Fernando TJD-DF Fernando Silva Jr. tem experiência em ética, integridade e prevenções de infrações. Foto: Reprodução Fernando Silva Jr. tem experiência em ética, integridade e prevenções de infrações. Foto: Reprodução

Candangate: conheça o auditor do TJD-DF que comandará inquérito sobre manipulação de resultados

Publicado em Esporte

O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal, Vinícius Henrique Bernardes, deferiu nesta quinta-feira o requerimento do procurador geral do TJD-DF, Felipe Lacerda Soares, de instalação de inquérito para apuração de indícios de manipulação de resultados no Candangão. Como revelou o blog no último dia 16, a primeira fase da competição, na qual foram disputadas 36 partidas, pode ter sido alvo de uma máfia de apostadores. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) foi o primeiro a abrir investigação. O caso está nas mãos da Procuradoria dos Direitos do Cidadão (PDDC).

O escolhido para comandar o inquérito do TJD-DF e o auditor Fernando Silva Jr., o segundo mais antigo da casa. Ele foi designado mediante sorteio, como determina o artigo 82 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). “Deferido o pedido, o Presidente do Tribunal (STJD ou TJD) sorteará auditor processante, que terá o prazo de quinze dias para sua conclusão, prorrogável por igual período”, diz o texto. Caberá a ele elaborar a programação dos trabalhos.

Advogado com escritório em Brasília, Fernando Silva Jr. tem vasta experiência na Justiça Desportiva. É auditor do TJD-DF indicado pela seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Atualmente, é presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Ginástica, vinculado à Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). É vice-presidente do STJD do Ciclismo (CBC) e do Tiro com Arco (CBTARCO). Ocupa, ainda, as funções de procurador geral do STJD dos Desportos Aquáticos (CBDA), presidente do Comitê de Ética e Integridade da CBG e membro do Comitê de Ética e Integridade e prevenções de Infrações da CBC.

Fernando Silva Jr. exerceu cargo de subprocurador Geral do Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e assumiu cargo de Procurador do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD/AD). Na esfera acadêmica, é professor de Ética e Direito Desportivo no Curso de Formação de Treinadores de Futebol realizado pela Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF e pelo Projeto Gol. Foi professor e palestrante na Escola Nacional de Justiça Desportiva – ENJD, criada pelo STJD do Futebol.

Segundo o presidente do TJD, Vinicius Henrique Bernardes, os auditores tiveram conhecimento da possibilidade de manipulação de resultados no texto da última sexta-feira postado no blog e na reportagem publicada na edição impressa de sábado (17/4) do Correio Braziliense. O TJD pretende ouvir testemunhas e, se possível, caminhar em parceria com o MPDFT. “O tribunal preza pela transparência e fará o possível pela credibilidade do futebol candango”, afirmou.

Há suspeita de arranjo em alguns placares. Pelo menos três jogos são vistos com desconfiança. Em 2 de abril, o Formosa perdeu por 6 x 1 para o Samambaia. Uma casa de apostas prometia pagar alto por uma vitória por cinco gols de diferença. Chamam atenção, também, a goleada do Ceilândia por 8 x 1 na última rodada da primeira fase e a derrota do Samambaia, por 3 x 0, para o Santa Maria, pela quinta jornada do Candangão. Vários jogadores, alguns dirigentes e árbitros teriam sido abordados para facilitar a contaminação dos jogos mediante boa recompensa financeira. Samambaia e Formosa são times na mira da investigação.

Parcerias de grupos supostamente ricos feitas a toque de caixa, pontualmente, com times do Candangão carentes de receita também são observados com desconfiança. Uma fonte relatou ao blog que alguns dirigentes admitem, inclusive, terem se sujeitado aos acordos “para deixar de ser bobos” a fim de ter um elenco minimamente competitivo para fazer frente a times de maior investimento no Distrito Federal, como Brasiliense, Capital e Real Brasília.

A primeira fase do Candangão aconteceu 20 de fevereiro a 9 de abril. No total, foram disputadas 36 partidas. Quatro times caíram para a segunda divisão: Real Brasília, Samambaia, Sobradinho e Formosa. A segunda terminou nesta quarta-feira e definiu os classificados para o quadrangular semifinal: Brasiliense, Ceilândia, Gama e Luziânia. Os quatro jogarão entre si, em jogos de ida e volta. Dois deles decidirão o título em partida única.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf