CBNFOT130520213862 (1) Mané Garrincha abrigou a final da Recopa Sul-Americana em 2021. Foto: Conmebol Mané Garrincha abrigou a final da Recopa Sul-Americana em 2021. Foto: Conmebol

Oficial: Flamengo x Defensa y Justicia pelas oitavas da Libertadores será com público no Mané

Publicado em Esporte

Como o blog vinha informando nos últimos dias, o Flamengo receberá o Defensa y Justicia no Mané Garrincha, em Brasília, com público na próxima quarta-feira (21), no duelo de volta das oitavas de final da Libertadores. Depois de o presidente do clube argentino, José Lemme, revelar em entrevista ao blog a transferência no post publicado aqui na quarta-feira (14), o mandatário do Flamengo, Rodolfo Landim, confirmou a partida na capital ao desembarcar no Rio de Janeiro depois da vitória por 1 x 0 na primeira partida, em Florencio Varela.

“Brasília, mas temos que acertar ainda o processo de como seria a venda de ingressos. Precisamos conversar primeiro com o pessoal aqui”, disse o presidente do Flamengo aos repórteres no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A Conmebol também confirmou a partida em Brasília.

 

 

A confirmação acontece paralelamente a uma entrevista coletiva no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, para informar e explicar justamente como funcionará a volta do público aos estádios. justamente por causa da solicitação do Flamengo. Explico: Brasiliense e Gama jogam a Série D do Campeonato Brasileiro, mas não podem jogar com torcida porque a CBF, organizadora do torneio nacional, ainda não liberou. A Conmebol, sim, autorizou, em nota publicada no último domingo, inclusive com os protocolos para o retorno da torcida. Portanto, a medida do GDF beneficia apenas clubes interessados em mandar partidas internacionais no Distrito Federal.

O Mané Garrincha tem capacidade para aproximadamente 70 mil torcedores, mas comercializará 25% de lugares marcados para imunizados com dose dupla ou uma no caso da Janssen com 15 dias de antecedência da partida. As exigências detalhadas para o acesso ao estádio na edição suplementar do Diário Oficial do Distrito Federal no fim deste post.

O blog apurou que havia incerteza até a manhã desta quinta-feira. O Defensa y Justicia havia concordado em jogar no Mané Garrincha, mas demorava a assinar o documento de transferência. Àquela altura, a Conmebol só poderia oficializar a mudança de cidade mediante da concordância entre os dois clubes. Angustiado com o prazo, o Flamengo chegou a acionar o governo e a prefeitura do Rio na tentativa de colocar 10% de público no Maracanã.

Em entrevista ao blog no início da tarde desta quinta-feira, o gerente geral do Defensa y Justicia, Guido Baroli, confirmou que o clube aceitou, inclusive, enfrentar o Flamengo com público no Mané Garrincha. “Infelizmente, temos problema com isso na Argentina e os nossos torcedores não puderam ir ao estádio, mas não temos problema nenhum se o jogo, em Brasília, for com público ou sem torcida”, afirmou o dirigente do clube campeão da Copa Sul-Americana no ano passado e da Recopa, no Mané, contra o Palmeiras, neste ano.

A reportagem apurou que a Conmebol não se opõe e aguarda documento oficial com a concordância do Defensa y Justicia para aprovar. A entidade deixou claro, no fim de semana, que é a favor da volta do público cumprindo com os protocolos dela e das cidades e países.

Como venceu o jogo de ida por 1 x 0, o Flamengo terá vantagem do empate na próxima quarta-feira, no Mané Garrincha. Se o Defensa y Justicia devolver o placar, a vaga para as quartas de final será disputada nas cobranças de pênalti. O sobrevivente do mata-mata terá pela frente Internacional ou Olimpia, que se enfrentam nesta quinta, em Assunção.

É a segunda vez que o Flamengo mandará jogo da Libertadores em Brasília. A primeira faz 30 anos. Em 26 de março de 1991, o Flamengo recebeu o Bella Vista do Uruguai, no Mané Garrincha. Foi um jogo dramático. O time uruguaio abriu o placar com Navarro. O rubro-negro só empatou a partida aos 44 minutos do segundo tempo, graças ao meia-atacante Marcelinho Carioca.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf