Uma semana depois da publicação aqui no blog (16/4) e na edição impressa do Correio Braziliense (17/4) de que placares da primeira fase do Candangão deste ano podem ter sido contaminados por máfias de apostadores, duas investigações paralelas começam a engatinhar na apuração das suspeitas de manipulação de resultados na competição.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou, por meio da Procuradoria dos Direitos do Cidadão (PDDC), os contatos de todos os presidentes dos 12 clubes da primeira divisão e detalhes dos resultados das 36 partidas da primeira fase, como súmulas e imagens dos jogos.
A investigação também começa a tramitar no Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal. O blog apurou que os presidentes da federação local, Daniel Vasconcelos, e do Samambaia, Ceilândia e Formosa são os primeiros intimados a depor.
Principal interessado na apuração e esclarecimento do caso por comandar a entidade responsável pela organização do Candangão, o mandatário da FFDF é um dos três dirigentes que pediram ajuda ao MPDFT para investigar as denúncias.
A lista dos convocados a depor deve incluir o diretor de futebol da FFDF e o presidente da associação de árbitros do Distrito Federal, totalizando seis depoimentos de dirigentes.
Há suspeita de arranjos em alguns placares. Pelo menos três jogos são vistos com desconfiança. Em 2 de abril, o Formosa perdeu por 6 x 1 para o Samambaia. Uma casa de apostas prometia pagar alto por uma vitória por cinco gols de diferença. Chamam atenção, também, a derrota do Samambaia, por 3 x 0, para o Santa Maria, pela quinta rodada, e a goleada do Ceilândia por 8 x 1 na última rodada da primeira fase, em 10 de abril. A imagem bruta desses e de outros jogos devem ser analisadas.
Vários jogadores, alguns dirigentes e árbitros teriam sido abordados para facilitar a contaminação dos jogos mediante boa recompensa financeira. Samambaia e Formosa são os principais times na mira da investigação, mas, segundo uma fonte de fora do DF especialista nesse tipo de procedimento, inquéritos como esse não descartam a convocação de outros clubes, dirigentes, jogadores, membros de comissão técnica…
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram:@marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…