James chega à final da Copa América com seis assistências e um gol. Foto: Conmebol
Aos de memória curta: a Colômbia não está na final da Copa América por acaso. Há três anos, a seleção cafetera só não decidiu o título contra o Brasil no Maracanã porque perdeu a semifinal para a Argentina nos pênaltis por 3 x 2 após igualdade por 1 x 1 no tempo regulamentar no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Havia uma ausência naquele elenco. O então técnico Reinaldo Rueda não convocou James Rodriguez e entregou a camisa 10 a Cordona. A Federação Colombiana de Futebol e o treinador alegaram que o meia do Everton não estava no nível ideal de competição.
James Rodriguez rebateu à época. “Não receber a confiança da comissão técnica quebra com tudo e me causa uma dor enorme, já que sempre dei até a minha vida pela camisa da seleção da Colômbia”, publicou o jogador nas redes sociais. Mesmo sem ele, a Colômbia terminou a Copa América em terceiro lugar depois de derrotar o Peru.
De volta à Copa América, James Rodriguez classificou a Colômbia para a final na vitória por 1 x 0 contra o Uruguai com um desempenho impressionante sob o comando do técnico argentino Néstor Lorenzo. O craque acumula seis assistências e um gol em cinco partidas.
Na estreia, deu duas assistências contra o Paraguai. Mais uma contra a Costa Rica. Foi eleito o melhor jogador no duelo com o Brasil na terceira rodada. Balançou a rede, deu duas assistências e foi o craque do jogo nas quartas de final contra o Panamá. Nas semifinais, foi o autor do cruzamento para o gol da vitória marcado por Lerma. James conquistou o prêmio de melhor jogador da partida em quatro das cinco exibições da Colômbia. Não é pouco.
A Colômbia está na final da Copa América pela terceira vez com a assinatura de James. Depois do vice contra o Peru em 1975 e do título em casa contra o México em 2001, a seleção vai peitar a atual campeã mundial Argentina no Hard Rock Stadium, em Miami. O maestro da Colômbia tinha 10 anos no título de 2001. Aos 33, pode levar o país ao bi.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…