 3 anos, 11 meses e 17 dias no cargo. Abel Ferreira acumula 4 anos, 5 meses e 17 dias no papel de dono da prancheta alviverde. Curiosamente, ambos passam pelo momento de maior questionamento. Vojvoda está com muita dificuldade neste início de ano. Abel Ferreira reinventa o Palmeiras e devolve o time aos trilhos. Vitor Roque pode completar 10 jogos sem balançar a rede desde o desembarque no Palestra Itália. Ele até fez alguns, mas o VAR anulou.
Red Bull Bragantino x Cruzeiro
Leonardo Jardim parece ter encontrado a formação ideal para o Cruzeiro — e ela não tem Gabriel Barbosa nem Dudu. A referência do ataque celeste é o jovem Kaio Jorge, autor de três gols nas últimas três partidas. Dois deles contra o Bahia na conclusão da quarta rodada. A pergunta intrigante é: Gabigol e Dudu são os reforços que não deram certo conforme as críticas do dono da SAF, Pedro Lourenço? O Red Bull Bragantino é comandado pelo técnico Fernando Seabra, demitido do Cruzeiro justamente por Pedrinho na temporada passada para contratar Fernando Diniz. Seabra fazia bom trabalho.
Bahia x Ceará
Recomendo a você prestar atenção nesse jogo por pelo menos dois motivos: o Ceará tem o segundo melhor ataque do Brasileirão com sete gols ao lado do Mirassol, ambos atrás apenas do Flamengo. O Bahia ocupa o segundo lugar em chances criadas de gol. Portanto, há indícios de que haverá um jogo ofensivo em Salvador na conclusão da quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O sinal amarelo pisca para o Bahia. Esforçado na Libertadores, o time acumula dois jogos sem vencer no Brasileirão: empatou com o Mirassol e perdeu para o Cruzeiro.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…