95B8A4D1-4936-4313-B573-D9FB2C54F7C2

Candangate: TJD-DF ouvirá presidente da FFDF e outros cinco dirigentes sobre suspeitas de manipulação de resultados

Publicado em Esporte

Uma semana depois da publicação aqui no blog (16/4) e na edição impressa do Correio Braziliense (17/4) de que placares da primeira fase do Candangão deste ano podem ter sido contaminados por máfias de apostadores, duas investigações paralelas começam a engatinhar na apuração das suspeitas de manipulação de resultados na competição.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou, por meio da Procuradoria dos Direitos do Cidadão (PDDC), os contatos de todos os presidentes dos 12 clubes da primeira divisão e detalhes dos resultados das 36 partidas da primeira fase, como súmulas e imagens dos jogos.

A investigação também começa a tramitar no Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal. O blog apurou que os presidentes da federação local, Daniel Vasconcelos, e do Samambaia, Ceilândia e Formosa são os primeiros intimados a depor.

Principal interessado na apuração e esclarecimento do caso por comandar a entidade responsável pela organização do Candangão, o mandatário da FFDF é um dos três dirigentes que pediram ajuda ao MPDFT para investigar as denúncias.

A lista dos convocados a depor deve incluir o diretor de futebol da FFDF e o presidente da associação de árbitros do Distrito Federal, totalizando seis depoimentos de dirigentes.

Há suspeita de arranjos em alguns placares. Pelo menos três jogos são vistos com desconfiança. Em 2 de abril, o Formosa perdeu por 6 x 1 para o Samambaia. Uma casa de apostas prometia pagar alto por uma vitória por cinco gols de diferença. Chamam atenção, também, a derrota do Samambaia, por 3 x 0, para o Santa Maria, pela quinta rodada, e a goleada do Ceilândia por 8 x 1 na última rodada da primeira fase, em 10 de abril. A imagem bruta desses e de outros jogos devem ser analisadas.

Vários jogadores, alguns dirigentes e árbitros teriam sido abordados para facilitar a contaminação dos jogos mediante boa recompensa financeira. Samambaia e Formosa são os principais times na mira da investigação, mas, segundo uma fonte de fora do DF especialista nesse tipo de procedimento, inquéritos como esse não descartam a convocação de outros clubes, dirigentes, jogadores, membros de comissão técnica…

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram:@marcospaulolimadf