Customizado Mané Garrincha está reservado para o jogo do Flamengo na próxima quarta pela Libertadores Mané Garrincha está reservado para o jogo do Flamengo na próxima quarta pela Libertadores

Brasília vai liberar volta do público aos estádios e encaminha jogo do Fla no Mané pelas Libertadores

Publicado em Esporte

O Distrito Federal será a primeira unidade da federação a liberar o retorno gradual dos torcedores aos estádios. O blog apurou que o processo para liberação da presença de 25% de torcedores (17.500 no caso do Mané Garrincha) foi discutido nesta terça-feira, está pronto, foi encaminhado à Casa Civil e aguarda apenas assinatura do governador em exercício, Paco Britto, para publicação no Diário Oficial do DF. Rubro-negro, o chefe do executivo local, Ibaneis Rocha, está em férias, mas deu aval.

A primeira partida com público deve ser entre Flamengo e Defensa y Justicia, na próxima quarta-feira (21), no Mané Garrincha, mas há possibilidade até de que o Gama se beneficie da retomada neste sábado contra o Goianésia, pela sétima rodada da Série D. A dificuldade, neste caso, é o curto prazo.

Uma definição está tomada: a presença de público é restrita para pessoas imunizadas contra a covid-19, mediante comprovação de imunização, após 15 das do recebimento da segunda dose da vacina ou da dose única, caso específico dos imunizados pela Janssen. Os demais detalhes, como o controle rígido do acesso para evitar o risco de falsificações de exames e comprovantes de vacinação serão divulgados em breve no DODF.

 

13,37% da população de 3 milhões de habitantes do DF está imunizada com as duas doses da vacina ou dose única no caso específico da Janssen. A fatia que recebeu aplicação de apenas uma dose é 36,9% segundo balanço atualizado no início da noite desta terça-feira

 

A liberação é restrita aos jogos de futebol de competições profissionais. Há um partida prevista para sábado, no Mané Garrincha. O Gama receberá o Goianésia pela sétima rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Em principio, a diretoria alviverde planeja o jogo com portões fechados. Em tese, não há tempo para a Arena BSB, concessionária responsável pela administração do estádio, liberar as arquibancadas. Como publicou o blog em post anterior, o plano de reativação do estádio demanda prazo de um mês.

Com a iminente oficialização do jogo do Flamengo contra o Defensa y Justicia no próximo dia 21 pelo duelo de volta das oitavas de final da Libertadores, a Arena BSB só conseguiria deixar a arena pronta para receber público com conforto e, principalmente, segurança sanitária, em uma semana. O mutirão para isso, inclusive, está em andamento.

O último evento com público na arena foi o show do Maroon 5, em 3 de março de 2020. Depois da apresentação, o estádio ficou fechado por causa da pandemia. Serviços como banheiros, bebedouros e elevadores estavam todos desligados durante a pandemia.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf