Piquerez celebra gol do ponto precioso do Palmeiras na estreia. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
O gol de falta marcado por Joaquín Piquerez no empate por 1 x 1 com o San Lorenzo, no Estádio Nuevo Gasômetro, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, não é aleatório. O lateral-esquerdo uruguaio treina — e acerta de vez em quando. Para sorte do técnico Abel Ferreira, ele estava com o pé calibradíssimo nessa quarta-feira.
Piquerez não balançava a rede em uma cobrança de falta desde a derrota do River Plate do Uruguai, um dos ex-times dele, para o Progreso, em 6 de novembro de 2019, no Estádio Saroldí, em Montevidéu, pela décima rodada do campeonato nacional. Jorge Fossati comandava a equipe à época. O adversário virou o jogo à época e venceu o River por 2 x 1.
Abel Ferreira fez de Piquerez um lateral-artilheiro. Na temporada passada, uma das peças mais versáteis do time fez seis gols, dois deles na fase de grupos da Libertadores contra o Barcelona de Guayaquil e o Bolívar. A bola na rede contra o San Lorenzo é a segunda de Piquerez nesta temporada. Deixou o dele também nos 5 x 1 contra a Ponte Preta.
O resultado do Palmeiras na estreia é bom diante das escolhas de Abel Ferreira. Sete titulares não viajaram. Estão focados na partida de volta contra o Santos na final do Campeonato Paulista. Endrick, Marcos Rocha, Mayke, Murilo, Raphael Veiga, Weverton e Zé Rafael permaneceram em São Paulo. São muitas ausências. Um Palmeiras desfigurado.
Mas há sempre um detalhe. Quando Abel Ferreira ajoelha e começa a fazer garranchos à beira do campo, senta que lá vem um plano. Depois de um primeiro tempo ruim, o Palmeiras melhorou na etapa final. Desperdiçou pelo menos duas oportunidades para empatar a partida. Uma delas na cabeçada do zagueiro Gustavo Gómez para fora.
Um dos pontos fortes do Palmeiras são os lances de bola parada. O feitiço virou contra o feiticeiro no primeiro tempo. O gol do San Lorenzo começa em uma cobrança de escanteio na cabeça do beque colombiano Romaña. O time alviverde cresceu quando figurões de Abel Ferreira começou a entrar em campo. O volante Aníbal Moreno, o centroavante Flaco López e o lateral Piquerez mudaram o panorama da partida. Coube a Piquerez marcar o belo gol de falta no ângulo direito do goleiro Facundo Altamirano. Um pontinho precioso.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…