Um mês antes da Copa de 2014, o mundo ficou pasmo com o valor da venda de David Luiz ao Paris Saint-Germain: 49,5 milhões de euros. O titular da Seleção tornava-se naquela época o zagueiro mais caro da história do futebol. Menos de quatro anos depois, o beque do Chelsea caiu do primeiro para o quinto lugar no ranking e o recordista — Van Dijk — custou bem mais do que o brasileiro. O Liverpool arrancou o holandês do Southampton por 85 milhões de euros.
A resposta para a inflação vem do bolso dos xeques: das cinco maiores transações de defensores da história do futebol, quatro foram feitas por Manchester City ou Paris Saint-Germain, ambos bancados por mecenas endinheirados do chamado mundo árabe. O principal concorrente do Liverpool na corrida por Van Dijk era justamente o time comandado por Pep Guardiola. Para superá-lo, os Reds tiveram de jogar o preço do reforço holandês nas alturas.
Com isso, o reinado de David Luiz entre os homens de defesa durou apenas duas temporadas. O de Van Dijk não deve ter longa duração também. Na janela de transferências de 2016/2017, John Stones trocou o Everton pelo Manchester City por 56 milhões de euros. Com isso, David Luiz perdeu uma posição e passou a ser o segundo mais caro da história. Dali em diante, o mercado dos jogadores dessa posição só inflacionou.
Quando a janela de verão abriu no meio deste ano, David Luiz desceu do segundo para o quinto lugar. Pep Guardiola foi às compras e tirou Kyle Walker do Tottenham por 51 milhões de euros. Depois, deu uma passadinha no Monaco e adquiriu o lateral-esquerdo Benjamin Mendy por 57 milhões de euros. David Luiz já era o quarto no ranking dos mais caros…
Na última quarta-feira, o Liverpool quebrou a banca, deu um chapéu no Manchester City e arrematou Van Dijk, do Southampton, por 85 milhões de euros. O zagueiro holandês de 26 anos é simplesmente um dos 10 jogadores mais caros da história. Perde apenas para Lukaku, as duas transações de Neymar — do Santos para o Barcelona e do clube catalão para o PSG — Gonzalo Higuaín, Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, Paul Pogba e Ousmane Dembélé.
Acredite se quiser: Van Dijk custou mais, por exemplo, do que o Barcelona pagou ao Liverpool para ter Luis Suárez (81,7 milhões de euros). Saiu mais caro do que o Real Madrid desembolsou por Zidane na temporada de 2001/2002 — 77,5 milhões de euros.
Em tão pouco tempo, David Luiz, que impressionou o mundo da bola ao tornar-se o defensor mais caro do futebol em todos os tempos, saiu da lista dos 20 mais caros do planeta para assumir o 37º lugar no ranking.
Aos 26 anos, o zagueiro de 1,93m nasceu em Breda, na Holanda, passou por Willem II e Groningen nas divisões de base conquistou títulos pelo Celtic, da Escócia. Foi bicampeão nacional em 2014 e em 2015 e da Copa da Escócia em 2017. Na temporada de 2015/2016, o Southampton comprou o zagueiro por 15,7 milhões de euros. Duas temporadas depois, faturou cinco vezes mais na venda para o Liverpool. Bom negócio ou não?
Os 5 defensores mais caros da história
O Botafogo perdeu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado porque é…
Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…