Hoff Julian Nagelsmann nasceu em 1987: quinto lugar e nenhuma derrota na Bundesliga. Foto: Divulgação/Bundesliga

Com técnico de 29 anos, Hoffenheim é um dos dois invictos nas principais ligas da Europa

Publicado em Esporte

A temporada está na metade nas sete principais ligas da Europa — Alemão, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano e Português — e apenas dois times continuam invictos: o Real Madrid na Liga das Estrelas e o surpreendente Hoffenheim na Bundesliga. Comandado por Zinedine Zidane, o clube merengue acumula 37 jogos sem perder em qualquer torneio. O último triunfo foi diante do Kashima Antlers, na final do Mundial de Clubes da Fifa. Líder isolado do Nacional, a trupe de Cristiano Ronaldo continua impecável. Manteve a invencibilidade até contra o arrquirrival Barcelona.

O sucesso do Real Madrid é quase uma obrigação. Surpreendente, mesmo, é o Hoffenheim. O clube alemão é o único que ainda não perdeu na Bundesliga, mas não lidera o Campeonato. Quinto colocado, está atrás do Bayern de Munique, do Red Bull Leipzig, do Hertha Berlim e do Eintracht Frankfurt e à frente do Borussia Dortmund.

O curioso na campanha do Hoffenheim é a idade do treinador. Julian Nagelsmann tem 29 anos. Os comandados dele acumulam 6 vitórias e 10 empates no Campeonato Alemão. O clube da cidade de Sinsheim faz a melhor campanha de sua história. Na temporada de 2008/2009, fechou a competição em sétimo lugar.

Um dos truques do Hoffenheim é o sistema tático. Julian Nagelsman adota o aparentemente ultrapassado 3-5-2, uma das variações usadas por Antonio Conte no líder da Premier League, o Chelsea. No caso específico do Hoffenheim, a configuração dá segurança para marcar os adversários mais fortes da liga e sair nos contra-ataques.

A linha de três defensores é formada por Niklas Süle, medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, Kevin Vogt e Benjamin Hübner, com média de 1,90m de altura. Kaderabek e Toljan, outro vice-campeão olímpico no Brasil, fazem o papel de alas. Julian Nagelsman usa três homens no meio de campo — o capitão Rudy e os garçons Dermibay e Armiri — responsáveis por abastecer a dupla de ataque formada por Kramaric e o artilheiro Sandro Wagner, um centroavante alemão de 29 anos, grandalhão de 1,94m. Nesta temporada da Bundesliga, são 9 gols em 15 partidas.