Israel não disputa a Copa do Mundo desde 1970, jamais participou da Euro, é um estranho no Velho Continente ao não jogar as Eliminatórias na Ásia por questões diplomáticas, mas curte uma “vibe” positiva de um jogador árabe-israelense nesta temporada. Nascido em Nazaré, Munnas Dabbur faz o maior sucesso no Campeonato Austríaco e na Liga Europa.
Aos 26 anos, o atacante é o artilheiro isolado do segundo torneio mais importante do Velho Continente. Tem cinco gols na Europa League com a camisa do Red Bull Salzburg. Na estreia, balançou a rede do Leipzig na vitória por 3 x 2. Na segunda rodada, fez dois gols no triunfo por 3 x 1 sobre o Celtic e foi eleito o melhor jogador da partida. Marcou também contra o Rosenborg no triunfo por 2 x 0. Os concorrentes mais próximos são o companheiro de time Takumi Minamino e Emilio Zelaya, do Apollon, da Grécia.
O centroavante é capaz de fazer milagres. Na temporada 2011/2012, estreou na Premier League de Israel, como é chamado o campeonato nacional, com oito gols em 26 jogos. Na edição seguinte, ajudou o clube a quebrar o jejum de 10 anos sem título ao levar a equipe ao título de 2012/2013. Munas Dabbur marcou 10 gols em 26 partidas. Na versão seguinte, participou de parte da campanha do bicampeonato com quatro bolas na rede e foi vendido ao Grasshopper, da Suíça, por apenas 400 mil euros.
Munas Dabbur brilhou no Campeonato Suíço. Em 2015/2016, arrematou a artilharia da Superliga com 19 gols. Terminou em primeiro lugar também no ranking das assistências, com 12, ao lado do francês Yoric Ravet. O sucesso o levou a ser cogitado como reforço por Werder Bremen e Palermo, mas trocou o Grasshopper pelo Red Bull Salzburg. Valorizado, custou 6 milhões de euros ao clube austríaco.
O reforço quase protagonizou outro milagre. Na temporada passada, o time dele chegou às semifinais da Liga Europa contra o Olympique de Marselha, mas foi eliminado. Na fase de grupos, o RB Salzburg havia terminado em primeiro, à frente justamente do adversário francês. A trajetória na fase de mata-mata pilhou a torcida. Despachou Real Sociedad, Borussia Dortmund, Lazio e só foi parado pelo Olympique de Marselha.
O árabe-israelense faz um temporada extraordinária. Além de ser goleador isolado do Campeonato Austríaco com oito gols, lidera a corrida pela artilharia da Liga Europa com cinco bolas na rede. Promessa da seleção de Israel, em casa, na Euro Sub-21 de 2013. No ano seguinte, ganhou a primeiro oportunidade na esquadra principal em amistososo contra o México e Honduras. Balançou rede pela primeira vez na goleada por 4 x 0 sobre Andorra nas Eliminatórias para a Eurocopa 2016. Avaliado em 12,5 milhões de euros, Munas Dabbur tem tudo para dar mais um salto na carreira ao fim desta temporada.
O Red Bull Salzburg lidera o Grupo B da Liga Europa com 12 pontos, seis à frente do primo RB Leipzig, da Alemanha e do Celtic, da Escócia, cada um com seis pontos. O Rosenborg, da Noruega, amarga a lanterninha. Perdeu todos os jogos.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…