Brasil x Argentina: Brasília é favorita a receber clássico em novembro

Compartilhe
Mané Garrincha é o palco predileto para Brasil x Argentina, em 21 de novembro. Foto: Ed Alves/CB. DA Press

Fora do mapa da CBF e da Conmebol nas Eliminatórias desde 2005, Brasília voltará a constar na tabela no ciclo para a Copa de 2026. A capital do país é favorita a receber o jogo mais esperado na fase de retomada da caminhada pelo hexa no Mundial do Canadá, Estados Unidos e México. O blog apurou que o Mané Garrincha é o palco predileto da entidade máxima do futebol brasileiro para Distrito Federal receberia o duelo contra a Venezuela, mas a CBF tirou do quadradinho e levou para o Morumbi, em São Paulo. A estreia do Brasil contra a Bolívia será no Mangueirão, Belém do Pará, em 8 de setembro.

As negociações e a opção pela principal arena do Distrito Federal estão avançadas e pendentes apenas de questões burocráticas. Nos bastidores, as articulações mobilizam, inclusive, altos escalões GDF, dos governos do Brasil e da Argentina. Consultadas pelo blog, três fontes confirmaram engajamento para a oficialização na cidade. Uma delas brincou alegando “briga de foice” entre os estados para abrigar o duelo mais disputado entre os nove do Brasil em casa.

Há um alinhamento por um clássico da paz capaz de reaproximar os países esportivamente depois da crise diplomática causada pelo cancelamento do “Clássico da Anvisa” de 5 de setembro de 2021 pelas Eliminatórias. Jogadores da Argentina entraram no país driblando normas sanitárias no auge da pandemia da covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária invadiu o campo e interrompeu o duelo disputado na Neo Química Arena, em São Paulo. A Fifa cancelou a partida. Em pé de guerra, a CBF e a AFA foram multadas pela entidade.

O indicativo é de que há 95% de chance de o Brasil receber a atual campeã da Copa América e da Copa do Mundo no Distrito Federal. A Arena da Amazônia despontava como favorita por questões de logística, mas pesa a favor do Mané Garrincha a capacidade do estádio para receber 72.788 torcedores em números oficiais. O palco é segundo maior do país para partidas de futebol, atrás apenas do ex-maior do mundo Maracanã (78.838).

Um dos argumentos para a realização do Superclássico em Manaus diz respeito ao itinerário da delegação. Antes de enfrentar a Argentina, o Brasil terá pela frente a Colômbia, provavelmente no Estádio El Campín, altitude de Bogotá, em 16 de novembro, ou em Barranquilla. Na sequência, a Seleção comandada interinamente pelo técnico Fernando Diniz até a posse do italiano Carlo Ancelotti embarcará rumo ao Brasil para treinos e o duelo com a Argentina pela sexta rodada das Eliminatórias. A tendência é Manaus hospedar o duelo contra a Venezuela, em 12 de outubro. Inclusive como parte de uma campanha em defesa da preservação da Floresta Amazônica. A Arena Pantanal, em Cuiabá, também recebeu a inspeção da CBF.

Na semana passada, o Mané Garrincha passou por vistoria. A equipe operacional da CBF aprovou o estádio e deixou deveres de casa para o clássico entre Brasil e Argentina. O principal deles diz respeito ao gramado. Como a arena tem agenda de shows intensa neste ano com montagem de palcos no campo, é preciso deixá-lo próximo da perfeição para a partida.

Brasília não recebe uma partida válida pelas Eliminatórias desde 4 de setembro de 2005. À época, a Seleção de Carlos Alberto Parreira goleou o Chile por 5 x 0 com show de Adriano. O Imperador fez três gols no velho Mané Garrincha. Juan e Robinho completaram o placar.

Em 2022, Brasília havia sido apresentada como alternativa para a realização do “Clássico da Anvisa”, mas faltava o parecer da Fifa sobre o imbróglio. Em vez de remarcar, a entidade castigou as duas filiadas financeiramente. A CBF tomou prejuízo de R$ 1,6 milhão. a AFA desembolsou R$ 812 mil. As duas federações apelaram à Corte Arbitral do Esporte (CAS) para ter os pontos da partida, mas diante da decisão da Fifa, ambas fizeram acordo e encerraram os processos.

Palco da despedida da Seleção feminina contra o Chile antes do embarque para a Copa do Mundo Feminina no mês passado, o Mané Garrincha recebeu o time masculino pela última vez em 13 de junho de 2021 na abertura da Copa América. O Brasil derrotou a Venezuela por 3 x 0. No mesmo ano, a Argentina eliminou a Colômbia nos pênaltis no Mané Garrincha.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Flamengo não era eliminado de um mata-mata sem fazer gol havia 13 anos

O Flamengo não era eliminado de um torneio nacional ou internacional disputado em dois jogos…

2 dias atrás
  • Esporte

Como o Flamengo planejou taticamente o duelo de volta contra o Peñarol

Madrugada da sexta-feira passada. Impactada pela derrota por 1 x 0 para o Peñarol no…

3 dias atrás
  • Esporte

O erro de Artur Jorge que quase custou a vaga do Botafogo às semifinais

O Botafogo tem dois zagueiraços. Alexander Barboza e Bastos formam baita dupla. A força física,…

3 dias atrás
  • Esporte

A estrela de Deyverson e a eliminação de um campeão divorciado da bola

Deyverson tem cinco gols em cinco participações na Libertadores. Três deles decisivos. Dois na vitória…

4 dias atrás
  • Esporte

Ramón Díaz molda Corinthians ao River Plate de 1996 e brilha nas copas

Guardadas as devidas proporções, o técnico Ramón Díaz emula em um Corinthians cada vez mais…

4 dias atrás
  • Esporte

STF julga futuro de Ednaldo Rodrigues na CBF; entenda a caça aos votos

Incluído na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) pela sexta vez em nove meses, o…

5 dias atrás