Elenco do Atlético-MG é o que mais tem jogadores campeões da Libertadores

Compartilhe

Sabe aquele papo de que experiência é fundamental para conquistar a Copa Libertadores da América? Um levantamento do blog mostra que, entre os oito clubes brasileiros classificados para a edição de 2017 do torneio continental, o Atlético Mineiro é quem mais tem jogadores com o título da competição no currículo. Em seguida aparece outro Atlético, o Paranaense. Em processo de reconstrução do elenco depois do acidente aéreo de 29 de novembro, a Chapecoense ainda não tem um campeão da Libertadores em seu elenco.

Campeão da Libertadores em 2013, o Atlético-MG mantém no elenco heróis do título como os goleiros Victor e Giovanni, o zagueiro Leonardo Silva, os laterais Marcos Rocha e Carlos César, os volantes Leandro Donizete e Lucas Cândido e o menino maluquinho Luan. Fábio Santos, que chegou nesta temporada ao clube, ganhou a Libertadores por São Paulo (2005) e Corinthians (2012). Portanto, o técnico Roger Machado — campeão da Libertadores em 1995 pelo Grêmio como jogador — tem um elenco vencedor para brigar pelo bi.

Campeão da Libertadores em 1997 pelo Cruzeiro e em 2005 à frente do São Paulo, o técnico do Atlético-PR, Paulo Autuori, também tem um elenco com bagagem continental. O zagueiro Paulo André foi campeão pelo Corinthians em 2012. Um ano antes, o lateral-direito Jonathan faturou o título no Santos, de Muricy Ramalho. Grafite era jogador de Paulo Autuori no tri do São Paulo, em 2005. Lucho González foi campeão pelo River Plate no ano passado.

O Palmeiras tem um trio de campeões no elenco. O zagueiro Edu Dracena conquistou a Libertadores com a camisa do Santos em 2011. O volante Arouca também defendia o Peixe na época. O centroavante Alecsandro é um outro talismã alviverde: tem no currículo um título pelo Internacional em 2010 e outro pelo Atlético-MG em 2013.

O Flamengo conta com a experiência de dois campeões da Libertadores. O zagueiro Réver era o capitão do Atlético-MG na conquista inédita de 2013. Leandro Damião fazia parte do elenco do Internacional no título de 2010 em cima do São Paulo. Se permanecer no elenco, Émerson Sheik pode ser o terceiro da lista. Foram dele os gols do título do Corinthians em 2012.

O elenco do Grêmio tem dois campeões da Libertadores. Kannermann deu a volta olímpica pelo San Lorenzo, da Argentina, em 2014. O meia Douglas integrava o elenco do Corinthians, de Tite, em 2012, na conquista do título diante do Boca Juniors.

Santos e Botafogo contam apenas com um campeão de Libertadores cada. O colombiano Copete faturou o título neste ano com o Atlético Nacional, de Medellín. Recém-contratado pelo Botafogo, o centroavante Roger estava no elenco do São Paulo campeão em 2005. A Chapecoense teria o goleiro Marcelo Boeck, reserva do Internacional no título da Libertadores de 2006, mas o reserva de Danilo em 2016 se transferiu para o Fortaleza.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

3 horas atrás
  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo copeiro em perseguição a recorde de Felipão

Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…

1 dia atrás
  • Esporte

Primeiro, segundo e terceiro: técnicos espanhóis lideram Campeonato Inglês

A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…

2 dias atrás
  • Esporte

Abel evita queda do Inter por 1 ponto 4 anos após perder título por 1 ponto

Há quatro anos, o técnico Abel Braga amargou uma das maiores frustrações na carreira de…

3 dias atrás
  • Esporte

Copa do Mundo testa o poder de articulação da nova CBF nos bastidores

  Um detalhe importante no sorteio dos grupos da Copa do Mundo é a atenção…

3 dias atrás
  • Esporte

Carlo Ancelotti estreia na Copa 2026 no mesmo estádio da última participação em 1994

A Copa do Mundo de 2026 vai começar para o técnico Carlo Ancelotti no mesmo…

4 dias atrás