Linda, emocionante, marcante e merecida a recepção ao atacante Neymar na Vila Belmiro no retorno ao Santos do maior ídolo do clube depois de Pelé. Antes de tudo é preciso ter palavra.
O craque cumpriu a promessa. Regressa ao Brasil para defender o time do coração — o chamado clube formador. Há 14 anos, o Grêmio preparou a festa e Ronaldinho Gaúcho deu bolo. Preferiu assinar contrato com o Flamengo e foi recebido com pompa na Gávea.
A volta de Neymar ao Santos lembra a de Robinho em 2010. Vale o parêntese: à época, ele não havia cometido estupro, crime pelo qual foi condenado e está preso. Era uma das referências de Dunga na Seleção, mas não passava por um bom momento no futebol inglês com a camisa do Manchester City.
O técnico italiano Roberto Mancini não o considerava titular e o jogador precisava justificar a vaga cativa na formação ideal do Brasil para a Copa de 2010.
“Robinho precisa jogar regularmente e nós desejamos boa sorte para o período de seu empréstimo”, disse à época o técnico do City.
O craque tinha 26 anos e foi recebido cinco anos depois de ser vendido ao Real Madrid na temporada de 2004/2005.
Curiosamente, Robinho acertou a transferência em janeiro de 2010 e começou a treinar em fevereiro em uma luta contra o relógio. “Não tenho (lugar garantido na seleção). Claro que me preocupou. O Brasil tem vários jogadores. Só haverá um amistoso (da seleção), e acho que o Dunga deve chamar quem já vinha sendo convocado. Fico preocupado porque não estou jogando. Não passo por um bom momento. Fiquei três meses contundido. Demorei a retornar. Caiu o rendimento”, reconheceu.
Assim como Neymar, Robinho desembarcou em um helicóptero. Assinou contrato para receber salário de R$ 1 milhão, bem abaixo do valor recebido no Manchester City. A festa foi ao som de Charlie Brown Jr. em uma Vila Belmiro cheia o ovacionando.
Deu tempo de Robinho ajudar Neymar, Ganso, André e o técnico Dorival Júnior a ganhar o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, ir à Copa do Mundo de 2010 e retornar à Europa em agosto após seis meses de contrato.
Coincidentemente, o tempo de contrato de Neymar no retorno ao Alvinegro Praiano.
O contrato de Neymar vai até o meio do ano. Se não renovar o acordo, ele terá tempo de conquistar apenas o Campeonato Paulista. A Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro só terminarão no segundo semestre.
Robinho deixou o Santos no segundo semestre de 2010, voltou ao Manchester City e foi vendido ao Milan. Neymar pretende passar seis meses no Santos e retornar à Europa no meio do ano, antes da Cops do Mundo de 2026.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…
Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…
A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…
Há quatro anos, o técnico Abel Braga amargou uma das maiores frustrações na carreira de…
Um detalhe importante no sorteio dos grupos da Copa do Mundo é a atenção…