Uma das especialidades de Lee é a cobrança de falta. Foto: Glyn KIRK/AFP
Vice-campeã do Mundial Sub-20 em 2019, a Coreia do Sul trouxe ao Catar um dos destaques da campanha na Polônia. Há três anos, o tigre asiático avançou em segundo lugar em um grupo contra Argentina, Portugal e África do Sul. No mata-mata, mais resultados expressivos. Nas oitavas de final, a Coreia do Sul desbancou o arquirrival asiático Japão. Nas quartas, superou Senegal. Na semi, eliminou o Equador. Na decisão do título, perdeu para a Ucrânia, por 1 x 0.
Um dos destaques daquela campanha veste a camisa 18 da Coreia do Sul. Lee Kang-in é o único vice-campeão mundial aproveitado pelo técnico Paulo Bento nesta Copa do Mundo. É o jogador diferente da turma de meninos revelados nas divisões de base da Coreia do Sul. No Mundial da Polônia, conquistou a Bola de Ouro como melhor jogador em um torneio que teve Erling Haaland como artilheiro disparado da competição com nove gols.
Lee Kang-in chegou está no futebol espanhol desde os 10 anos. O Valencia foi a porta de entrada na Europa. Hoje, o jogador de 21 anos é uma das referências do Mallorca, 11º colocado no Campeonato Espanhol. É dele que o zagueiro Thiago Silva falou na entrevista coletiva do último domingo antes do duelo eliminatória pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
“O Lee é muito bom jogador. Sabemos da qualidade que ele tem, da qualidade técnica incrível dele, como de todo o time. Tivemos recentemente esse confronto, sabemos que será difícil”, disse o capitão referindo-se à goleada por 5 x 1 no último encontro com os adversários.
Joia sul-coreana, Lee Kang-in é especulado há tempos, principalmente, por clubes ingleses. Clubes como Newcastle e Burnley sondaram o jogador. Na Holanda, um dos interessados é o Feyenoord. Paulo Bento tem resistência a apostar no jovem jogador, mas teve coragem.
O meia-atacante causou tumulto, por exemplo, contra Gana. Bagunçou o jogo quando o time perdia por 2 x 0. Entrou em campo incendiando o duelo. Criou o lance do gol asiático. Ganhou moral e virou titular contra Portugal na última rodada da fase de grupos.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…