De bicampeão da Copa do Brasil a rebaixado na temporada seguinte: Cruzeiro pode repetir Sport

Compartilhe

Vencer o Palmeiras, no Mineirão; e torcer para o Botafogo derrotar o Ceará, no Nilton Santos. Essa é a fórmula do Cruzeiro para evitar neste domingo a inédita queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. Se acontecer, o time celeste repetirá a trajetória do Sport — o único campeão da Copa do Brasil rebaixado no ano seguinte à glória no mata-mata nacional.

Em 2008, o Sport conquistou a Copa do Brasil ao derrotar o Corinthians na final. Comandado por Nelsinho Baptista, o Leão da Ilha perdeu o jogo de ida por 3 x 1, no Morumbi. Na volta, bateu o adversário paulista por 2 x 0 e levou a taça graças ao gol marcado em São Paulo.

Embalado pelo título na segunda competição mais importante do país e o 11º lugar no Brasileirão de 2008, o Sport entrou confiante (até demais) na Série A 2009, mas se perdeu. Passou 10 das 38 rodadas atolado na última colocação. O campeão da Copa do Brasil 2008 caiu para a segunda divisão em último lugar no Brasileirão 2009.

O Cruzeiro iniciou a temporada com um bicampeonato da Copa do Brasil no currículo. Superou o Flamengo na final de 2017 e o Corinthians em 2018. Jamais um clube havia levado o título do torneio em anos consecutivos. O time celeste quase alcançou a terceira decisão seguida. Foi eliminado pelo Internacional nas semifinais. O Colorado decidiu o título com o Athletico-PR.

Os cruzeirenses mais supersticiosos se agarram ao desfecho do Brasileirão de 1991 para escapar da degola. Naquele ano, o Cruzeiro escapou do rebaixamento ao vencer o Palmeiras por 2 x 0, no Independência, em Belo Horizonte; e ver o Botafogo derrotar o Grêmio, em Caio Martins. Com a combinação de resultados, o time celeste permaneceu na elite e o tricolor gaúcho foi condenado à Série B.

Outros clubes viveram situações bem mais terríveis do que Cruzeiro e Sport. Dois campeões da Copa do Brasil caíram para a segunda divisão no mesmo ano em que conquistaram o mata-mata nacional. O Juventude festejou o título nacional em 1999 contra o Botafogo. Calou o Maracanã e passou vergonha no Brasileirão. Para sorte do time de Caxias do Sul, a reviravolta protagonizada pelo Gama no tapetão manteve o Juventude na elite em 2000.

O Palmeiras não teve a mesma sorte. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o time alviverde faturou a Copa do Brasil 2012. No fim do ano, caiu para a segunda divisão com Gilson Kleina.

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Os ritmistas de Flu e Atlético-MG: palpites da 5ª rodada do Brasileirão

Brasileirão – 5ª Rodada Fluminense x Atlético-MG Quando: 04/05/2024, às 16h, no Kléber Andrade (Cariacica)…

2 dias atrás
  • Esporte

Papo de quarta divisão: análise das estreias de Brasiliense e Real na Série D

  A primeira rodada do Grupo 5 da Série D do Campeonato Brasileiro deixou algumas…

4 dias atrás
  • Esporte

Goleador, Vinícius Junior vira carrasco dos melhores goleiros do mundo

O Fifa The Best elegeu cinco goleiros melhores do mundo diferentes nas últimas cinco edições…

5 dias atrás
  • Esporte

Paulo Pelaipe confirma ao blog acerto com o novo dono da SAF do Cruzeiro

A caminho do Cruzeiro, Paulo Pelaipe?   “Sim”, respondeu o executivo ao blog às 18h19…

5 dias atrás
  • Esporte

Gabigol é liberado no momento em que Pedro amarga 225 minutos de jejum

A liberação de Gabigol para voltar a treinar e jogar pelo Flamengo é a melhor…

6 dias atrás
  • Esporte

G-4 ignora tempo de serviço: 10 pitacos sobre a rodada 4 do Brasileirão

Resenha da 4ª rodada do Brasileirão   Prematuros A classificação após quatro rodadas do Brasileirão…

6 dias atrás