Entenda o drama do DF para emplacar dois times na Série D 2020; briga é com Piauí e Amazonas

Compartilhe

A sequência de maus resultados do Distrito Federal nas competições regionais e nacionais organizadas pela CBF demorou, mas pode ter péssima consequência para os clubes da cidade. Em 5 de dezembro de 2018, analisamos aqui a situação dos times da capital no ranking de clubes divulgado pela entidade. Na época, a FFDF havia despencado para o 20º lugar e o post apontava o risco de a cidade perder vagas diretas ou indiretas. É o que pode acontecer em 2020 segundo explicou uma fonte ao blog nesta sexta-feira. A CBF deve soltar ainda hoje mais detalhes sobre a quarta divisão.

Ao divulgar o calendário do ano que vem, a CBF apresentou como novidade mudanças na Série D. O torneio terá 64 clubes divididos em oito grupos com oito times cada. Antes disso, haverá uma fase eliminatória disputada no sistema de mata-mata entre os segundos representantes das oito piores federações no ranking, ou seja, do 20º ao 27º lugar.

O Distrito Federal encabeça essa lista. Na sequência aparecem Amazonas, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Espírito Santo, Rondônia, Amapá e Roraima. Portanto, o atual vice-campeão do DF arrisca participar da Pré-Série D em 2020.

O ranking usado para definir a etapa preliminar será o de 2020. A pontuação só será divulgada em dezembro. Mas é possível projetar o sobe e desce na lista. Os clubes do DF, por exemplo, tiveram péssimos resultados na temporada. Brasiliense e Sobradinho não passaram da primeira fase na Copa do Brasil. Deram adeus à Copa Verde nas oitavas de final. Não foi além da segunda fase na Série D. Detalhe: o Brasiliense, melhor time do DF na quarta divisão deste ano, caiu contra um adversário do Espírito Santo, estado posicionado na 24ª posição do ranking das federações.

Simulado: quem seriam hoje os oito na Pré-Série D?

Se a Série D 2020 começasse hoje, os oito vice-campeões das oito piores federações seriam: Brasiliense-DF, Nacional-AM, Aquidauanense-MS, Tocantinópolis-TO, Real Noroeste-ES, Ji-Paraná-RO, Ypiranga-AP e Baré-RR. Eles disputariam um mata-mata para ter acesso à fase de grupos. O duelos seriam por aproximação regional ou ou entre os estados 20 x 27, 21 x 26, 22 x 25 e 23 x 24 de acordo com o raking. Neste formato, o Brasiliense enfrentaria o Baré-RR. Por regionalidade, duelaria com Aquidauanense, Tocantinópolis ou Real Noroeste.

Em tese, a briga do DF para evitar a Pré-Série D é com o Piauí (19º) e o Amazonas (21º). A federação daqui precisa ganhar pelo menos uma posição para evitar a Pré-Série D. Aparentemente, isso é improvável devido ao sucesso do Manaus — finalista da quarta divisão desta temporada contra o Brusque. Além de ter sido vice-campeão, o time amazonense subiu para a Série D. A diferença de pontos entre o DF e Amazonas no último ranking era de 233 pontos. Logo, há chance de o estado ultrapassar o quadradinho na próxima lista. Na Copa do Brasil, o desempenho na Copa do Brasil foi semelhante ao do DF. Fast e Manaus deram adeus precocemente na primeira fase.

Os clubes do Piauí (Altos e River) foram eliminados na fase de grupos da quarta divisão deste ano. O Brasiliense pelo menos avançou ao primeiro mata-mata. O Sobradinho caiu na primeira fase. Assim como os times do DF, Altos e River rodaram no primeiro mata-mata da Copa do Brasil contra Santos e Fluminense, respectivamente. Na Copa do Nordeste, o Altos foi o pior time da geral entre os 16 participantes. No último ranking, a diferença do Piauí (19º) para o DF (20º) era de 409 pontos. Isso aumenta o drama.

O DF poderia sonhar até em alcançar o Acre, mas o cenário também é adverso. O estado da Região Norte teve representante na Série C. Embora o Atlético-AC tenha sido rebaixado, o clube chegou às quartas de final da Copa Verde neste ano, o que nenhum clube do DF conseguiu. Rio Branco e Galvez fora eliminados na primeira fase da Copa do Brasil.

Portanto, a saída para o DF ter dois clubes garantidos na fase de grupos da Série D é fechar o próximo ranking da CBF entre as 19 melhores federações do país. Do contrário, o atual campeão Gama entrará direto e o Brasiliense terá de encarar jogos de ida e volta para figurar entre os 64. A briga é contra Piauí e Amazonas. Crônica de um drama anunciado aqui no blog no ano passado.

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Os ritmistas de Flu e Atlético-MG: palpites da 5ª rodada do Brasileirão

Brasileirão – 5ª Rodada Fluminense x Atlético-MG Quando: 04/05/2024, às 16h, no Kléber Andrade (Cariacica)…

1 dia atrás
  • Esporte

Papo de quarta divisão: análise das estreias de Brasiliense e Real na Série D

  A primeira rodada do Grupo 5 da Série D do Campeonato Brasileiro deixou algumas…

4 dias atrás
  • Esporte

Goleador, Vinícius Junior vira carrasco dos melhores goleiros do mundo

O Fifa The Best elegeu cinco goleiros melhores do mundo diferentes nas últimas cinco edições…

4 dias atrás
  • Esporte

Paulo Pelaipe confirma ao blog acerto com o novo dono da SAF do Cruzeiro

A caminho do Cruzeiro, Paulo Pelaipe?   “Sim”, respondeu o executivo ao blog às 18h19…

5 dias atrás
  • Esporte

Gabigol é liberado no momento em que Pedro amarga 225 minutos de jejum

A liberação de Gabigol para voltar a treinar e jogar pelo Flamengo é a melhor…

5 dias atrás
  • Esporte

G-4 ignora tempo de serviço: 10 pitacos sobre a rodada 4 do Brasileirão

Resenha da 4ª rodada do Brasileirão   Prematuros A classificação após quatro rodadas do Brasileirão…

6 dias atrás