Inglaterra celebra triunfo contra Austrália: final inédita para campeãs europeias. Foto: Fifa
A Europa volta a ser o centro do mundo na Copa Feminina. Vinte anos depois, o torneio voltará a ter uma final entre dois países do Velho Continente. Em 2003, a Alemanha superou a Suécia na decisão. No domingo, às 7h (de Brasília), testemunharemos Espanha x Inglaterra. Uma delas terá acesso à seleta sala de troféus para se juntar a Estados Unidos, Alemanha, Noruega e Japão no hall dos campeões. A grande lição da Copa, inclusive para o Brasil, é a seguinte: não dá mais para fazer futebol profissional na base do mutirão, ou seja, formar um time a toque de caixa para disputar torneios de ponta e depois abandonar a formação até o evento seguinte. Países como Nigéria, Jamaica e outras tinham equipes para disputar a Copa, mas elas são praticamente esquecidas no calendário do dia a dia da modalidade. A Inglaterra tem a melhor liga do mundo. A Espanha, uma das!
A finalíssima prova o óbvio ululante. O mais alto nível do futebol feminino é praticado na Europa. A Champions League Feminina é um sucesso. A Eurocopa nem se fala. Quem acompanhou a edição do ano passado sabia da força das seleções de lá comprovada pela presença de três delas nas semifinais. A Austrália foi exceção contra Inglaterra, Espanha e Holanda entre as quatro.
Atual campeã da Eurocopa, a Inglaterra eliminou a Austrália, uma das anfitriãs ao lado da Nova Zelândia, por 3 x 1. Sam Kerr foi ao limite na tentativa de levar as Matildas à final. Marcou um golaço. No entanto, as Leoas estão muito maduras para conquistar o título. Mais até do que a surpreendente Espanha. Ella Toone, Lauren Hemp e Alessia Russo ignoraram a pressão da torcida da casa e simplesmente resolveram.
A Inglaterra alcança a final inédita como resultado de um processo em todas as categorias independentemente de gênero. Há cinco anos, o país terminava o Mundial Sub-20 Feminino na terceira posição. Jogadoras como Alessia Russo, Lauren Hemp, Ellie Roebuck e Chloe Kelly faziam parte daquele grupo.
A Football Association (FA) tem um projeto. No masculino, o pais conquistou o Mundial Sub-17 e o Mundial Sub-20 em 2017. Terminou a Copa do Mundo de 2018 em quarto lugar. Foi vice da Eurocopa em 2021 ao perder para a Itália nos pênaltis. Um ano depois, a seleção feminina desbancou a Alemanha, em Wembley, na final da Eurocopa Feminina.
A Espanha também é um fenômeno forjado na base. A seleção ibérica amargou o vice no Mundial Sub-20 de 2018. No ano passado, conqusitou o título do torneio juvenil. Sensação da Copa, Salma Paralluelo era a camisa 11 daquela esquadra. O Barcelona é um dos propulsores da revolução. Das últimas cinco edições da Champions League Feminina, o clube catalão ganhou duas e foi vice em outras duas. Um baita processo de evolução.
Na Eurocopa do ano passado, a Espanha foi eliminada justamente pela Inglaterra nas quartas de final. As Leoas triunfaram por 2 x 1 na prorrogação e marcharam rumo ao título inédito dentro de casa depois de superar Suécia (semifinal) e Alemanha na decisão. Uma das duas seleções repetirá o feito da Alemanha. Os germânicos são os únicos campeões da Copa nas versões feminina e masculina.
Enquanto a final não chega, precisamos falar sobre a técnica Sarina Wiegman. Há quatro anos, ela guiou a Holanda ao vice na Copa da França. Em 2023, classifica a Inglaterra para a final. Duas decisões consecutivas. Os últimos dois títulos da Eurocopa têm a assinatura dela com Holanda (2017) e Inglaterra (2022).
Sarina Wiegman tentará o terceiro título consecutivo das mulheres na Copa. Jill Ellis levou os Estados Unidos ao bi em 2015 e em 2019. Norio Sasaki é o último técnico homem campeão do torneio. Levou o Japão ao título em 2011. Uma das referência do investimento da Espanha nas divisões de base, Jorge Vilda tentará quebrar o tabu pela Espanha no domingo. Contra tudo e contra a todas. Inclusive parte do elenco, que o detesta mas está na final. Como diz a minha querida mãe, “durma com um barulho desse!”.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…