Arthur Elias era pedra cantada para a sucessão de Pia Sundhage. Foto: Thais Magalhães/CBF
Ao confirmar a escolha óbvia de Arthur Elias como sucessor de Pia Sundhage na Seleção Brasileira feminina, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) busca um técnico no Corinthians para assumir o elenco principal pela quinta vez em 25 anos. A decisão é acertada. Defendi o comandante da Brabas como favorito pelo menos duas vezes aqui no blog levando sempre em conta o quesito meritocracia.
O paulista de 42 anos acumula quatro títulos do Campeonato Brasileiro pelo Corinthians em 2018, 2020, 2021 e 2022. A final está encaminhada em 2023 depois da vitória contra o Santos na partida de ida das semifinais. Provavelmente decidirá o título contra Ferroviária ou São Paulo. O treinador é bicampeão da Libertadores. Pode ser tri neste ano.
O currículo ainda ostenta dois títulos do Campeonato Paulista, dois da Supercopa do Brasil e uma Copa Paulista. O sucesso não é recente. Em 2013, ele levou o Centro Olímpico ao título nacional. Na sequência, ganhou Copa do Brasil e Libertadores na parceria entre Audax e Corinthians.
Certo ou por linhas tortas, trabalhar no Corinthians é uma espécie de atalho para assumir a Seleção. Arthur Elias é o quinto técnico a seguir essa rota desde 1998. Naquele ano Vanderlei Luxemburgo comandava o time masculino e recebeu convite para assumir o Brasil. Topou e acumulou o Corinthians e a Seleção por seis meses até virar funcionário definitivo da CBF.
Em 2002, Carlos Alberto Parreira deixou o Timão para suceder Luiz Felipe Scolari na Seleção masculina. Ela havia levado o time ao título da Copa do Brasil e perdido a decisão do Campeonato Brasileiro para o Santos.
Em 2010, Ricardo Teixeira buscou Mano Menezes no Corinthians depois de receber o não de Muricy Ramalho — à época treinador do Fluminense. O treinador aceitou a missão e iniciou o projeto da CBF para a Copa do Mundo de 2014.
Seis anos depois, Marco Polo Del Nero mirou no Centro de Treinamento Joaquim Grava ao escolher o substituto de Dunga na Seleção Brasileira. O Brasil tinha sido eliminado pelo Peru na fase de grupos da Copa do Mundo Centenário. O cartola convenceu Tite a deixar o Corinthians e assumir a prancheta do Brasil.
Portanto, Arthur Elias é o quinto técnico técnico a assumir o Brasil empregado no Corinthians. Assim como Fernando Diniz, ele acumulará Corinthians e Seleção temporariamente. O profissional combinou com o Ednaldo Ferreira de deixar o clube depois do encerramento da Libertadores, de 5 a 21 de outubro, nas cidades de Bogotá e Cali, ambas na Colômbia.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…