Com a vitória do San Lorenzo sobre o Banfield por 1 x 0 na noite desta terça-feira, o Boca Junior é o campeão argentino da temporada de 2016/2017 e o quinto clube garantido na Copa Libertadores da América de 2018. O clube xeneize não pode mais ser alcançado. Sim, a edição de 2017 ainda está nas oitavas de final, mas a próxima versão do principal torneio do continente já tem times garantidos. Nesta quarta-feira, o campeão Boca visita o Olimpo apenas para cumprir tabela e festejar o título nacional.
Comandado pelo ex-jogador e ídolo do clube Guillhermo Barros Schelotto, o Boca Juniors voltará ao torneio como campeão argentino. Hexcampeão continental, o time não participou da Libertadores nesta temporada. O elenco que acaba de faturar o título nacional tem como um dos heróis da conquista um jogador desprezado pelo São Paulo. Centurión veste a camisa 10 do Boca Juniors. Mas o astro da companhia é o artilheiro Dario Benedetto, com 18 gols.
O desafio do Boca Juniors na próxima Libertadores é igualar o recorde de títulos de um dos seus arquirrivais, o Independiente não ganha a taça desde 1984, mas soma sete títulos.
Classificado para as oitavas de final da Libertadores deste ano, o The Stongest, da Bolívia, está garantido na próxima edição como campeão do Torneio Apertura de 2016.
No Chile, uma das vagas é da Universidad de Chile, campeão do Torneio Clausura.
Eliminado na fase de grupos deste ano, o atual campeão Atlético Nacional, da Colômbia, é outro time confirmado na próxima edição de 2018 da Libertadores. Pegou a senha como campeão do Torneio Apertura da Colômbia.
Outro país que já tem um classificado para a próxima Libertadores é o Peru. A vaga é do Melgar,qualificado como campeão do Torneio de Verão.