Fábio Santos é um dos talismãs do Atlético-MG: campeão pelo Corinthians e pelo São Paulo
Sabe aquele papo de que experiência é fundamental para conquistar a Copa Libertadores da América? Um levantamento do blog mostra que, entre os oito clubes brasileiros classificados para a edição de 2017 do torneio continental, o Atlético Mineiro é quem mais tem jogadores com o título da competição no currículo. Em seguida aparece outro Atlético, o Paranaense. Em processo de reconstrução do elenco depois do acidente aéreo de 29 de novembro, a Chapecoense ainda não tem um campeão da Libertadores em seu elenco.
Campeão da Libertadores em 2013, o Atlético-MG mantém no elenco heróis do título como os goleiros Victor e Giovanni, o zagueiro Leonardo Silva, os laterais Marcos Rocha e Carlos César, os volantes Leandro Donizete e Lucas Cândido e o menino maluquinho Luan. Fábio Santos, que chegou nesta temporada ao clube, ganhou a Libertadores por São Paulo (2005) e Corinthians (2012). Portanto, o técnico Roger Machado — campeão da Libertadores em 1995 pelo Grêmio como jogador — tem um elenco vencedor para brigar pelo bi.
Campeão da Libertadores em 1997 pelo Cruzeiro e em 2005 à frente do São Paulo, o técnico do Atlético-PR, Paulo Autuori, também tem um elenco com bagagem continental. O zagueiro Paulo André foi campeão pelo Corinthians em 2012. Um ano antes, o lateral-direito Jonathan faturou o título no Santos, de Muricy Ramalho. Grafite era jogador de Paulo Autuori no tri do São Paulo, em 2005. Lucho González foi campeão pelo River Plate no ano passado.
O Palmeiras tem um trio de campeões no elenco. O zagueiro Edu Dracena conquistou a Libertadores com a camisa do Santos em 2011. O volante Arouca também defendia o Peixe na época. O centroavante Alecsandro é um outro talismã alviverde: tem no currículo um título pelo Internacional em 2010 e outro pelo Atlético-MG em 2013.
O Flamengo conta com a experiência de dois campeões da Libertadores. O zagueiro Réver era o capitão do Atlético-MG na conquista inédita de 2013. Leandro Damião fazia parte do elenco do Internacional no título de 2010 em cima do São Paulo. Se permanecer no elenco, Émerson Sheik pode ser o terceiro da lista. Foram dele os gols do título do Corinthians em 2012.
O elenco do Grêmio tem dois campeões da Libertadores. Kannermann deu a volta olímpica pelo San Lorenzo, da Argentina, em 2014. O meia Douglas integrava o elenco do Corinthians, de Tite, em 2012, na conquista do título diante do Boca Juniors.
Santos e Botafogo contam apenas com um campeão de Libertadores cada. O colombiano Copete faturou o título neste ano com o Atlético Nacional, de Medellín. Recém-contratado pelo Botafogo, o centroavante Roger estava no elenco do São Paulo campeão em 2005. A Chapecoense teria o goleiro Marcelo Boeck, reserva do Internacional no título da Libertadores de 2006, mas o reserva de Danilo em 2016 se transferiu para o Fortaleza.
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…
O Corinthians pode dar a Bruno Spindel o protagonismo midiático que o dirigente não teve…