Linda, emocionante, marcante e merecida a recepção ao atacante Neymar na Vila Belmiro no retorno ao Santos do maior ídolo do clube depois de Pelé. Antes de tudo é preciso ter palavra.
O craque cumpriu a promessa. Regressa ao Brasil para defender o time do coração — o chamado clube formador. Há 14 anos, o Grêmio preparou a festa e Ronaldinho Gaúcho deu bolo. Preferiu assinar contrato com o Flamengo e foi recebido com pompa na Gávea.
A volta de Neymar ao Santos lembra a de Robinho em 2010. Vale o parêntese: à época, ele não havia cometido estupro, crime pelo qual foi condenado e está preso. Era uma das referências de Dunga na Seleção, mas não passava por um bom momento no futebol inglês com a camisa do Manchester City.
O técnico italiano Roberto Mancini não o considerava titular e o jogador precisava justificar a vaga cativa na formação ideal do Brasil para a Copa de 2010.
“Robinho precisa jogar regularmente e nós desejamos boa sorte para o período de seu empréstimo”, disse à época o técnico do City.
O craque tinha 26 anos e foi recebido cinco anos depois de ser vendido ao Real Madrid na temporada de 2004/2005.
Curiosamente, Robinho acertou a transferência em janeiro de 2010 e começou a treinar em fevereiro em uma luta contra o relógio. “Não tenho (lugar garantido na seleção). Claro que me preocupou. O Brasil tem vários jogadores. Só haverá um amistoso (da seleção), e acho que o Dunga deve chamar quem já vinha sendo convocado. Fico preocupado porque não estou jogando. Não passo por um bom momento. Fiquei três meses contundido. Demorei a retornar. Caiu o rendimento”, reconheceu.
Assim como Neymar, Robinho desembarcou em um helicóptero. Assinou contrato para receber salário de R$ 1 milhão, bem abaixo do valor recebido no Manchester City. A festa foi ao som de Charlie Brown Jr. em uma Vila Belmiro cheia o ovacionando.
Deu tempo de Robinho ajudar Neymar, Ganso, André e o técnico Dorival Júnior a ganhar o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, ir à Copa do Mundo de 2010 e retornar à Europa em agosto após seis meses de contrato.
Coincidentemente, o tempo de contrato de Neymar no retorno ao Alvinegro Praiano.
O contrato de Neymar vai até o meio do ano. Se não renovar o acordo, ele terá tempo de conquistar apenas o Campeonato Paulista. A Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro só terminarão no segundo semestre.
Robinho deixou o Santos no segundo semestre de 2010, voltou ao Manchester City e foi vendido ao Milan. Neymar pretende passar seis meses no Santos e retornar à Europa no meio do ano, antes da Cops do Mundo de 2026.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…