A Inglaterra não arranca suspiros na Eurocopa, mas pegar no pé de Gareth Southgate é um excesso. O técnico completou 100 jogos no cargo ao derrotar a Suíça nos pênaltis por 5 x 4 depois do empate por 1 x 1 no tempo regulamentar. O jejum de títulos desde 1966 persiste, mas é inegável a coleção de bons resultados recentes sob a batuta do ex-jogador.
Gareth Southgate assume a Inglaterra em setembro de 2016. Dois anos depois classificava a seleção para as semifinais da Copa do Mundo. Quebrava um tabu de 28 anos. A última presença entre os quatro melhores havia sido na edição de 1990 disputada na Itália.
No ano seguinte, a Inglaterra alcançou o Final Four da Nations League. Foi eliminada pela Holanda na semifinal e derrotou a Suíça por 6 x 5 na decisão do terceiro lugar.
Em 2021, a Inglaterra se classificou pela primeira vez para a final da Eurocopa. Deixou o título escapar nos pênaltis contra a Itália na casa própria, o Estádio Wembley, em Londres.
A seleção inglesa ficou pelo caminho nas quartas de final da Copa de 2022 porque o astro Harry Kane perdeu pênalti contra a França. Não faltou oportunidade de seguir no torneio.
O roteiro da vitória contra a Suíça foi escrito sob medida para Bukayo Saka. Há três anos, o atacante foi vilanizado com injúrias raciais por ter errado na decisão por pênaltis contra a Itália. Saka fez o golaço de empate da Inglaterra com um chute cruzado de fora da área.
Saka voltou a ser o centro das atenções nas cobranças de pênalti. Converteu a terceira e tirou um caminhão das costas. Sentiu-se vingado em um confronto feito para ele. Guiados por Southgate, os súdito do Rei Charles II estão nas semifinais pela segunda edição seguida.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…
A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…
A apresentação do novo patrocinador máster do Palmeiras nesta segunda-feira, em São Paulo, é emblemática.…
O fim da era Gabigol no Flamengo e a lesão de Pedro deixaram um vácuo:…