Jesus mantém o sonho do título inédito do Manchester City ao eliminar Real. Foto: Foto: Oli Scarf/AFP
A Uefa Champions League teve apenas um campeão inédito no século. O Chelsea arrematou o título nos pênaltis contra o Bayern, em Munique, na temporada 2011/2012. A edição em andamento dá pinta de que pode batizar um calouro. Todos os seis times classificados para as quartas de final cobiçam o título inédito — Manchester City, Lyon, PSG, Atlético de Madrid, Atalanta e Red Bull Leipzig.
Esse número pode chegar a sete se o Napoli eliminar o Barcelona, no Campo Nou. Haveria um incrível “7 x 1” na próxima fase, ou seja, sete candidatos inédito ao título contra apenas um campeão. Caso o time de Lionel Messi prevaleça, hipótese mais provável, teremos no máximo dois vencedores da UCL na etapa derradeira, em Portugal, ou seja, um “6 x 2”. O remanescente entre Bayern de Munique e Chelsea será o outro.
As quedas de Real Madrid, Juventus, Liverpool e Borussia Dortmund nas oitavas de final abrem caminho para a possibilidade de uma decisão surpreendente como a de 2004 entre Porto e Monaco. Bayern de Munique, Chelsea e Barcelona são os candidatos a Porto, que conquistou o segundo título naquela versão. Os aspirantes a “Monaco” são quatro: PSG, Atalanta, Red Bull Leipzig e Atlético de Madrid. Nenhum dos quatro tem o título no currículo, mas um deles estará na decisão no próximo dia 23, no Estádio da Luz. Todos estão do mesmo lado na chave.
6 campeões inéditos teve a Libertadores no século — Once Caldas, Inter, LDU, Corinthians, Atlético-MG e San Lorenzo. A Champions League só teve um no mesmo período: Chelsea
Quer mais uma prova de que o caminho poucas vezes foi tão favorável a um título inédito? O classificado entre o pentacampeão Bayern e o campeão Chelsea enfrentará o pentacampeão Barcelona ou o Napoli. No mínimo duas ou as três camisas estreladas podem ficar fora da semi. Indícios de que uma nova ordem está por vir no principal torneio de clubes do mundo.
É mais fácil ser campeão inédito na Libertadores do que na Liga dos Campeões da Europa. Esse ainda é o grande barato do nosso torneio continental na comparação com o primo rico. Por aqui, (ainda não é proibido) sonhar com a primeira vez. Neste século, seis clubes conseguiram o feito na principal competição de clubes da América do Sul — Once Caldas (2004), Internacional (2006), LDU (2008), Corinthians (2012), Atlético-MG (2013) e San Lorenzo (2014). Enquanto isso, na Champions League, somente o Chelsea conseguiu a proeza.
Aguardemos o desfecho das oitavas de final neste sábado, mas só para não perder a piada, a Champions League está na iminência de testemunha um 7 x 1 nas quartas de final: sete candidatos inéditos ao título contra apenas um campeão. Cabe ao Barcelona de Lionel Messi evitar. Ou ao Napoli confirmar a histórica goleada dos calouros nas quartas de final.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…