Campeões da Copa de 1994 e 2002 enviam carta à Fifa sobre o caos na CBF

Compartilhe

A crise na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ganhou mais pano para as mangas na noite desta quinta-feira. Um grupo de 25 jogadores campeões da Copa do Mundo nas edições de 1994 (tetra) e de 2002 (penta) divulgou carta aberta ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, relatando os desmandos na entidade. O documento termina com um clamor dos ex-jogadores por uma alteração urgente no Estatuto a fim de assegurar a participação deles no processo. Os capitães Dunga e Cafu encabeçam o abaixo-assinado. Nas entrelinhas há um pedido de socorro e intervenção.

“Este grupo tem o único interesse de defender a reputação da instituição que regula o futebol brasileiro, a qual encontra-se completamente abalada, tendo em vista os diversos escândalos ocorridos ao longo dos últimos anos”, inicia o texto dos jogadores.

Os 25 jogadores criticam a falta de democracia e transparência na eleição da CBF e lembra: “”Nenhum dos últimos cinco presidentes da entidade terminou o mandato, tendo em vista que foram afastados, banidos ou impugnados”, relata o documento oficial.

O texto também cita o boicote de 21 dos 40 clubes aptos a votar na Assembleia Eleitoral deste domingo. “Esclarecendo que não comparecerão à eleição da CBF por não estarem de acordo com o formato do pleito”, acrescenta o documento dos herois do tetra e do penta.

O manifesto encerra assim: “A Carta Aberta serve como uma forma de ‘desabafo’ dos ex-atletas, qeu sempre lutaram para que o futebol brasileiro pudesse alcançar o lugar merecido em que hoje se encontra e para dizer que continuam acompanhando de perto e preocupados com a atual condução do esporte mais praticado em nosso país”.

O texto é assinado por Dunga, Cafu, Ricardo Rocha, Jorginho, Leonardo, Paulo Sérgio, Roque Júnior, Gilmar Rinaldi, Juninho Paulista, Edmílson, Vampeta, Márcio Santos, Zetti, Rivaldo, Ricardinho, Paulo Sérgio, Luizão, Júnior, Dida, Mauro Silva, hoje vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (CBF), Belletti, Gilberto Silva, Roberto Carlos, Ronaldão e Denílson. Os jogadores divulgaram o documento nas respectivas redes sociais.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

O descompasso entre o plano de Filipe Luís e a entrega de Paquetá e Royal

Filipe Luís está engajado em reconstruir um setor ofensivo do Flamengo: o lado direito. Há…

18 horas atrás
  • Esporte

Prévia da 3ª rodada do Brasileirão 2026: análise, curiosidades, palpites e onde assistir

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 3   Vitória x…

1 dia atrás
  • Esporte

Empréstimo de Allan acelera o projeto do Flamengo para Evertton Araújo

O empréstimo de Allan ao Corinthians abre as portas para a consolidação de Evertton Araújo…

2 dias atrás
  • Esporte

A 500 dias da Copa do Mundo Feminina, arte de Izzy Credo pinta Brasília

  A 500 dias da Copa do Mundo Feminina no Brasil, de 24 de junho…

3 dias atrás
  • Esporte

Corinthians 0 x 1 Palmeiras: Carlos Miguel é herói depois de quase virar vilão

Poucos jogadores iniciam uma temporada sob tanta pressão como Carlos Miguel. O goleiro passou de…

3 dias atrás
  • Esporte

Flamengo: goleada contra o Sampaio não esconde o latifúndio defensivo

O risco de o Flamengo disputar o Quadrangular do Rebaixamento no Campeonato Carioca acabou em…

4 dias atrás