Foto: Lívia Villas Boas/CBF
Brasileirão – Série A 2025
Ceará x Vasco
Em 2023, Pedro Raul desembarcou no Vasco com status de vice-artilheiro do Brasileirão de 2022. Havia feito 19 gols pelo Goiás contra 26 de Germán Cano (Fluminense). A expectativa pela chegada do centroavante não combinou com a realidade do Vasco. Pedro Raul marcou nove gols em 25 jogos e fez três assistências. Não deu liga com o Vasco e se transferiu para o Toluca do México. De volta ao Brasil, marcou quatro gols em 34 jogos pelo Corinthians , não vingou no Timão e ensaia a volta por cima no Ceará. São 8 gols em 15 jogos. Enquanto Pedro Raul deixava o Vasco por uma porta, Pablo Vegetti chegava pela outra para roubar o protagonismo no Vasco e assumir o papel de ídolo cruzmaltino na função de centroavante raiz.
Botafogo x São Paulo
Há 130 dias, o Botafogo derrotava o São Paulo por 2 x 1, no Nilton Santos, e conquistava o Brasileirão depois de 29 anos. De lá para cá, o time carioca teve três técnicos diferentes: Carlos Leiria, Cláudio Caçapa e o atual, Renato Paiva. Luiz Henrique, Almada, Adryelson, Eduardo e Junior Santos deixaram o elenco. O Glorioso é uma aula de como desmanchar um time vitorioso em quatro meses. Do outro lado, Luis Zubeldia é um técnico eternamente pressionado. Jurado de demissão a cada partida, o argentino tentará resistir mais uma vez em meio a uma série de três partidas consecutivas de abstinência no Brasileirão. O único triunfo recente foi diante do Talleres da Argentina na Copa Libertadores da América.
Mirassol x Grêmio
Recomenda-se prestar atenção no trabalho do bom técnico Rafael Guanaes. Explico: o Mirassol é o quinto colocado em média de posse de bola neste início de Campeonato Brasileiro (56,3%). Fica atrás apenas dos líderes Atlético-MG, Flamengo, Corinthians e Fluminense. O Mirassol é um time fora da caixinha. Em tese, deveria ser viciado em jogar fechado, se defendendo e explorando contra-ataques. Só que não! O estreante na Série A do Campeonato Brasileiro faz da retenção da bola um mecanismo de defesa. Quanto mais tempo fica com ela, menos é agredido por adversários mais fortes. O Grêmio não vence há duas partidas consecutivas e não faz gol. Perdeu por 2 x 0 para o Ceará, em Fortaleza, e do Flamengo, em Porto Alegre, pelo mesmo placar. Todo o cuidado é pouco com as finalizações do atacante Cristian Renato e com a velocidade de Danielzinho.
Sport x Red Bull Bragantino
O Sport ostenta duas armas importantes: as cobranças de falta de Sergio Oliveira e os cortes do zagueiro Chico. O Leão da Ilha precisa vigiar John John, o segundo maior garçom deste Brasileirão. Por sinal, o time paulista é o segundo colocado em chutes a gol, com média de 15,3, e ocupa o terceiro lugar em finalizações certas por partida. A briga promete no meio de campo. O Bragantino é “campeão” em desarmes. O Sport precisa tomar cuidado com a disciplina. O time do técnico português Pepa é o segundo com mais faltas por partida (17,3), atrás apenas do Palmeiras (18.7).
Resenha: 10 pitacos sobre o que rolou na 3ª rodada do Brasileirão 2025
Corinthians x Fluminense
Se a atmosfera da lotada Neo Química Arena não desestabilizar os artistas do espetáculo, vem aí um duelo de altíssimo nível no que diz respeito ao fundamento passe. Corinthians (479) e Fluminense (468) são, respectivamente, segundo e terceiro colocados no índice de acertos. Ambos só ficam atrás do fora de série Flamengo (530). No ranking de Germán Cano, o Corinthians é a terceira maior vítima do centroavante. O argentino coleciona quatro gols contra o adversário, todos eles na Era Cássio, ex-goleiro do Timão, hoje no Cruzeiro. Do outro lado, Yuri Alberto é o antídoto alvinegro. O camisa 9 soma dois gols contra o Fluminense. O zagueiro e capitão Thiago Silva desfalca o tricolor das Laranjeiras e tira um pouco do brilho do jogo.
Internacional x Palmeiras
Para mim, eis o grande jogo da rodada. Alta quantidade de ex-jogadores do Palmeiras vestindo a camisa colorada: Bruno Henrique, Wesley e Bruno Tabata conquistaram títulos recentes no Palestra Itália. Chamo a atenção para três peças fundamentais do Internacional para o confronto. Vitão, Alan Patrick e Valencia estão em ótima fase sob o comando de Roger Machado, ex-comandante do Palmeiras na temporada de 2018. O Palmeiras consolida um novo estilo de jogo. Em vez de cruzamentos para a área, o time de Abel Ferreira busca conexões pelo chão e tem elevado o nível de Vitor Roque. É questão de tempo para o camisa 9 desencantar. Gosto de Felipe Anderson aberto na direita, como nos tempos de Lázio, e de Estêvão centralizado, como ele surgiu na base alviverde. A linha defensiva de três formada por Bruno Fuchs, Gustavo Gómez e Micael terá um teste duríssimo contra os passes precisos de Alan Patrick, a movimentação de Valencia e os avanços de Bernabei.
Flamengo x Juventude
A derrota para o Central Córdoba da Argentina na semana passada pela Libertadores, no Maracanã, quebrou o salto alto do Flamengo. Depois da boa exibição contra o Grêmio, é hora de pagar a dívida com o torcedor apresentando bom futebol diante de um adversário difícil. O Juventude iniciou a rodada na terceira posição. O time gaúcho tem sido forte dentro do Alfredo Jaconi, onde derrotou Ceará e Vitória, mas perdeu fora de casa na visita ao Rio de Janeiro. O técnico Fabio Matías passou pelas divisões de base do Flamengo. Comandou o time sub-20 de 2019 a 2021 e conhece jogadores como o lateral-direito Wesley. Atenção: o goleiro rubro-negro Rossi precisa ficar ligado com as cobranças de falta do lateral-direito Ewerton.
Santos x Atlético-MG
Há um personagem em comum. Com passagem por Santos e Atlético-MG, Jorge Sampaoli pode ser anunciado a qualquer momento como velho-novo técnico do Peixe. Enquanto as negociações evoluem, o auxiliar permanente César Sampaio comanda treinos e deve orientar o time à beira do campo contra o Galo. A expectativa é pela utilização de Neymar desde o início ou durante a partida, como na derrota para o Fluminense no último domingo. Depois de duelar com Samuel Xavier no Maracanã, o jogador eleito número três do mundo em 2015 pode ter pela frente uma das esperanças do futebol brasileiro para a lateral direita: o jovem Natanael, de 23 anos. Os ariscos Soteldo e Rony devem determinar o ritmo das ações ofensivas.
Vitória x Fortaleza
O Fortaleza chega ao duelo com status de segundo time em desarmes no Brasileirão. Gustavo Mancha é o responsável pela maioria das interceptações. O Vitória tem jogado bem, mas não vence. O time de Thiago Carpini perdeu para o Flamengo, empatou com o Atlético-MG e foi derrado pelo Juventude. O goleiro Lucas Arcanjo se destaca em em praticamente todas as partidas, ou seja, isso não é positivo. A “vibe” do Fortaleza não é tão boa. Estreou bem contra o Fluminense, mas depois empatou com o Mirassol e o Internacional. Juan Pablo Vojvoda não deve contar com Moisés por causa de uma bobagem: o centroavante Deyverson lesionou o atacante na comemoração do gol de bicicleta contra o Inter, anulado pelo VAR.
Cruzeiro x Bahia
Duelo entre um técnico que foi capaz de fazer Gabriel Barbosa jogar bola na campanha do título do Flamengo em 2020, contra um treinador cheio de desculpas para justificar a presença do atacante no banco de reservas contra o São Paulo, mesmo jurando gostar dele. Gabriel Barbosa ativou o modo Gabigol sob o comando de Ceni. Agora, vive momento “é só mais um” no plantel celeste. Vaidoso, Ceni tem diante de si um bom confronto no campo das ideias contra um colega de profissão reconhecido por ter levado o Monaco às semifinais da Champions League na teporada de 2016/2017 depois de eliminar o Manchester City de Pep Guardiola nas oitavas de final; e o Borussia Dortmund de Thomas Tuchel nas quartas. Recomenda-se ao Cruzeiro marcar Luciano Juba. O lateral-esquerdo acumula três assistências no Brasileirão. É o líder no quesito.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
A abertura da sexta rodada do Campeonato Brasileiro expôs na vitrine neste sábado dois modelos…
Brasileirão – Série A 2025 Prévia jogo a jogo da #rodada 6 Internacional x Juventude…
O bando de loucos saúda o novo técnico: Dorival Júnior assumirá Corinthians. O blog apurou na…
Rogério Ceni gosta de volantes capacitados para marcar e jogar. Isso faz toda a diferença…
O futebol vive a era dos extremos. A dependência dos pontas. Quem desfruta de um…
O Fortaleza foi um time descompensado no empate por 1 x 1 com Atlético Bucaramanga…