Bundesliga volta A volta do futebol na Alemanha passa pelo clássico entre Borussia e Schalke. Foto: Ina Fassbender/AFP A volta do futebol na Alemanha passa pelo Signal Iduna Park, palco de Borussia x Schalke 04.

F5 | Atualizamos o Guia da Bundesliga 2019/2020: 1 motivo óbvio e mais 9 para não perder o retorno do Alemão na pandemia do novo coronavírus

Publicado em Esporte

Perto de completar 10 anos, o blog Drible de Corpo tem uma tradição iniciada nas edições impressas do Jornal de Brasília e depois do Correio Braziliense e invadiu a rede na era digital: a cada início de temporada, apresento as sete principais ligas nacionais da Europa. Foi assim também em 15 de agoto de 2019, quando publicamos o Guia da Bundesliga 2019/2020. O calendário original previa o término da competição justamente neste sábado, 16 de maio. Porém, em meio a um crise mundial, faltam nove rodadas para o fim e decidi dar uma F5, uma atualizada no material publicado nove meses atrás. O procedimento será o mesmo para as outras ligas que retornarem. Entre os 10 motivos listados naquela época para você não perder a competição, dois não estavam no script, óbvio: a pandemia do novo coronavírus, que paralisou a bola no mundo inteiro, e a realização de partidas sem público.

Para os alemães, isso é um castigo. O campeonato nacional ostenta a melhor média de público da Europa a cada temporada. Casa cheia sempre. O Borussia Dortmund costuma ser o campeão de bilheteria sempre. A ousada e corajosa retomada da competição autorizada pela chanceler Angela Merkel será vista a partir deste fim de semana por 211 países, baterá recordes de audiência e terá uma torcida mundial para que todos os protocolos de segurança sejam cumpridos e funcionem.

Ao dar a cara a tapa na batalha conta o inimigo invisível, a Alemanha assumiu o papel de cobaia para que as demais ligas do mundo — incluindo o Brasil — definam como a bola poderá voltar a rolar de uma forma jamais vista na história do esporte mais popular do mundo. Provavelmente sem abraço nas comemorações, distanciamento na hora de formar a barreira, sem aquela cupidas no gramado e tantos outros vícios dos boleiros.

Apesar de todos os protocolos, três continuam intocáveis: jogador pode continuar tocando a bola com os pés; goleiros com os pés e as mãos; e o objetivo do jogo continua sendo a maior diversão de quem estava em abstinência: o gol.

Por sinal, a Bundesliga tem a melhor média de bolas na rede entre as principais ligas da Europa. Esse é apenas um dos motivos para matar saudade dos gols da Alemanha!

Bundesliga

10 MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO PERDER A BUNDESLIGA

 

Fim do jejum

O Campeonato Alemão é o primeiro entre as grandes ligas nacionais da Europa a retomar a competição em meio à pandemia do novo coronavírus. Portanto, como disse o colega Andrei Kampff do blog Lei em Campo e comentarista da DAZN em um tweet publicado, ontem, “torça muito para dar certo o protocolo de segurança, todo o trabalho feito por lá. Que recomece e vá até o fim com segurança, porque se não der certo na Alemanha, não certo em lugar nenhum tão cedo”, escreveu. Assino em baixo!

 

Exclusividade

Goste você ou não do Campeonato Alemão, é o que temos para o momento entre as competições esportivas de elite no esporte. “Neste fim de semana, nós teremos a transmissão das nossas partidas para 211 países filiados à Fifa e muitos deles levarão ao ar todos os jogos, como a Inglaterra, por exemplo”, informa o porta-voz da Bundesliga.

 

Para poucos

O protocolo da Bundesliga admite no máximo 213 pessoas no estádio, incluindo jogadores, imprensa, segurança e pessoal de apoio. O número pode ser elevado no máximo a 300. As 98 pessoas autorizadas a se posicionar próximo ao gramado são: jogadores, fotógrafos, comissão técnica, árbitros — incluindo Árbitros de Vídeo — e quatro gandulas. Todo o estádio será desinfectado e está proibida a comercialização de qualquer tipo de comida ou bebida, inclusive a tradicional cerveja alemã. A imprensa também teve de se enquadrar. Jornais poderosos como o Bild, com venda de 900.000 exemplares por dia, terá direito a um repórter no estádio por jogo. Os jogadores só terão contato com as tevês. Apenas seis repórteres poderão fazer entrevistas. Um pool de fotógrafos da Bundesliga fará a distribuição de imagens dos jogos. Apenas 10 jornalistas de meios impressos ou de internet terão acesso à tribuna.

» As 98 pessoas com direito a acessar o campo

Jogadores: 22

Comissão técnica: 20

Reservas: 18

VAR e Sinal de TV: 15

Árbitros: 5

Gandulas: 4

Médicos: 4

Seguranças: 4

Limpeza: 3

Fotógrafos: 3

 

Novas regras

A Bundesliga aprovou a autorização temporária da Fifa para que os times façam até cinco substituições por jogo. Os times aprovaram, ainda, que se houver nova paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus, o líder será declarado automaticamente campeão alemão de 2019/2020. O Bayern Munique lidera com 55 pontos, quatro a mais do que o Borussia Dortmund e cinco à frente do Red Bull Leipzig. Está autorizada também a troca de estádio por razões sanitárias, ou seja, o clube poderá mandar jogo fora de sua casa habitual.

 

Olho neles

No Guia da Temporada, preparei uma lista com 10 nomes para você ficar atento nesta edição da Bundesliga: Tyler Adams (RB Leipzig), Julian Brandt (Borussia Dortmund), Maximilian Eggestein (Werder Bremen), Kai Havertz (Bayer Leverkusen), Lucas Hernandez (Bayern Munique). Maximilian Mittelstadt (Hertha Berlim), Alexander Nubel (Schalke 04), Marco Richter (Augusburg), Jerome Roussilon (Wolfsburg) e Djibril Sow (Eintracht Frankfurt).

 

Soberania

O líder Bayern Munique é o atual heptacampeão alemão. A dinastia só tem paralelo entre as cinco principais ligas da Europa com o que faz a Juventus — atual octacampeã do Italiano — e o que protagonizou o Lyon na Ligue 1, de 2002 a 2008. O curioso é que o Bayern colecionou as sete salvas de prata sob o comando de quatro técnicos diferentes: Jupp Heyckes (2013 e 2018), Pep Guardiola (2014, 2015 e 2016), Carlo Ancelotti (2017) e Niko Kovac (2019). O título deste ano pode chegar sob as ordens de Hans-Dieter Flick.

 

A mais ofensiva

Gol é o que não falta na Bundesliga. São 728 bolas na rede em 224 jogos até o momento. A média de 3,25 é a mais alta entre sete principais da Europa: Holandês (3,08)m Italiano (2,91), Inglês (2,72), Espanhol (2,54), Francês (2,52) e Português (2,42).

 

Artilharia

A caminho de se tornar o segundo maior artilheiro na história do Campeonato Alemão, o polonês Robert Lewandowski lidera a lista de goleadores na temporada com 25 gols, quatro a mais do que Timo Werner do Red Bull Leipzig (21). Lewandowki contabiliza 221 gols na Bundesliga. Klaus Fischer é o segundo no ranking histórico da liga com 268 gols. Gerd Müller lidera com 365. Por falar nisso, vale a torcida pelo Lewandowski. O cara pode ser artilheiro isolado do Campeonato Alemão pela sexta vez e se aproximar de Gerd Muller. O lendário centroavante germânico foi o goleador máximo sete vezes, quatro delas sozinho, em 1968/1969, 1969/1970, 1971/1972 e em 1972/1973. Nas outras três, teve companhia. Dividiu com Lothar Emerich em 1966/1967, com Jupp Heynckes em 1973/1974 e com Dieter Muller em 1977/1978.

 

Aprecie sem moderação

Artilheiro do Mundial Sub-20 do ano passado com 9 gols vestindo a camisa da Noruega e sensação desta temporada da Bundesliga, o centroavante Erling Braut Håland do Borussia Dortmund é sonho de consumo do presidente do Real Madrid, Florentino Pérez. Goleador do Campeonato Austríaco em 2018/2019, ele não briga pela artilharia da Bundesliga, mas fez o suficiente na fase de grupos da Champions League para ser uma jovem grife de 19 anos na vitrine do futebol mundial.

 

Pecado capital

Capital alemã, Berlim não tinha dois clubes na primeira divisão do Campeonato Alemão desde a temporada 1976/1977. Na época, o Hertha Berlim representou a cidade na elite ao lado do Tennis Borussia. Em 2010/2011, Hamburgo também contou com dois times na elite — o próprio Hamburgo e o St. Pauli. Munique e Stuttgart também já contaram com dois clubes na Série A.

 

 

CAMPEONATO ALEMÃO

Período: 16/8/2018 a 27/06/2020 (nova projeção de encerramento)

Clubes: 18

Jogadores: 550

Estrangeiros: 287 (52,2%)

Média de idade: 25,3 anos

Investimento em contratações: € 698,4 milhões

Quem mais gastou: Borussia Dortmund, € 127,5 milhões

Vagas na Liga dos Campeões: 4

Quem transmite: FOX Sports e ESPN

26ª rodada

Sábado (16/5)

10h30 – Borussia Dortmund x Schalke 04

10h30 – Red Bull Leipzig x Freiburg

10h30 – Heffenheim x Hertha Berlim

10h30 – Fortuna Dusseldorf x Paderborn

10h30 – Augsburg x Wolfsburg

13h30 – Eintracht Frankfurg x Borussia Monchengladbach

Domingo (17/5)

10h30 – Colônia x Mainz

13h – Unión Berlim x Bayern Munique

Segunda (18/5)

Werder Bremen x Bayer Leverkusen

 

COMO FOI NA TEMPORADA 2018/2019

Campeão: Bayern Munique

Vaga para Liga dos Campeões: Bayern Munique, Borussia Dortmund, RB Leipzig e Bayer Leverkusen

Vagas para Europa League: Borussia Monchengladbach, RB Leipzig e Bayer Leverkusen

Quem subiu: Colônia, Paderborn e Union Berlim

Quem desceu: Stuttgart, Hannover e Nuremberg 

Gols: 973 / Jogos: 306 / Média de gols: 3,18

Artilheiro: Lewandowski (Bayern de Munique), 22

Média de público: 43.441

Melhor média de público: Borussia Dortmund (80.841)

 

 

OS 18 CANDIDATOS AO TÍTULO

 

O Bayern de Munique busca o heptacampeonato alemão. Foto: Christof Stache/AFP
O Bayern de Munique busca o octacampeonato alemão. Foto: Christof Stache/AFP

 

 

AUGSBURG

FC Augsburg

Fundação: 1907

Título: não tem

Estádio: Augsburg Arena (30.660)

Time-base (4-2-3-1)

Luthe

Framberger, Gouweleeuw, Uduokhai e Max

Khedira e Baier

M. Richter, Löwen e Vargas

Niederlechner

Técnico: Heiko Herrlich

Brasileiro: Caiuby e Iago

 

BAYER LEVERKUSEN

Bayer 04 Leverkusen

Fundação: 1904

Título: não tem

Estádio: BayArena (30.210)

Time-base (4-3-3)

Hradecky

Lars Bender, Tah, Bender e Sinkgraven

Havertz, Aranguiz e Demirbay

Bellarabi, Volland e Diaby

Técnico: Peter Bosz (Holanda)

Brasileiros: Paulinho e Wendell

 

BAYERN DE MUNIQUE

FC Bayern München

Fundação: 1900

Títulos: 29

Estádio: Allianz Arena (75.000)

Time-base (4-2-3-1)

Neuer

Pavard, Boateng, Alaba e Davies

Kimmich e Thiago Alcântara

Gnabry, Thomas Müller e Coman

Lewandowski

Técnico:Hans-Dieter Flick

Brasileiro: não tem

 

BORUSSIA DORTMUND

Borussia Dortmund

Fundação: 1902

Títulos: 8

Estádio: Signal Iduna Park (81.329)

Time-base (4-1-4-1)

Bürki

Piszczek, Hummels e Akanji

Hakimi, Brandt, Delaney e Guerreiro

Sancho, Haaland e Thorgan Hazard

Técnico: Lucien Favre (Suíça)

Brasileiro: não tem

 

BORUSSIA MONCHENGLADBACH

VfL Borussia Mönchengladbach

Fundação: 1900

Títulos: 5

Estádio: Borussia Park (54.057)

Time-base (4-3-3)

Sommer

Lainer, Ginter, Elvedi e Bensebaini

Strobl e Neuhaus

Embolo

Herrmann, Plea e Thuram

Técnico: Marco Rose

Brasileiro: Raffael

 

COLÔNIA

1. FC Köln

Fundação: 1948

Título: 2

Estádio: Müngersdorfer Stadion (50.000)

Time-base (4-2-3-1)

T. Horn

Ehizibue, Bornauw, Leistner e Schmitz

Skhiri e Hector

Drexler, Uth e Kainz

Cordoba

Técnico: Marcus Gisdol

Brasileiro: não tem

 

EINTRACHT FRANKFURT

Eintracht Frankfurt

Fundação: 1899

Título: 1

Estádio: Commerzbank-Arena (51.500)

Time-base (4-1-2-2-1)

Trapp

Toure, Abraham, Hinteregger e Ndicka

Hasebe

Sow e Rode

Gacinovic e Kostic

Dost

Técnico: Adi Hütter (Áustria)

Brasileiro: não tem

 

FORTUNA DUSSELDORF

Fortuna Düsseldorf

Fundação: 1895

Título: 1

Estádio: Merkur Spiel-Arena (54.600)

Time-base (3-3-2-2)

Kastenmeier

Ayhan, Hoffmann e Suttner

M. Zimmermann, Morales e Thommy

V. Berisha e Stöger

Karaman, Hennings

Técnico: Achim Beierlorzer

Brasileiro: Uwe Röster

 

FREIBURG

SC Freiburg

Fundação: 1904

Título: não tem

Estádio: Schwarzwald-Stadion

Time-base (4-4-2)

Schwolow

Gulde, R. Koch e Heintz

Schmid, Haberer, Höfler e Günter

Sallai e Höler

Waldschmidt

Técnico: Christian Streich

Brasileiro: não tem

 

HERTHA BERLIM

Hertha BSC Berlin

Fundação: 1892

Títulos: 2

Estádio: Olímpico (74.475)

Time-base (4-3-3)

Jarstein

Klünter, Stark, Boyata e Mittelstädt

Skjelbred

Grujic e Maier

Matheus Cunha, Piatek e Dilrosun

Técnico: Bruno Labbadia

Brasileiro: não tem

 

HOFFENHEIM

TSG 1899 Hoffenheim

Fundação: 1962

Título: 1

Estádio: Parkstad Stadion (19.979)

Time-base (4-1-2-3)

Baumann

Kaderabek, Akpoguma, B. Hübner e Zuber

Grillitsch

Rudy e Geiger

Skov, Bebou e Baumgartner

Técnico: Alfred Schreuder (Holanda)

Brasileiro: Lucas Ribeiro

 

MAINZ

1. FSV Mainz 05

Fundação: 1905

Título: não tem

Estádio: Opel Arena (34.034)

Time-base (3-2-2-2-1)

F. Müller

St. Juste, Bruma e Niakhaté

R. Baku e Aaron

Barreiro e Latza

Öztunali e Quaison

Szalai

Técnico:Achim Beierlorzer

Brasileiro: não tem

 

PADERBORN

SC Paderborn 07

Fundação: 1907

Título: não tem

Estádio:Benteler-Arena (15.000)

Time-base (4-1-2-3)

Zingerle

Jans, Strohdiek, Schonlau e Collins

Gjasula

Ritter e Vasiliadis

Pröger, Antwi-Adjei e Srbeny

Técnico: Steffen Baumgart

Brasileiro: Cauly

 

RED BULL LEIPZIG

RB Leipzig

Fundação: 1965

Título: 1

Estádio: De Grolsch Veste (30.205)

Time-base (3-4-2-1)

Gulacsi

Klostermann, Konaté e Halstenberg

Mukiele, Sabitzer, Laimer e Angelino

Nkunku e Werner

Schick

Técnico: Julian Nagelsmann

Brasileiro: Matheus Cunha e Luan Cândido

 

SCHALKE 04

FC Schalke 04

Fundação: 1904

Títulos: 7

Estádio: Veltins-Arena (62.271)

Time-base (4-1-4-1)

Schubert

Kenny, Todibo, Nastasic e Oczipka

McKennie e S. Serdar

Caligiuri e Harit

Burgstaller e Raman

Técnico: David Wagner (EUA)

Brasileiro: não tem

 

UNION BERLIM

Resultado de imagem para Union Berlim

Fundação: 1907

Título: 1

Estádio:Stadion An der Alten Försterei (22.012)

Time-base (3-4-2-1)

Gikiewicz

F. Hübner, K. Schlotterbeck e Subotic

Trimmel, Andrich, Gentner e C. Lenz

Ingvartsen e Bülter

Andersson

Técnico: Urs Fischer (Suíça)

Brasileiro: não tem

 

WERDER BREMEN

SV Werder Bremen

Fundação: 1899

Títulos: 4

Estádio: Weserstadion (42.100)

Time-base (4-1-4-1)

Pavlenka

Gebre Selassie, Friedl, Moisander e Augustinsson

Sahin

Osako, Maximilian Eggenstein, Klaassen e Rashica

Fullkrug

Técnico: Florian Kohfeldt

Brasileiro: não tem

 

WOLFSBURG

VfL Wolfsburg

Fundação: 1945

Título: 1

Estádio: Volkswagen Arena (30.000)

Time-base (4-2-3-1)

Casteels

Mbabu, Knoche, Brooks e Roussillon

X. Schlager e Arnold

R. Steffen, Mehmedi e Brekalo

Ginczek

Técnico: Oliver Glasner (Áustria)

Brasileiro: William, Paulo Otávio e João Victor

 

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/