Croácia disputou repescagem com a Grécia na repescagem das Eliminatórias. Foto: CFF
Depois de um dia pesado de trabalho aqui em Moscou, ainda dá tempo de chamar atenção para uma curiosidade sobre a final entre França e Croácia antes de dizer boa noite. A baita seleção de Modric, Rakitic, Mandzukic e outros “ics” tem tudo para fazer mais história do que se imagina. Amigos, eles podem ser o primeiros campeões egressos da repescagem. Sim, essa equipe conseguiu a vaga na penúltima hora de ficar em segundo no grupo da Islândia.
A Croácia teve de se submeter a dois duelos com a Grécia. Goleou por 4 x 1 no jogo de ida e administrou o 0 x 0 na casa do adversário. E aí, o resto da história você conhece. Derrotou a Nigéria, a Argentina e a Islândia na fase de grupos, despachou Dinamarca, Rússia e Inglaterra com um sofrimento de dar orgulho, por exemplo, aos corintianos.
O feito da Croácia quase rolou com a Alemanha em 2002. Sim, os tetracampeões já tiveram que passar pela repescagem. A coisa ficou feia nas Eliminatórias para o Mundial do Japão e da Coreia do Sul. A Inglaterra conquistou a vaga direta e os germânicos encararam a Ucrânia nos playoffs. O primeiro jogo, em Kiev, acabou 1 x 1. Na volta, Alemanha 4 x 1.
Aquele time do meia Ballack, comandado por Rudi Völler, conseguiu ir da repescagem a final da Copa do Mundo de 2002. Decidiu o título com o Brasil, mas perdeu por 2 x 0, gols do Ronaldo “Fenônemo”, lá em Yokohama.
O século 21 é marcado por conquistas inéditas de seleções. A Grécia conquistou a Euro-2004. Portugal faturou a Euro-2016. O Chile é o atual bicampeão da Copa América (2015 e 2016). A Austrália ganhou a Copa da Ásia em 2015. A Espanha entrou para o grupo dos campeões mundiais na Copa da África do Sul, em 2010. Zâmbia (2012) e Tunísia (2004) inseriram seus nomes na lista dos vencedores da Copa Africana de Nações. Argentina (2004 e 2008), México (2012) e Brasil (2016) ganharam o ouro nos Jogos Olímpicos pela primeira vez.
Quem sabe chegou a hora da Croácia. Te cuida, França!
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…
José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…