Lautaro Martínez tem dois gols na Copa América saindo do banco de reservas. Foto: Charly Triballeau/AFP
Fala mal de Lautaro Martinez quem se limita a ver o atacante sazonalmente em torneios com a camisa da seleção da Argentina. Como fizeram memes com ele na Copa do Mundo do Catar! Lembram? Não jogava nadinha…
Muitos desses críticos sequer sabiam o time do jogador e o papel relevante dele até a metade da temporada de 2022/2023. Lautaro Martínez desembarcou no Oriente Médio e se apresentou ao técnico Lionel Scaloni para o Mundial com oito gols e cinco assistências até a pausa nas competições europeias para o evento da Fifa. Ficou marcado por ter jogado mal contra a Arábia Saudita e México em duas exibições na fase de grupos e perdeu a posição para Julián Álvarez contra a Polônia. Mudou o ritmo da prorrogação na final contra a França, converteu pênalti e… nada!
Lautaro Martínez ajudou a Internazionale a disputar a final da Champions League naquela temporada contra o Manchester City, brindou o clube com o título italiano antecipado. Foi o artilheiro isolado com 24 gols. Nem mesmo os três gols do Toro em amistosos abriram caminho para iniciar a Copa América entre os titulares ao lado de Messi. Saiu do banco de reservas para marcar o segundo na vitória contra o Canadá e resolver o duelo com o Chile.
O placar mínimo é mentiroso. A Argentina teve a bola nos pés em 61% do tempo de jogo. Finalizou 22 vezes. Cinco delas com perigo. O goleiro chileno Bravo trabalhou pelo menos oito vezes. A marcação em linha alta funcionou, porém o adversário liderado por Ricardo Gareca resistiu até os 43 minutos do segundo tempo no Estádio Metlife, em Nova Jersey.
Lionel Messi deixou o jogo lesionado. Ele provavelmente não enfrentará o Peru na última rodada da fase de grupos. Nem há necessidade disso. É melhor preservar o camisa 10 para as oitavas de final. A expectativa, portanto, passa a ser sobre o substituto dele no ataque ao lado de Julián Álvarez. Lionel Scaloni vai optar por Di María ou a vaga é de Lautaro?
Independentemente da escolha, a Argentina se mostra forte, consolidada para disputar o bicampeonato da Copa América, nadar de braçada nas Eliminatórias e chegar ao Mundial de de 2026 como uma das favoritas ao título com ou sem Messi e Di María. A seleção de Lionel Scaloni é muito organizada, competitiva e letal. Messi faz falta? Óbvio! Ele participou dos três gols da Argentina na Copa América. Duas assistências na estreia contra o Canadá e a cobrança de escanteio para o gol de Lautaro Martínez no duelo com o Chile.
E pensar que essa guinada começou no Brasil quando o ex-presidente da CBF, Rogério Caboclo, e o secretário-geral Walter Feldman convenceram o então presidente Jair Bolsonaro a trazer a Copa América de 2021 para o Brasil devido ao impacto da pandemia na Argentina e na Colômbia. A conquista no Maracanã virou a chave e deu início à sequência de títulos na Copa América, Finalíssima e Copa do Mundo.
E o Canadá, hein? A vitória magrinha por 1 x 0 contra o Peru abriu caminho para a seleção de Alphonso Davies sonhar com vaga às quartas de final da Copa América. Um impulso e tanto para o trabalho de consolidação de uma das anfitriãs da Copa de 2026. O camisa 10 Jonathan David, meia-atacante do Lille, decidiu a partida. O duelo decisivo será contra o Chile na última rodada. Apenas uma das duas seleções irá à fase eliminatória.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…