Brasil é campeão do Sul-Americano Sub-20 após campanha marcada por 7 x 1

Compartilhe

A Seleção Brasileira estreou no Campeonato Sul-Americano Sub-20 sendo humilhada pela Argentina por 6 x 0 na fase de grupos. Avançou ao hexagonal final e arrancou o empate por 1 x 1. Na soma dos resultados, perdeu para a Argentina por 7 x 1 na competição. O placar agregado jamais deve ser esquecido. A resposta do elenco verde-amarelo também não.

O Brasil é campeão do principal torneio da categoria pela 13ª vez. A segunda consecuntiva. Defendia o título depois da conquista em 2023. Os dois troféus sob o comando do contestado técnico Ramon Menezes. O treinador recupera pontos depois da má passagem como técnico interino da Seleção principal, da eliminação contra Israel nas quartas de final do Mundial Sub-20 de 2023 e do fracasso no Pré-Olímpico para os Jogos de Paris-2024.

Há quem meça a qualidade de uma Seleção Sub-20 pelo título. É um critério, porém não pode ser o principal. Recomenda-se observar o projeto, a ideia de jogo, o planejamento para a ponte dos jovens talentos das seleções de base com a principal.

Em 2023, o Brasil conquistou o Sul-Americano Sub-20 sob o comando de Ramon Menezes em uma partida épica contar o Uruguai na última rodada do hexagonal. Dos 20 jogadores convocados, apenas um tem figurado nas listas de Dorival Júnior nas Eliminatórias.

Savinho era o camisa da Seleção. No entanto, ele sofreu lesão e não conseguiu entrar em campo. A pedido de Ramon Menezes, continuou no elenco até o término da competição. Dorival Júnior gosta de Savinho. O jogador comandado pelo técnico Pep Guardiola no Manchester City inclusive iniciou algumas partidas entre os titulares nas Eliminatórias. Promessas como Arthur, Andrey Santos e Vítor Roque defendem times do exterior.

O futebol apresentado pela Seleção Brasileira não arrancou suspiros. O principal legado desse título é a resiliência de meninos que se comportaram como homens em busca da recuperação no torneio. Excessos como o de Igor Serrote à parte no empate por 1 x 1 com a Argentina, a geração 2005 mostrou respeito à camisa cinco estrelas. Em tempos de caça a um camisa 9, o centroavante Deivid Washington foi o artilheiro do Brasil com três gols.

Questiona-se o futebol, o técnico Ramon Menezes, a qualidade do elenco, mas é preciso ponderar: o Brasil dificilmente envia ao Sul-Americano Sub-20 e ao Mundial Sub-20 os melhores jogadores possíveis. Talentos precoces, Estêvão, Endrick e Vitor Roque têm idade para disputar o torneio, porém experimentam outro momento na carreira. Estêvão é a referência do Palmeiras. Endrick, reserva do Real Madrid. Vitor Roque defende o Real Bétis.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Prévia da 1ª rodada do Brasileirão 2026: análise, curiosidades, palpites e onde assistir

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 1   Atlético-MG x…

2 dias atrás
  • Esporte

A geração 2019 do Flamengo segue vencendo fora das quatro linhas

O inesquecível Flamengo da temporada de 2019 sob o comando de Jorge Jesus começa a…

2 dias atrás
  • Esporte

Copa do Mundo de Clubes 2029: o desafio do Brasil contra concorrentes árabes

Cobaia da primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa em 2000 na conquista do…

3 dias atrás
  • Esporte

Brasiliense 1 x 2 Gama: clássico faz 25 anos tratado como jogo qualquer

O Campeonato do Distrito Federal tem um clássico para chamar de seu há quase 25…

4 dias atrás
  • Esporte

Arco e flecha: Flaco López determina vitória do Palmeiras no Choque-Rei

A vitória do Palmeiras por 3 x 1 contra o São Paulo na Arena Barueri…

5 dias atrás
  • Esporte

Andrew: estreia no gol no Flamengo quebra a série de 46 jogos de Rossi

A provável estreia do recém-contratado Andrew com a camisa do Flamengo neste domingo no clássico…

6 dias atrás