As quartas de final da Copa do Brasil viraram uma espécie de Copa dos Campeões. Dos sete remanescentes na disputa pelo título, apenas um não estampa no currículo o segundo troféu mais importante do país. A exceção é o Bahia. O tricolor baiano terá de passar pelo atual vice-campeão Flamengo se quiser realizar o sonho da glória inédita.
O vencedor desse duelo medirá força com o Juventude, campeão da Copa do Brasil em 1999, ou o tricampeão Corinthians. O Timão venceu três edições do torneio em 1995 2002 e em 2009.
Do outro lado da chave, o Vasco tentará seguir trilhando o caminho do bi contra o Athletico-PR. O clube cruzmaltino foi campeão em 2011. O adversário nas quartas de final à época foi justamente o Furacão.
O sobrevivente avançará às semifinais contra o São Paulo, campeão inédito no ano passado conra o Flamengo, ou o Atlético-MG, vencedor do torneio na Triplete de 2021. A seguir, o blog apresenta o retrospecto, histórias e palpites para a próxima fase.
Vasco x Athletico-PR
Voltam a se encontrar nas quartas de final depois de 13 anos. Houve confronto nessa fase em 2011, quando o Vasco avançou devido aos gols marcados fora de casa e marchou rumo ao título inédito. Houve empate por 1 x 1 em São Januário e por 2 x 2 na Arena da Baixada. À época, gol fora de casa tinha peso maior. Os candidatos às semifinais também mediram forças em 1997. O Furacão prevaleceu nas oitavas de final. Interessantes duelos entr Fernandinho e Philippe Coutinho, ex-parceiros na Seleção e adversários na Premier League; e referências estrangeiras no comando do ataque. O argentino Vegetti no Vasco e o uruguaio Mastriani no lado rubro-negro. Os técnicos Rafael Paiva e Martin Varini eram auxiliares até pouco tempo.
Ida
São Januário (Rio)
Volta
Arena da Baixada (Curitiba)
Palpite do blog: Vasco
São Paulo x Atlético-MG
Não se encontravam na Copa do Brasil desde o ano 2000, quando disputaram as semifinais. O tricolor paulista ganhou por 3 x 0 no Morumbi, empatou por 3 x 3 no Mineirão e decidiu o titulo contra o Cruzeiro. Atual campeão do mata-mata nacional, o São Paulo tenta repetir o bicampeonato do Cruzeiro nas temporadas de 2017 e de 2018. Um técnico argentina estará nas sefimifinais. Resta saber se será Luis Zubeldia ou Gabriel Milito. Criticado no São Paulo, Igor Gomes terá um mata-mata contra o clube pelo qual se formou nas categorias de base.
Ida
Morumbi (São Paulo)
Volta
Arena MRV ou Mineirão (Belo Horizonte)
Palpite do blog: Atlético-MG
Bahia x Flamengo
Em 1990, o primeiro título do Flamengo teve justamente o Bahia como adversários nas quartas de final. O time rubro-negro venceu no Rio por 1 x 0 e administrou empate por 1 x 1, em Salvador. O último encontro aconteceu nas oitavas de final de 2000. A equipe carioca empatou por 1 x 1 no Maracanã e venceu na Fonte Nova por 3 x 1. Campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2022, Everton Ribeiro estará do lado tricolor no mata-mata. Rogério Ceni era o técnico do Flamengo nos títulos do Brasileirão (2020), do Carioca (2021) e da Supercopa do Brasil (2021). Formado pelo Vitória, o zagueiro David Luiz reviverá os bons tempos de Ba-Vi, agora pelo rubro-negro carioca.
Ida
Arena Fonte Nova (Salvador)
Volta
Maracanã (Rio de Janeiro)
Palpite do blog: Flamengo
Juventude x Corinthians
Em 1997, o Timão avançou nas cobranças de pênalti por 5 x 3. O Timão havia vencido em Caxias do Sul por 2 x 0 e perdeu na capital paulista por 2 x 0. Dois anos depois o duelo foi pelas oitavas de final da Copa do Brasil e o time gaúcho prevaleceu. com o placar agregado de 3 x 0. Aquele resultado deu moral para o Juventude caminhar rumo ao titulo inédito da Copa do Brasil na decisão contra o Botafogo. Jair Ventura levo o Corinthians ao vice na edição de 2018. Dessa vez, o técnico estará sentado no banco de reservas do Juventude depois de eliminar o Fluminense nas oitavas de final.
Ida
Alfredo Jaconi (Caxias do Sul)
Volta
Neo Química Arena (São Paulo)
Palpite do blog: Corinthians
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…