Mascotes da Copa do Mundo Fifa 2026: conheça Maple, Zayu e Clutch

Compartilhe

A Fifa revelou nesta quarta-feira as mascotes da Copa do Mundo de 2026, de 11 de junho a 19 de julho, no Canadá, nos Estados Unidos e no México. Pela segunda vez em quase 100 anos de torneio, serão três. Cada um representando uma nação anfitriã da primeira edição com 48 seleções: Maple (Canadá), Zayu (México) e Clutch (EUA). A edição de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, teve Ato, Kaz e Nik.

“A equipe de 2026 acaba de ficar maior – e mais divertida! Maple, Zayu e Clutch estão cheios de alegria, energia e espírito de união, assim como a própria Copa do Mundo da FIFA”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

As três mascotes são fundamentais para a atmosfera incrível e divertida que estamos criando para este torneio revolucionário. Eles conquistarão corações e provocarão celebrações em toda a América do Norte e em todo o mundo. Já posso imaginá-los em camisas infantis, lendas do futebol e — em outra estreia neste torneio — estrelando videogames jogados por milhões em todo o mundo”, acrescenta o dirigente.

Há novidades. Maple, Zayu e Clutch são as primeiras mascotes jogáveis, ou seja, serão um game, no novo título licenciado pela Fifa Heroes, que será lançado em 2026. Segundo a entidade, o jogo faz parte do crescente portfólio sob o guarda-chuva da FIFAe, com o objetivo de tornar o futebol digital acessível a mais fãs. De acordo com a organização, Maple, Zayu e Clutch estarão em todos os lugares — dando as boas-vindas ao mundo, inspirando jovens fãs e torcendo pela ação durante o torneio. Os fãs poderão comprar camisetas das mascotes e outras mercadorias na FIFAStore.com.

Conheça as três mascotes

» Maple the Moose (Alce)

Nasceu para vagar, viajando por todas as províncias e territórios do Canadá enquanto se conectava com as pessoas e abraçava a rica cultura do país. Um artista amante do estilo de rua, entusiasta da música e goleiro dedicado, Maple encontrou um propósito por meio da criatividade, resiliência e individualidade sem remorso. Com um talento especial para fazer defesas lendárias e um coração cheio de força e liderança, Maple combina histórias intermináveis e talento imparável.

» Zayu, a onça-pintada

A onça-pintada das selvas do sul do México, incorpora a rica herança e o espírito vibrante do país. Com um nome inspirado na união, força e alegria, Zayu se transforma em campo como atacante, mostrando engenhosidade e agilidade excepcionais que intimidam os defensores. Fora do campo, Zayu abraça a cultura mexicana por meio da dança, comida e tradição, unindo pessoas além das fronteiras com paixão. Mais do que um atleta, Zayu é um símbolo de celebração e conexão cultural, carregando o coração do México com orgulho.

» Clutch the Bald Eagle (águia da cabeça branca)

Tem uma sede insaciável de aventura, voando pelos Estados Unidos e abraçando todas as culturas, jogos e momentos com curiosidade e otimismo sem limites. Destemido em campo e edificante fora dele, Clutch lidera pela ação – reunindo companheiros de equipe, levantando o ânimo e transformando cada desafio em uma oportunidade de subir mais alto. Uma faísca social e fanática por esportes, Clutch, como todos os grandes meio-campistas, une as pessoas onde quer que vão provando que o verdadeiro voo é sobre propósito, paixão e jogo.

Mascotes da Copa

  • 1966: Willie (Inglaterra)
  • 1970: Juanito (México)
  • 1974: Tip e Tap (Alemanha Ocidental)
  • 1978: Gauchito (Argentina)
  • 1982: Naranjito (Espanha)
  • 1986: Pique (México)
  • 1990: Ciao (Itália)
  • 1994: Striker (EUA)
  • 1998: Footix (França)
  • 2002: Ato, Kaz e Nik (Japão e Coreia do Sul)
  • 2006: Goleo VI e Pille (Alemanha)
  • 2010: Zakumi (África do Sul)
  • 2014: Fuleco (Brasil)
  • 2018: Zabivaka (Rússia)
  • 2022: La’eeb (Catar)
  • 2026: Maple, Zayu e Clutch (Canadá, México e EUA)

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Tá pago! Dos 4 títulos do Flamengo no ano, 3 foram decididos por reforços

Dos quatro títulos conquistados pelo Flamengo na temporada, três foram decididos por reforços contratados neste…

1 dia atrás
  • Esporte

Corra que Jill Ellis vem aí: Copa do Mundo de 2027 tem “blitz” de 48h no DF

Aos 59 anos, a inglesa Jillian Anne Ellis é uma das mulheres mais poderosas do…

2 dias atrás
  • Esporte

Fred vence no DF primeiro jogo oficial como técnico do Fortaleza Sub-17

A Super Copa Capital não é vitrine restrita aos 1.024 jogadores de até 17 anos…

3 dias atrás
  • Esporte

Flamengo e PSG ganham títulos continentais com executivos portugueses

O Flamengo revolucionou o mercado brasileiro ao conquistar os títulos da Libertadores e do Brasileiro…

5 dias atrás
  • Esporte

O peso de Rondinelli, Ronaldo Angelim e D4nilo na história do Flamengo

O Flamengo tem tradição de conquistar títulos em cobranças de escanteio de um camisa 10…

5 dias atrás
  • Esporte

Palmeiras x Flamengo: “final das bets” turbina volume de apostas no Brasil

  De um lado o Palmeiras com patrocínio da inglesa Sportingbet no espaço nobre da…

6 dias atrás