Cruzeiro de 2017 é o último campeão da Copa do Brasil que iniciou a campanha na primeira fase. Foto: CBF
A Copa do Brasil não tem um campeão de ponta a ponta, ou seja, que começou a campanha lá atrás, roendo o osso nos perrengues da primeira fase, até a final, desde 2017. À época, o Cruzeiro estreou contra o Volta Redonda, no Rio; foi ao Pará duelar com o São Francisco; encarou o Murici, em Alagoas; e depois foi passando por Chapecoense, Palmeiras, Grêmio e o Flamengo na decisão.
De 2018 para cá, a Copa do Brasil tem sido conquistada por clubes que pegam atalho, ou seja, entram em etapas mais adiantadas, na “hora do filé”. Um privilégio, por exemplo, de times classificados para a Libertadores. As últimas cinco edições do mata-mata nacional foram para a sala de troféus de clubes beneficiados com vagas a partir das oitavas ou da terceira fase. O mesmo Cruzeiro (2018), além de Athletico-PR (2019), Palmeiras (2020), Atlético-MG (2021) e Flamengo (2022) escaparam dos perrengues das fases mais duras do torneio na rota do título.
Doze clubes tiveram direito a atalho na Copa do Brasil deste ano: os classificados para a Libertadores, os campeões da Copa Verde, da Copa do Nordeste e da Série B e o nono colocado no Campeonato Brasileiro. Onze deles entraram na terceira fase e se classificaram para as oitavas: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR, Atlético-MG, Fortaleza, Sport, Cruzeiro e São Paulo. O Paysandu é o único da turma que não aproveitou o benefício. O time paraense foi eliminado por 6 x 0 pelo Fluminense no placar agregado.
Dos 16 remanescentes na Copa do Brasil, quatro estão na luta desde o início da competição: América-MG, Bahia, Botafogo, Grêmio e Santos. Estes são os candidatos a quebrar o tabu de seis anos e repetir o feito do Cruzeiro de 2017, ou seja, conquistar o título de ponta a ponta.
A tendência, no entanto, é o favoritismo da turma da Libertadores. As semifinais da temporada passada, por exemplo, reuniram três deles: Flamengo, Fluminense e Corinthians. O único “intruso” foi o São Paulo. O tricolor paulista iniciou a disputa na primeira fase e foi avançando até figurar entre os quatro melhores do mata-mata nacional. De 2018 para cá, o campeão tem sido um representante do bloco de atalho, especialmente times da Libertadores.
Classificados para as oitavas de final
» 5 disputam desde o início
América-MG
Bahia
Botafogo
Grêmio
Santos
» 11 entraram na terceira fase e avançaram
Flamengo
Palmeiras
Internacional
Fluminense
Corinthians
Athletico-PR
Atlético-MG
Fortaleza
Sport
Cruzeiro
São Paulo
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…