Dez pitacos sobre futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana

Compartilhe
  1. Mil e uma inutilidades

Sobre os jogos do fim de semana, algumas considerações. Foi bacana ver o Fluminense em campo durante boa parte do empate diante do Flamengo com sete jogadores de Xerém: Nogueira, Reginaldo, Léo, Luiz Fernando, Wendel, Lucas Fernandes e Pedro. Belo trabalho de Abel Braga. Quanto ao Flamengo, continuo achando excessivo o número de bolas cruzadas para a área. Com o elenco que tem, essa não pode ser a principal alternativa rubro-negra em momentos de pânico. De tanto insistir, deu certo com Willian Arão.

E o Yago Pikachu, hein? É o artilheiro da era Milton Mendes no Vasco com três gols. Que fase!  O bate-boca entre Nenê e Douglas faz parte do jogo. Mas esse nervosismo todo por causa de uma partida contra o Nova Iguaçu??? Numa boa, isso é assunto mal resolvido no vestiário.

Para terminar, que golaço do Sassá! Aliás, o Botafogo está se especializando em gols de voleio e de bicicleta. É no Brasileirão, é na Libertadores, é no Campeonato Carioca. Quanta pintura.

Falando agora da Taça Rio. As semifinais mil e uma inutilidades serão Vasco x Flamengo e Botafogo x Fluminense. Fala sério. Não dá para levar esse regulamento bizarro a sério. Se alguém precisa da conquista da Taça Rio é o Vasco. O presidente Eurico Miranda deu nota 11 para esse pífio Estadual de 2017. Segundo: pode dar confiança ao trabalho de Milton Mendes. Os outros três times têm Compromissos duros pela frente. Flamengo e Botafogo precisam de pontos na Libertadores. O Fluminense estreia na Copa Sul-Americana contra o Liverpool. Para diminuir a inutilidade, que tal o Flamengo lançar Vinicius Júnior no time profissional contra o Vasco? E o Vasco lançar Paulinho contra o Flamengo? São duas joias, uma jovem rivalidade. Ambos foram campeões do Sul-Americano Sub-17 neste ano. Que tal o Fluminense jogar contra o botafogo com um time todo formado em Xerém? E o Botafogo usar as suas pratas da casa também. Fica a sugestão para tornar o fim de festa da Taça Rio minimamente atraente.

A partir de agora, o que de fato interessa é a semifinal do Estadual. De um lado, Fluminense x Vasco. Do outro, Flamengo x Botafogo. Enfim, estragaram o que era bacana: o campeão da Taça Guanabara enfrentava o da Taça Rio. Pelo outro regulamento, o Fluminense teria chance de conquistar a Taça Rio e ganhar o Carioca direto. Neste ano, pode faturar a Taça Guanabara e a Taça Rio… E não ganhar o Campeonato Carioca! É demais pra mim.

  1. Dois classificados

Numa boa, o Linense está fazendo uma força danada para “entregar” ao São Paulo a vaga às semifinais. Vendeu mando de campo e fez até gol contra na vitória tricolor neste domingo, no Morumbi. Visitante dentro de casa, o time de Rogério Ceni cumpriu o dever de casa e está classificado. Alguma dúvida? Favorito ao título na minha opinião, o Palmeiras teve uma exibição de campeão na virada contra o Novorizontino. Numa boa, que chatice a expulsão do Roger Guedes por subir no alambrado para comemorar o gol alviverde. Ok, é uma recomendação, mas o futebol está ficando cheio de muito mimimi. Borja e Dudu também foram decisivos.

Quanto a Corinthians e Santos, ambos gostam de viver perigosamente. Eliminado em casa pelo Audax no ano passado, o Timão leva um 0 x 0 traiçoeiro com o Botafogo de Ribeirão Preto para a Arena Corinthians. E o Santos vai ter que correr atrás da Ponte Preta na Vila Belmiro. Bom time esse da Macaca. Vai causar transtornos na Série A.

  1. A raposa, o galo e o caça-gol

Não é de hoje que venho falando aqui nos pitacos: esse time do Cruzeiro vai dar trabalho no Campeonato Brasileiro. O time de Mano Menezes deu mais uma prova disso na vitória de sábado sobre o Atlético-MG. Em dois clássicos neste ano, duas vitórias celestes. O Cruzeiro tem um time compacto e veloz. A meu ver, peca na hora de matar o jogo. Tinha  2 x 0 no placar e passou sufoco ao sofrer um do Galo. Thiago Neves fez o que se espera dele: uma assistência e um gol. Fred, o que não deve: agrediu e foi expulso. Ah, mais um detalhe: Fred é o artilheiro do Campeonato Mineiro, mas passou em branco nos dois clássicos. Olho no Elias. É um dos jogadores que o Tite, mais cedo ou mais tarde, vai testar na Seleção Brasileira. É nome para brigar com Giuliano pela reserva de Paulinho.

E o Caça-Rato, hein? Pra mim, o Jajá queria imitar o Túlio Maravilha em um jogo de 1996 do Botafogo, quando o centroavante parou a bola em cima da linha e fez um gol de calcanhar. Só não combinou com o Caça-Rato, ou melhor, Caça-Gol, no empate do Tupi com o América-MG. Bizarro, muito bizarro…

  1. Com B de Bolaños. B de Barrios

Ouso dizer que o Grêmio encerrou o mata-mata com o Veranópolis na primeira partida. Sem chance de virada. Em alta no tricolor gaúcho, o oportunista Miller Bolaños chegou aos seis gols e é o artilheiro do Estadual. Ele deixou o time durante o jogo e outro gringo brilhou: Barrios. A superioridade do Grêmio é impressionante. Só uma baita surpresa impedirá o título da trupe de Renato Gaúcho.  Por último, um recado para quem anda à procura de um bom volante. Prestem um pouco de atenção no Jardel, do Novo Hamburgo.  Joga muito. Fica a dica.

  1. Lampions League

Esqueçam Taça Rio, quartas de final do Paulistão e do Gaúcho, última rodada da primeira fase do Mineiro… Os jogos mais emocionantes nas próximas semanas são as semifinais da Copa do Nordeste. Com gostinho de final de Estadual. O colega Cassio Zirpoli, especialista na Lampions League, lembra que a próxima fase reúne 9,8 milhões de torcedores e 10 títulos. De um lado, um Ba-Vi de arrebentar. Do outro, o clássico pernambucano entre Sport e Santa Cruz. O tricolor baiano desbancou o Sergipe. O Vitória eliminou o River. O Sport precisou dos pênaltis contra o Campinense. E o Santa Cruz dispensou o Itabaiana.

  1. Tem Flamengo rebaixado…

Sim, aconteceu no Campeonato Baiano. O Flamengo de Guanambi  perdeu por 3 x 1 para o Vitória da Conquista e desabou com uma rodada de antecedência para a segunda divisão do Estadual. Em nove partidas, o Flamengo genérico acumula quatro empates e cinco derrotas. Aproveitamento pífio de 14,8%. Teve rebaixamento também no Campeonato Goiano. Sobrou para o Crac, do meu colega de redação Amarildo. Ao todo, 23 times de 13 estaduais já caíram para a segunda divisão: Serra Talhada-PE, Carapebus-RJ, São Bernardo-SP, Chapadão-MG, Ypiranga-RS, Passo Fundo-RS, Audax-SP, Toledo-PR, PSTC-PR, São Francisco-PA, Guarani-CE, Brasília-DF, Atlético Taguatinga-DF, Tigres-RJ, Crac-GO, Invinhema-MS, Flamengo de Guanambi-BA, Linhares-ES, Cacerense –MT, Operário-MT, Itapipoca-CE, Atlético Pernambucano-PE e Galícia-BA.

  1. Te cuida, Evaristo! Olho nele, Rivaldo

No post de domingo mostrei que Neymar poderia chegar ao centésimo gol com a camisa do Barcelona. Conseguiu na goleada por 4 x 1 sobre o Granada. Na história do clube catalão, só dois brasileiros conseguiram marcar 100 ou mais gols: Evaristo de Macedo (105) e Rivaldo (130). Aos 25 anos, Neymar tornou-se o quinto jogador mais jovem a marcar 100 gols. Fica atrás do parça Lionel Messi (22), Mariano Martín (24) e Evaristo de Macedo (24). Brilhante.

  1. David Neres x Ronaldo e Romário

Decisivo na vitória do Ajax por 2 x 1 sobre o Feyernoord no clássico do Campeonato Holandês, David Neres balançou a rede pela primeira vez em três jogos com a camisa do time profissional. Antes, só havia marcado pela equipe B diante do NAC Breda. Na equipe principal, passou em branco diante do Heracles, no Holandês, e do Copenhague, na Liga Europa.  Comparei o feito do moleque revelado pelo São Paulo ao de dois gênios que jogaram no Campeonato Holandês. Ronaldo precisou de um jogo oficial para fazer o primeiro dele com a camisa do PSV na estreia diante do Vitesse. Balançou a rede uma vez, em 28 de agosto de 1994, na goleada por 4 x 2. David Neres igualou o desempenho de Romário. O Baixinho só fez gol na terceira partida oficial, em 6 de novembro de 1988, contra o Roda. Antes, havia passado em branco diante do Twente e do Haalem. Tá bom demais, Neres!

  1. Será impossível, Tite?

Quem sou eu para dizer ao Tite e ao preparador de goleiros Taffarel (monstro!) que o Diego Alves tem que ser titular da Seleção Brasileira. Mas não figurar nem sequer entre os três em nenhuma das convocações até agora é um absurdo. O cara voltou a brilhar neste fim de semana. Pegou mais uma cobrança de pênalti na vitória do Valencia sobre o La Coruña. Foi a 24ª defesa em 50 desde a chegada ao futebol espanhol. O recordista na história da Liga. E não é só porque Diego Alves pega pênalti. Ele é experiente, enfrenta os melhores jogadores do mundo em uma dos principais nacionais da Europa. Se isso não é suficiente…

  1. Não esqueci do Candangão, não!

Depois do encerramento da última rodada da primeira fase, no sábado, fiz uma análise das quartas de final. Se você não leu ainda, clica aqui e confere lá.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

15 horas atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

3 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

3 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

4 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

5 dias atrás
  • Esporte

Palmeiras domina a arte de negociar joias com times de ponta da Europa

A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…

6 dias atrás