Atual campeão da LIbertadores, Renato Gaúcho busca o bicampeonato pessoal. Foto: AFP
A fase de grupos da Copa Libertadores da América começa nesta terça-feira com apenas quatro técnicos campeões do torneio: Paulo César Carpegiani, Renato Gaúcho, Miguel Russo e Marcelo Gallardo são os únicos que estampam o título no currículo. Os outros 28 sonham com o título inédito. Aliás, nos últimos 10 anos, apenas um treinador conseguiu conquistar o troféu duas vezes. O argentino Edgardo Bauza ganhou com a LDU (2008) e o San Lorenzo (2014).
Dos quatro técnicos campeões da Libertadores, dois se enfrentam logo na primeira rodada. Paulo César Carpegiani levou o Flamengo ao título da Libertadores de 1981 aos 32 anos. É o técnico mais jovem a faturar o caneco. Trinta e sete anos depois, parte em busca do bicampeonato novamente à frente do clube rubro-negro.
A estreia de Carpegiani será contra o River Plate, de Marcelo Gallardo, campeão da Libertadores de 2015 pelo clube argentino. Há três anos, o treinador derrotou na finalíssima o Tigres, do México. Gallardo foi eliminado nas semifinais da edição passada diante do Lanús.
Atual campeão da Libertadores, Renato Gaúcho faz parte do seleto grupo de campeões do torneio como jogador e técnico. Em 2018, planeja festejar o segundo título como treinador para igualar o feito de compatriotas, por exemplo, como Telê Santana, campeão em 1992 e em 1993. Paulo Autuori conseguiu a proeza por Cruzeiro (1997) e São Paulo (2005); Luiz Felipe Scolari brilhou no Grêmio (1995) e no Palmeiras (1999); e Lula no Santos (1962 e 1963).
Comandante do Millonarios, da Colômbia, o argentino Miguel Ángel Russo ganhou a Libertadores em 2007. Na época, liderava o Boca Juniors. Na decisão, o timaço de Riquelme, Palacio e Palermo superou o Grêmio, de Mano Menezes.
Nos últimos 10 anos, nove técnicos foram campeões da Libertadores pela primeira vez na vida: Edgardo Bauza, Alejandro Sabella, Celso Roth, Muricy Ramalho, Tite, Cuca, Marcelo Gallardo, Reinaldo Rueda e Renato Gaúcho. Apenas Bauza ganhou o troféus duas vezes (2008 e 2014).
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…