Brasil é campeão do Sul-Americano Sub-20 após campanha marcada por 7 x 1

Compartilhe

A Seleção Brasileira estreou no Campeonato Sul-Americano Sub-20 sendo humilhada pela Argentina por 6 x 0 na fase de grupos. Avançou ao hexagonal final e arrancou o empate por 1 x 1. Na soma dos resultados, perdeu para a Argentina por 7 x 1 na competição. O placar agregado jamais deve ser esquecido. A resposta do elenco verde-amarelo também não.

O Brasil é campeão do principal torneio da categoria pela 13ª vez. A segunda consecuntiva. Defendia o título depois da conquista em 2023. Os dois troféus sob o comando do contestado técnico Ramon Menezes. O treinador recupera pontos depois da má passagem como técnico interino da Seleção principal, da eliminação contra Israel nas quartas de final do Mundial Sub-20 de 2023 e do fracasso no Pré-Olímpico para os Jogos de Paris-2024.

Há quem meça a qualidade de uma Seleção Sub-20 pelo título. É um critério, porém não pode ser o principal. Recomenda-se observar o projeto, a ideia de jogo, o planejamento para a ponte dos jovens talentos das seleções de base com a principal.

Em 2023, o Brasil conquistou o Sul-Americano Sub-20 sob o comando de Ramon Menezes em uma partida épica contar o Uruguai na última rodada do hexagonal. Dos 20 jogadores convocados, apenas um tem figurado nas listas de Dorival Júnior nas Eliminatórias.

Savinho era o camisa da Seleção. No entanto, ele sofreu lesão e não conseguiu entrar em campo. A pedido de Ramon Menezes, continuou no elenco até o término da competição. Dorival Júnior gosta de Savinho. O jogador comandado pelo técnico Pep Guardiola no Manchester City inclusive iniciou algumas partidas entre os titulares nas Eliminatórias. Promessas como Arthur, Andrey Santos e Vítor Roque defendem times do exterior.

O futebol apresentado pela Seleção Brasileira não arrancou suspiros. O principal legado desse título é a resiliência de meninos que se comportaram como homens em busca da recuperação no torneio. Excessos como o de Igor Serrote à parte no empate por 1 x 1 com a Argentina, a geração 2005 mostrou respeito à camisa cinco estrelas. Em tempos de caça a um camisa 9, o centroavante Deivid Washington foi o artilheiro do Brasil com três gols.

Questiona-se o futebol, o técnico Ramon Menezes, a qualidade do elenco, mas é preciso ponderar: o Brasil dificilmente envia ao Sul-Americano Sub-20 e ao Mundial Sub-20 os melhores jogadores possíveis. Talentos precoces, Estêvão, Endrick e Vitor Roque têm idade para disputar o torneio, porém experimentam outro momento na carreira. Estêvão é a referência do Palmeiras. Endrick, reserva do Real Madrid. Vitor Roque defende o Real Bétis.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como a ingenuidade de Filipe Luís virou arma contra o Flamengo

As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…

6 horas atrás
  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

19 horas atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

23 horas atrás
  • Esporte

Saída de Coutinho do Vasco expõe relação tóxica entre ídolos e torcidas

Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…

2 dias atrás
  • Esporte

O papelão de Mourinho ao minimizar denúncia de racismo contra Vinicius Junior

José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…

2 dias atrás
  • Esporte

Estaduais deveriam adotar modelo da Copa do Brasil para times da Série A

A Copa do Brasil, com início nesta terça-feira, tem o antídoto contra a maratona insana…

4 dias atrás