Basquete 3 x 3 O sérvio Dusan Bulut (jersey branca) é o "LeBron James" da modalidade ao ar livre. Foto: Andrej Isakovic/AFP O sérvio Dusan Domovic (camisa branca) é o "LeBron James da modalidade ao ar livre. Foto: Andrej Isakovic/AFP

Basquete 3 x 3: conheça os astros da modalidade urbana estreante na Olimpíada de Tóquio

Publicado em Esporte

Sabe aquela pelada de basquete três contra três na metade da quadra do condomínio, do bairro ou no Parque da Cidade para driblar a ausência de 10 jogadores para usar o campo inteiro? Virou modalidade olímpica e estreia nesta edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, sem ter os Estados Unidos como favoritos. A inclusão do jeitão urbano e menos convencional de praticar o esporte da bola laranja é mais um passo da gestão do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, de seduzir jovens e usar o potencial do evento para promover ainda mais a inclusão de países como a Mongólia.

Reis do basquete e eternos favoritos na modalidade convencional 5 x 5 no masculino e no feminino, os Estados Unidos são coadjuvantes no 3 x 3. O favoritismo pertence ao país do Leste Europeu, pedacinho de terra especialista na formação de arremessadores de três pontos. Daí o favoritismo de nações como a Sérvia e a Letônia na competição masculina. Arremessos do meio da rua são fundamentais nesse estilo de praticar basquete.

O astro do basquete 3 x 3 entre os homens é Dusan Domovic Bulut.  O grandalhão sérvio de 1,91m e 35 anos tem quatro medalhas de ouro e uma prata na Copa do Mundo da modalidade; e dois ouros, uma prata e um bronze na Eurocopa desse estilo de jogo.

Dusan Bulut até tentou jogar basquete convencional. No entanto, inspirado no filme Homens Brancos não sabem enterrar (1992), estrelado por Woody Harrelson e Wesley Snipes, preferiu a liberdades das quadras ao ar livre. O número 1 do mundo defende o Novi Sad Al-Wahda.

 

Regrinhas básica do basquete 3 x 3

  • Três jogadores contra três com direito a um reserva
  • Metade da quadra, com dimensões de 15m x 11m
  • 12 segundos de posse de bola
  • 10 minutos de jogo. Venceu quem chegar aos 21 pontos primeiro

 

Os Estados Unidos não se classificaram para o torneio masculino 3 x 3. Os candidatos ao ouro são a Sérvia, primeira colocada no ranking, o Comitê Olímpico Russo, segundo na lista da modalidade, além de Letônia, Holanda, China, Polônia e Bélgica.

Os norte-americanos são representados no torneio feminino. Elas competem com a França, líder do ranking, Comitê Olímpico Russo, China, Romênia, Itália, Japão e Mongólia. O torneio tem duas grandes histórias. Uma delas, de Kelsey Plum.

A jogadora do Las Vegas Ace, uma das franquias da WNBA, é recordista de pontos na história da NCAA, a liga de basquete universitário dos Estados Unidos. Fez 3.397 pontos antes da profissionalização. Número 1 no draft de 2017 da WNBA, a californiana viveu um drama recente. Em 2020, sofreu grave lesão no tendão de Aquiles e ficou de molho. Onze meses depois, voltou às quadras para defender a seleção dos Estados Unidos no Pré-Olímpico do basquete 3 x 3 e fez a diferença. Classificou o país para o torneio feminino.

A estreia olímpica do basquete 3 x 3 motivou a cura de Kelsey Plum a tempo de ir a Tóquio e deu oportunidade ao surgimento de uma estrela em um país asiático. A Mongólica é a sétima colocada no ranking mundial por causa de Khulan Onolbaatar. Aos 21 anos, a porta-bandeira do país na cerimônia de abertura de Tóquio virou uma das referências do país nos Jogos.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf