Nagelsmann Julioan Nagelsmann tem 33 anos, um mês mais jovem do que Messi. Foto: Lluis Gene/AFP Julioan Nagelsmann tem 33 anos, um mês mais jovem do que Messi. Foto: Lluis Gene/AFP

Com a classificação do Leipzig, escola alemã pode ter três técnicos nas semifinais da Champions League

Publicado em Esporte

A semifinal da Liga dos Campeões da Europa pode ter até três técnicos alemães. Depois da virada épica do Paris Saint-Germain de Thomas Tuchel, na quarta-feira, o jovem Julian Nagelsmann, 33 anos — um mês mais novo do que Lionel Messi —, é o segundo representante da escola germânica na próxima fase do “Final Eight” disputado em Lisboa, Portugal. Um deles estará na decisão do título no Estádio da Luz, no próximo dia 23.

O time bancado pela multinacional do energético, que tem equipes na Áustria, Alemanha, Estados Unidos e no Brasil, eliminou o Atlético de Madrid, por 2 x 1, e enfrentará o PSG de Neymar, Mbappé, Di María e companhia nas semifinais. Se o Bayern Munique, de Hans-Dieter Flick, desbancar o Barcelona nesta sexta-feira, teremos três alemães entre os quatro melhores desta edição do principal torneio de clubes do mundo. Simplesmente impressionante!

Curiosamente, o atual campeão europeu é alemão. Eleito melhor do mundo na última edição do Fifa The Best, Jürgen Klopp levou o Liverpool ao título na temporada passada. Nesta, deu adeus ao torneio justamente contra o Atlético de Madrid. Está “vingado” pelo compatriota Julian Nagelsmann — um nome que não é novidade para quem acompanha o blog.

Há quatro anos, escrevi um post sobre a fantástica campanha do Hoffenheim na temporada 2016/2017 da Bundesliga. À época, o treinador tinha 29 anos. Ele havia chegado ao mês de dezembro de 2016 invicto na Bundesliga. Fazia sucesso usando o sistema 3-5-2. Cruzou a linha de chegada do Alemão em quarto lugar. Classificou o Hoffenheim para a Liga dos Campeões e ganhou o prêmio de melhor treinador alemão de 2017.

 

  • Ascensão do Red Bull Leipzig
    2009/2010 – Quinta divisão (campeão)
    2010/2011 – Quinta divisão (4º)
    2011/2012 – Quarta divisão (3º)
    2012/2013 – Quarta divisão (campeão)
    2013/2014 – Terceira divisão (vice-campeão)
    2014/2015 – Segunda divisão (5º)
    2015/2016 – Segunda divisão (vice-campeão)
    2016/2017 – Bundesliga (vice-campeão)
    2017/2018 – Bundesliga (6º) + Quartas de final da Europa Legue
    2018/2019 – Bundesliga (3º) + Fase de grupos da Europa League
    2019/2020 – Bundesliga (3º) + Semifinal da Champions League

 

Par você ter uma ideia do feito de Nagelsmann, nunca antes na história do torneio, um time da antiga banda oriental da Alemanha havia chegado tão longe na Champions League. O Red Bull Leipzig está a um jogo da decisão apresentando jogo coletivo. Deu prova de superação no ataque após a perda de Timo Werner. O artilheiro do time na temporada 2019/2020 com 34 gols e 13 assistências em 45 jogos não está em Portugal. Foi vendido ao Chelsea por 53 milhões de euros (R$ 336 milhões).

O clube londrino deu autorização a Werner para participar do “Final Eight”. Porém, ele preferiu apresentar-se, em Londres, Como Julian Nagelsmann defende o futebol coletivo, a ausência do astro da companhia teve pouco impacto no confronto com o Atlético de Madrid. O dinamarquês Yussuf Poulsen herdou a missão de comandar o ataque nesta fase.

A semifinal não será fácil para o PSG. Julian Nagelsmann lembra Jorge Sampaoli em um quesito: é inquieto no que diz respeito ao sistema tático. Camaleão, muda o time de um jogo para outro e altera a configuração do time várias vezes na mesma partida. Nesta temporada, ousou escalar dois camisas 9 clássicos — Schick e Poulsen no empate por 0 x 0 com o Wolfsburg, em 7 de março. Ousado, deixou o goleador Timo Werner no banco.

O treinador também revolucionou a defesa. Transformou os laterais Halstenberg e Klostermann em zagueiros. Ambos formam a linha de três defensores ao lado de Upamecano. Contra o Atlético de Madrid, apostou no 3-6-1 segundo definiu o site alemão Kicker. Outros portais germânicos apontam o sistema que eliminou Diego Simeone como 3-3-3-1. Para sorte de Neymar, Thomas Tuchel conhece bem Julian Nagelsmann. Independentemente de quem passar, a Alemanha já tem um técnico classificado para a final no próximo dia 23.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf